sábado, 27 de julho de 2013

Este arco trabalhado é de que monumento de Coimbra?

Como não é nada fácil identificar este monumento vendo apenas uma parte do arco...


... mostro-vos a parte do pórtico de que esse arco é parte integrante:


Querem uma pista? Eu dou: mesmo à frente deste pórtico está uma grade... inclinada...
E especialmente para o Chico Torreira, no Google Maps só se vê mesmo de esguelha.

E aí está a solução, dada de imediato pelo Quito (enquanto o Rui Felício foi dar uma volta a Santa Clara a Velha): "igreja de S.Tiago, na baixa coimbrã, junto às escadas onde costuma actuar a famosa Tuna Meliches".
Não se deixou cair na esparrela de este pórtico ser o lateral... precisamente o que dá para as escadas de São Tiago... e aí, estão as grades da escadaria... inclinadas, que "eu não estou aqui para enganar ninguém (está quieto, macaquinho)":


E agora digam-me lá se estas escadas não estão mesmo a pedir para a Tuna Meliches ir lá tocar e cantar...

32 comentários:

  1. Arrisco igreja de S.Tiago, na baixa coimbrã, junto às escadas onde costuma actuar a famosa Tuna Meliches...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. C'um carais, Quito. "O tiro foi bem na testa".
      Estavas de caçadeira pronta por trás das giestas, tu...

      Eliminar
  2. Pelo estilo, e apenas pelo estilo arquitectónico, sem qualquer pesquisa e só seguindo o instinto, arrisco Santa Clara a Velha.
    Certamente com 90 por cento de probabilidades de ter errado...

    ResponderEliminar
  3. Hummm ..eu acho que desta vez te ganhei Rui, apesar do teu "olho de lince" em tudo o que se refere a recantos da nossa cidade ..
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que tens razão, Quito.
      Não me lembrei dessa que por acaso tem um estilo idêntico...

      Eliminar
    2. Estamos, porém, ambos em desvantagem porque, ao contrário do Dom Rafael e de outros "cuscos" que vivem em Coimbra, não podemos lá ir verificar in loco.

      Eliminar
  4. À primeira vista parece São Tiago...mas não é.
    Com grades quase todas têm.
    Sendo assim espero pelo Chico

    ResponderEliminar
  5. Estou com o Rafael. Nem tem tão poucas colunas.

    ResponderEliminar
  6. O Quito é que não se deixou cair na esparrela de este pórtico ser o lateral... precisamente o que dá para as escadas de São Tiago... e aí, estão as grades da escadaria... inclinadas.
    Vou pôr foto, que há malta muito desconfiadita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem visto!
      Bem esperta esta miúda...

      Eliminar
    2. Passo aqui centenas de vezes e nunca me apercebi desta porta lateral!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      ...mas o Quito quando estava a dizer que era a Igreja de São Tiago nem sequer estava a pensar nesta porta lateral!
      Confessa Quito!

      Eliminar
    3. Agora penso que via aí uma porta mas estou como o Rafael. Passei aí tantas vezes e nunca liguei. Nas próximas, espero que não fiquem mais à espera do Chico. Ele só conhecia as ruas da baixa e pelas pedras mas até essas foram mudadas. Bom espírito de observação, bem escolhida.

      Eliminar
    4. Para a próxima, Rafael, experimenta tocar bombo sem olhares só para as gajas que passam pelas escadas!

      Eliminar
    5. as "lateralidades passam-me ao "lado"!
      Isso era antigamente...quando usavam "saias"!!!!

      Eliminar
    6. Esqueces-te das alunas Erasmus do Antonino que por lá passam e suspiram... "olha... o meu professor..."

      Eliminar
    7. pois era(s)mus muitos a vê-las!!!Mas para as grades ninguém olhava!

      Eliminar
    8. E aquele corrimão a meio pode ser muito prático para quem passa mas estrategicamente é mau, pois as pessoas tendem a "fugir", com vergonha e/ou medo de serem "cravadas".

      Eliminar
  7. Palavrinha de honra que foi assim:

    Disse-me a São: É a igreja de S. Tiago, mas é a porta lateral. Acertou !!! BINGO !!!

    Bem, agora vou almoçar. Estes concursos e o ar do mar abrem-me o apetite !!! Só espero que o galo do campo não tenha fugido ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! se foi a São o caso muda de figura!
      Tu não tens olho para essas observadelas!
      Vais mais na cabidela de galo!

      Eliminar
  8. Já acabou a cabidela?Ou ainda andas à procura do galo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O galo era grande e parecia uma avestruz. Eram 15 de volta dele! Acabou tudo com um bagaço que parecia um tiro de artilharia direito ao estômago. Tenho que ir embora que esta tropa de Lagos é perigosa ...

      Eliminar
  9. Se precisares de um galo...hoje "captei" um num Catavento de uma igreja!!!

    ResponderEliminar
  10. E já agora "botem" lá um like!!!ok?

    ResponderEliminar
  11. Por mim foi o raio da grade próxima que dificultou o raciocínio das pessoas.
    Abaixo as grades,a mais.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  12. Esta igreja já teve outra igreja por cima!

    ResponderEliminar