terça-feira, 21 de dezembro de 2010

NOTÍCIAS DE COLMAR


Comemorando o 70° Aniversàrio do nascimento do Menino ZAPPA!


Informaçao nao é conhecimento,
Conhecimento nao é sabedoria,
Sabedoria nao é verdade,
Verdade nao é beleza,
Beleza nao é amor,
Amor nao é musica,
Musica é o melhor!!!

Frank Zappa

Sofri um enorme choque na minha vida quando em 1976, em pleno Festival de Saarbrucken (Alemanha) o seu guarda-costas me conduziu até à roulotte onde FRANK ZAPPA esperava tranquilamente pelo horàrio previsto para a sua actuaçao. Esse nosso encontro foi provocado pelo facto do guarda-costas se ter apercebido que eu falava português. Depois de lhe ter mostrado um exemplar da revista MUSICA & SOM (onde eu publicava os meus textos e fotos) pediu-me que esperasse ali uns momentos, enquanto iria mostrar a revista ao Mestre!
Fiquei perplexo e mesmo com um certo receio!FRANK ZAPPA dava raramente entrevistas e nunca aceitava tirar fotos ao lado de nenhum jornalista!!! Mais tarde viria a saber que a sua esposa nascera em Lisboa e fora para o Brasil aos 3 anos de idade!!O facto de ser Português provocou-lhe uma certa curiosidade!

Durante os 30 mn que me foram concedidos para essa entrevista, começou por me ridiculizar, utilizando um calao californiano sem qualquer possibilidade de traduçao!!!Quando achou que estava a gozar demais comigo , tornou-se entao amàvel, interrogando-me sobre a situaçao politica em Portugal.Como é obvio, também falàmos imenso de musica. Nao se esqueçam que este homem produziu mais de 350 albuns!!!A sua extensa obra cobre panoramas da musica clàssica, mas igualmente horizontes impregnados pelo Jazz, Fusao e multiplas aventuras mais ligadas à musica Rock. Foi considerado o "MOZART do Sec.XX"!!

E responsàvel pelo primeiro àlbum duplo de toda a historia do Rock: FREAK OUT. A ele também se deve a invençao do pedal wah-wah, que o Jorge Monteiro (dos COCKTAILS) tanto gostava de utilizar là nos bailes do Calhabé!!!

Influenciado na sua adolescência por VARESE e STRAVINSKI, era um autor, compositôr, guitarrista, realizador cinematogràfico, dotado duma cultura extraordinària. VACLAV HAVEL nomeou-o para Adido Cultural da Republica Checa.

Portanto, imaginem bem a efervescência que reinava nesta minha cabecinha, nessa bonita tarde de Setembro, ao conviver com a maioria dos "monstros" presentes nesse evento: BOB DYLAN, JOAN BAEZ, GENESIS, SCORPIONS, JOHN MCLAUGHLIN, TEN YEARS AFTER e FRANK ZAPPA. Momentos inesqueciveis!

FRANCISCO VICENTE ZAPPA nasceu a 21 de Dezembro de 1940 e faleceu a 4 de Dezembro de 1993, vitima dum cancro da prostata. Faria hoje 70 anos! Mesmo a metàfora da bomba atomica parece vazia para mim diante da perda do homem que foi, sem sombra de duvida, uma das maiores forças culturais do século passado.

Dediquei-lhe um trabalho fotogràfico em 2005, que foi exposto no Luxemburgo, Estrasburgo e em Colmar.
Aqui fica o prefàcio, amàvelmente escrito por DAMON WOOD, guitarrista principal de JAMES BROWN, com quem tive a oportunidade de conviver uma noite cà em casa, (ele e outros elementos da banda, nao esquecendo as três magnificas coristas), comendo uns queijinhos e choriços (delicadamente preparados pela Elisabeth) ao som dalguns temas do FRANK ZAPPA!

"While I was touring with JAMES BROWN - The Godfather of Soul - there were many people across the world that would make you feel like home was not just back in the US, but also out there on the road. Friends like José Oliveira, who would welcome you to their country to their town, even (in his case) into their home.
When I found out he was a photographer/journalist who met with, interviewed and became close friends with, over the years, one of my biggest musical heros, and possibly the last true American Composer, the Great FRANK ZAPPA. I was stunned, amazed and to say the least, very interested. He then showed me photos from the 70's of himself with Frank and told me stories of how ZAPPA didn't have much patience for European interviewers, or even him in the beginning, but how he grew to appreciate Jose's tenacity and hard work enough to grant him several opportunities for meetings over the years.
ZAPPA, of course, was a very tenacious, hard working and intelligent man himself! Takes one to befriend one I guess. Anyway, I always enjoyed the stories and the photos, so much so that I'd always hope for more every time we hit Europe. Thank you José for your hard work and wonderful persona.
PS - I need more ZAPPA stories!!!
Much love and respect.

Damon Wood ( Former guitarrist with JAMES BROWN 1999-2006)

NB- Caricatura: Ritchie



Enviado por Bobbyzé


marcadores: Colmar-Bobbyzé

7 comentários:

  1. Um Mestre. Um Génio.
    E muito interessante, saber estes detalhes dele que escapam aos reles mortais.

    ResponderEliminar
  2. Ainda aqui volto. De facto, o tempo não perdoa. É uma roda sinistra. Mais cedo ou mais tarde partimos. Foi o caso de Zappa, entre outros. Alguns, porém, vivem para além da morte. Foi oportuna esta postagem muito completa do BobbyZé, sobre o músico. Aliás tu, BobbyZé, convives ou conviveste com os maiores. Bem - hajas por este documento ...

    ResponderEliminar
  3. Sao 4 da tarde e juntamente com alguns amigos, vamos ao Mercado coberto de Colmar, festejar este digno acontecimento! Comendo umas fatias de Bolo Rei, bebendo um Crémant d'Alsace e ouvindo uma musiquinha de Mestre ZAPPA! O respeito é muito lindo!

    Os meus encontros com este GENIO influenciaram o rumo que dei à minha vida!

    Porque é que ninguém pensa em santificar os MUSICOS?
    E se fizéssemos uma petiçao nesse sentido ao VATICANO?

    Tenho medo que o Papa nos diga "SANTIFY YOURSELF"!!!!

    ResponderEliminar
  4. Aproveito, BobbyZé, para te desejar Festas Felizes junto da tua Beth e familia. Pois glorifica Zappa, junto dos teus amigos, ouvindo a sua música e comendo o bolo-rei. Como sabes, também tenho um músico lá em casa, pelo que ideia da santificação, me parece oportuna. Ponho dúvidas é nos coros. Existe um em Coimbra que se intitula de "matulões", que dificilmente conseguirá as Graças Papais ...
    BOAS FESTAS ...

    ResponderEliminar
  5. Frank Zappa também me marcou...
    O teu gosto enorme pela musica transmite-nos
    essa vivência musical que por aí estão a comemorar com toda a pujança!
    Bom Natal para vós!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Vamos a isso!Fazer a petição ao Vaticano, JÁ!
    Crémant d'Alsace ? Explica lá a este leigo que tipo de água pé é isso!

    ResponderEliminar