quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Belezas diferentes.

Fim do ciclo.


Rua durante uma pequena nevada.


Floresta em plena cidade.

Tombe la neige à Montréal.



O Inverno está à porta.


Bom e Feliz Natal.

25 comentários:

  1. Chico Torreira
    Os amigos que normalmente visitam este espaço, deste vez não se podem queixar da falta de neve ...eheheh

    ResponderEliminar
  2. Vi hoje de manhã no telejornal ( à hora a que a São Rosas costuma sair da cama...), que um repentino e intenso nevão tinha levado ao encerramento de uma auto estrada no Canadá.
    Eram imagens incriveis, onde quase não se conseguiam distinguir os carros bloqueados, praticamente totalmente submersos pela neve.

    ResponderEliminar
  3. Rui Felício

    Foram borrascas de neve na província de Ontário, aqui mesmo ao lado. Aconteceu numa faixa estreita, de 100 a 150kms entre Clearwater e London. Ficaram lá mais de 350 veículos incluíndo os camiãos, porque incialmente não poderam retirar as pessoas com helicópteros naquela altura por causa do vento e neve no ar, tendo sido levados em motas de neve para as casas mais próximas. Os que se negaram a abandonar os veículos, foram mais tarde retirados pelos helicóptero militares, que só são utilizados nestes casos em situações ultra extremas. Os sindicatos não permitem a ingerência militar nos meios civis. Á parte duas vezes no Quebec, é esta a primeira vez que vi tal consenço por estes lados do Canada.
    Há quatro ou cinco anos quando batemos o record de neve no Quebec, tivemos a mesma situação, só que o vento era tão forte que as motos de neve se viravam, ficando pelo caminho. Os polícias que abandonaram as motas e os próprios carros, foram fantásticos, fazendo o caminho a pé na auto-estrada com aquela neve toda, vento que fazia e frio, para falar com os automobilistas e dizerem-lhes como procederem.
    Tanto dessa vez como desta, não há mortes na estrada a lamentar.
    Nessas situações e outras próximas fica-se com a visão de que vemos autênticas dunas do deserto mas mais brancas. Terrível mas se mantivermos a calma e apreciarmos, é uma beleza extraordinária.
    Na povincia do Quebec aonde estou, no rio Saint-Laurent junto ao mar, é que se perderam a semana passada umas dezenas de casas, pois a maré alta de 5,7 metros com fortes ventos, entrou cem metros pela terra dentro.
    Por outro lado, aqui bem perto, contra tudo o que é de esperar, choveu fortemente nos dois últimos dias, o que desfez a neve nas montanhas e criou inundações monstras. Até ontem, tinham abandonado trezentas casas. Esta situação só costuma acontecer na primavera e nem em todas.
    Só que isto não é nenhuma fatalidade, é a vida.

    ResponderEliminar
  4. Nota: Acaba de ser assinado um decreto ministerial do Quebec, para ajuda às pessoas desta província que acima descrevi. Pensam muito no ser humano pois neste momento mesmo, estou a ver em directo evacuar pessoas das cheias. Ainda a tempestade não passou e já existe um decreto a reforçar as condições de ajuda já existentes. Outra forma de olhar pelos seus cidadãos.

    ResponderEliminar
  5. Chico
    Obrigado pelas notícias e circunstanciados comentários. Já agora dizer-te que tive uma ideia brilhante: VOU VENDER NEVE !!!
    Já estou a arrebanhar os caixotes todos da farmácia, para "exportar" o delicado produto com selo de garantia. Cada caixote de neve são 50 euros. O primeiro contemplado é o Felício, que anda sequioso de um nevão de fazer derretar as pedras da calçada ...

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Quito. És um amigo do peito. Lembraste-te de mim e a um preço irrisório.
    Manda lá a encomenda que depois eu pago-te com uma letra a perder de vista.

    ResponderEliminar
  7. Já agora, se ainda não encaixotaste a neve, escolhe-me da mais amarelada.
    Tal como prefiro o açucar mascavado ao açucar branco, também gosto da neve menos refinada.
    Faz menos mal...

    ResponderEliminar
  8. Quito

    Estou de acordo com o Rui Felício. É um preço muito baixo. Eu se fôsse a ti, com uma qualidde de neve dessas, metia os papeis para demarcar a área e já obterias um preço mais justo.

    ResponderEliminar
  9. Rui Felício

    Não é ao Quito de te enviar outro tipo de neve, pois isso aumenta imenso o preço. Não caias nessa. Se não a queres branca, metes-la no forno para lhe dar um pouco de côr.

    ResponderEliminar
  10. Boa ideia Chico! O Quito é um bocadinho explorador e certamente ia se aproveitar...

    ResponderEliminar
  11. O comentário do Rui, deprime-me !!!
    Ando eu com uma pá a tirar a neve mais virgem (?) do beiral dos telhados, para ouvir estes dislates !!!Que sou um explorador !!!
    Vale-me o Chico Torreira que "axa" que eu vendo barato ...
    Acabo de meter as estevas no forno para ele aquecer bem. Mas vai levar tempo. Tem calma Rui, brevemente receberás uma encomenda de neve de alto gabarito como diz o Tonito ...
    Agradeço é que me mandes os 5o euros trocados em notas de 5, que é para parecer mais dinheiro. Pelo menos fica a ilusão ...

    ResponderEliminar
  12. Os contrastes fazem parte da vida.
    Ora a natureza tão bela, ora tão traiçoeira!

    O Rui gosta da neve amarela, do açúcar amarelo. E do bacalhau, também preferes de cura amarela?

    ResponderEliminar
  13. Por acaso também, Celeste.
    E de sardinhas de barrica, de cor amarelo torrado...

    O Quito é bom rapaz mas às vezes finge que não lê o que escrevo. Eu disse que te pagaria com uma letra a perder de vista e agora vens me pedir o pagamento em notas de cinco?

    ResponderEliminar
  14. Pois é Chico de belo passou segundo dizes a dramático!
    Que o Estado ajude e pague o que promete...por aqui nem sempre ou quase sempre, prometem e depois talvez um dia se algué reclasmer talvez paguem!!!
    Ainda agora estava a ouvir a TV e estavam precisamente a dizer que as ajudas de umas inundações acontecidas há anos ainda não tinha sido pagas!

    ResponderEliminar
  15. Quito

    Pensei que as letras já não existissem, julgava que fôsse tudo dinheiro plástico. Tem muito cuidado porque se alguma coisa correr mal, tens que pagar ao teu advogado e o Rui Felício vai de borla. Pelo que estou a ver, não vendas a neve, vai-te sair mais caro que a dares. Um conselho de amigo: depois de a teres amarelado no forno, oferece-lha que pelo menos ainda ficas bem visto.

    ResponderEliminar
  16. Rafael

    Passou a dramático em locais bem delineados. Neste momento para mim, o problema é ter que ir tirando a neve da varanda.
    Mesmo assim as pessoas não estão contentes na medida em que passaram 48horas sem saberem o que lhes ia acontecer. No fundo, a verdade, é que quem sofre são eles e as horas não foram das melhores. Das trezentas casas abandonadas, algumas foram à vida.
    Quanto ao dinheiro, vão receber. Estou numa província que não podem ver o governo Federal e o Federal só não fala da mesma forma, porque é o governo de todos os canadianos. Assim o provincial tem todo o interesse em entregar em primeiro um cheque com a bandeira do Quebec e neste caso até um pouco mais forte que as ajudas previstas. É um bom marketing. Já viu o que era vir o federal entregar o seu cheque com a bandeira do Canada em primeiro? Era uma vergonha.
    Sobre a forma de actuar do nosso governo, baste ir ao wikileaks e ler a opinião do embaixador americano que não é nada de novo. Eles têm muitos defeitos e cada um na terra deles faz o que pode e até mesmo o que quer mas se o descobrem... ai, ai. A nossa mentalidade é outra.

    ResponderEliminar
  17. Umas boas FOTOS e uns comentários como deve sêr,
    imperdíveis.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  18. Quito, se ainda for a tempo, reserva-me um caixotinho e guarda-o até Agosto.
    Pago-te em escudos, dos bons, dos antigos, tenho uns caixotes guardados para o que der e vier.
    Homem prevenido...

    ResponderEliminar
  19. OKey Viana, eu reservo-te uma palete de gelo.
    Está cá um frio do camandro !!!

    ResponderEliminar
  20. Quito

    Frio, com um positivo a esta hora? Cá o velhote acaba de andar na rua com menos onze à flôr da pele, a fazer lindas fotografias às decorações noturnas. Saí de manhã com menos dezassete. Um concelho de amigo: três vezes por semana subir a serra a pé, de patins ou de bicicleta.

    ResponderEliminar
  21. Parece que estás na Sibéria,Chico!
    Ao que leio,é uma vida agradável.
    Talvez por causa da humidade,quando aqui chega(como agora) aos 2 graus já tremo de frio(na rua,é claro).
    Gosto de ler os teus textos.
    Bom Natal.

    ResponderEliminar
  22. Rui Lucas,

    Não deve ser a humidade. À 1.12da Manhã daqui, 6.12 daí, a humidade é muito equivalente: 81% em Cernache e 82 aqui. Montreal é uma ilha.
    Hoje andou-se bem na rua porque não havia práticamente vento. Habitualmente é vento de 20Kms com rajadas de 40 ou 60, que faz muito mal. O ideal quando se está na rua a baixas temperaturas, é mantermos os ombros o mais abertos possível e "deixá-los cair de forma descontraída", dá um resultadão. Como me lembrei agora disto, também deve ser bom para o Quito. É assim que andam os desportistas e nunca têm frio. Boas Festas.

    ResponderEliminar