quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

LIVRO JOSÉ AFONSO-TODAS AS CANÇÕES


Acabou de saír, ao fim de alguns anos de trabalho este livro em que eu próprio colaborei dando apoio ao João Lóio naquelas , mais de 40 músicas em que o acompanhamento e arranjos foram da minha exclusiva autoria.Trata-se duma edição da Assírio & Alvim, em que Guilhermino Monteiro, João Lóio, José Mário Branco e Octávio Fonseca, reuniram 159 canções do Zeca e transcreveram os poemas, acompanhados das partituras e das cifras, optando pela transcrição fidedigna dos registos fonográficos, tendo sido consultados muitos dos músicos que participaram nas gravações. É um trabalho rigoroso, respeitando integralmente os originais e que, sem dúvida, constitui um contributo fundamental para o conhecimento da obra de José Afonso. Sinto-me imensamente orgulhoso por ter contribuído para este trabalho e ter merecido um agradecimento no livro.
Rui Pato
Foto e texto de Rui Pato
marcadores:José Afonso

17 comentários:

  1. É de todo o merecimento que a obra agora editada tenho um agradecimento especial ao meu amigo em tão importante obra sobre o José Afonso!
    Hoje falar-se de José Afonso é inevitável que o nome de Rui Pato não apareça a ele ligado!
    Parabéns!
    Já agora perguntava onde se pode adquirir o livro.

    ResponderEliminar
  2. Já tinha tido conhecimento, há muito poucos dias, desta publicação.
    Calculava que o Rui Pato estivesse a ele associado porque, como bem disse o Rafael, falar da música do Zeca Afonso é inevitavelmente falar também do Rui Pato.
    O que não sabia, porque obviamente não li o livro, é que o mesmo contenha um agradecimento especial ao Rui Pato, o que, diga-se o será com inteira justiça.

    Soube também que o livro está pronto já há uns anos mas que a sua publicação terá sido adiada, o que não compreendo...

    ResponderEliminar
  3. Já saiu finalmente o livro tão esperado!
    É obra para que valerá a pena adquirir.

    ResponderEliminar
  4. Francamente não vou comprar este livro mas trata-se de uma pessoa cujas canções e voz sempre gostei de ouvir. Ainda hoje tenho várias comigo.
    Para o Rui Pato, um abraço.

    ResponderEliminar
  5. É um livro feito com pormenorizado cuidado, ao que me apercebo das palavras do Rui. Por isso, se espera que tenha êxito a divulgação da obra.
    Parabéns ao Rui, e aos outros promotores deste relevante documento ...

    ResponderEliminar
  6. Eu já vi este livro à venda na FNAC.

    Quanto ao Rui Pato ter "merecido um agradecimento no livro"... eu acho que é mais que merecido um agradecimento por cada acorde.

    ResponderEliminar
  7. Uma boa "prenda de Natal"...em vez dos made in China!
    Abraço ao Rui Pato.

    ResponderEliminar
  8. Amigos: coloquei aqui esta novidade, apenas para que se tomasse conhecimento de um trabalho que foi feito a sério, por grandes músicos e para o qual eu dei um modestíssimo contributo. Não é minha intenção fazer publicidade para a sua venda, até porque, na minha opinião, ele interessará fundamentalmente aos que sabem ler música. Muito obrigado aos amigos que me presentearam com bonitas palavras.

    ResponderEliminar
  9. Eu sei ler música... não sei é tocar :O)

    ResponderEliminar
  10. Era a obra que faltava para os estudiosos de Zeca Afonso.
    A referência efectuada ao Rui Pato é lógica e mais do que merecida.

    Abílio

    ResponderEliminar
  11. Rui Pato, orgulhoso da sua participação na obra e com todo o mérito!
    Arranjos e acompanhamentos musicais só para quem bem sabe.

    ResponderEliminar
  12. Mais um contributo de Rui Pato para um melhor conhecimento de Zeca.
    Mais um!
    Pela minha parte, obrigado.

    ResponderEliminar
  13. Sabes Rui a grande admiração que tenho por ti, e lógicamente saber na tua colaboração deste livro com tudo sobre as canções do Zeca ,é um previlégio.Gostava de o comprar para oferecer ao meu Tuno que cá tenho em casa.Vou investigar onde se compra,
    Abraços

    ResponderEliminar
  14. De vez em quando aparecem nas bancas livros relacionados com o Zeca Afonso! Alguns cheiram a oportunismo, o que me leva a pedir ao Rui Pato a sua opinião. Para este, já não será necessário perguntar...
    Sobre o agradecimento, claro que é bem merecido e já não é a primeira vez que isso acontece!
    Aquele abraço, Rui!

    ResponderEliminar
  15. Parabéns, caro Rui!

    E ainda mais parabéns ao nosso Zeca!

    Um grande abraço!
    Jorge Vicente

    ResponderEliminar
  16. Bom dia!

    Ainda é possivel consultar/ adquirir este livro de alguma forma?!

    Obra importantissima!

    Saudações

    Joao Abreu

    ResponderEliminar