segunda-feira, 29 de julho de 2013

PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE RUA DA SOFIA

Segundo entendo a rua da Sofia está incluída na classificação do Património da Humanidade devido aos - monumentos-  Colégio e Igreja Nossa Senhora da Graça, Colégio e Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Colégio e Igreja de São Pedro dos Terceiros, onde inicialmente esteve instalada a Universidade de Coimbra.
E ainda a Igreja de Santa Justa - nessa época também Rua da Sofia...Será assim?

Breves notas(net)
. A Rua da Sofia seguiu o modelo da universitária Rue de Sorbonne, em Paris, embora duplicando as suas dimensões de comprimento e largura (LOBO, 2006). O plano inicial idealizado por Frei Brás de Barros baseava-se na construção de um campus universitário em linha, em que os diferentes colégios se dispunham sequencialmente de um dos lados da rua (o lado NE.). Do outro lado seriam edificados habitação e comércio, que serviriam de apoio à universidade.
                                   ……………………………………….

O modelo conventual, fundado na arquitectura religiosa e no qual se inserem os colégios da Graça, do Carmo e de S. Pedro. O tipo palaciano, referente à arquitectura civil, do qual o Colégio do Espírito Santo terá sido o precursor. O Colégio de S. Tomás segue este exemplo, que viria a ser profusamente utilizado na Alta da cidade (exemplares destruídos no séc. 20 e substituídos pelas instalações universitárias actuais).
                        .........................................................................................

Daí nada ter a ver com a minha curiosidade sobre esta antiga Igreja de São Domingos


O antigo convento de  SÃO DOMINGOS ficava situado na zona da baixa junto ao rio.
Fundado por duas filhas do rei D. Sancho I, D. Branca e D. Teresa, o convento viria a tornar-se inabitável devido ao assoreamento do  Mondego.  Assim, em Março de 1506 era publicado um diploma pontifício que autorizava a mudança de localização da casa conventual dominicana. No entanto, os frades hesitaram em sair do velho edifício, fazendo-lhe algumas  reformas nas décadas seguintes. Em 1546 os dominicanos conimbricenses obtinham as licenças de D. João II e do capítulo geral da ordem para mudarem para o local onde iria ser construída a nova casa conventual, na rua da Sofia, em terrenos cedidos pelos frades de Santa Cruz, proprietários daquela via.
A IGREJA DE S. DOMINGOS: Inacabada,  hoje CENTRO COMERCIAL, pertencia ao convento de S. DOMINGOS (séc. XIII). A capela do Tesoureiro é obra de João Ruão. Foi transplantada para o MUSEU MACHADO CASTRO. Data- 1560.

PERGUNTA: Quem é o proprietário deste edifício (monumento?), ou seja o senhorio que recebe as rendas das várias lojas deste CENTRO COMERCIAL?
Textos net






Fotos EG

3 comentários:

  1. Depois da classificaçao da Baixa de Coimbra no Patrimonio da Humanidadade hà uma pergunta que se impoe!Serà que a Câmara e o Estado Português vao participar nas obras de melhoramento de algumas fachadas, nos prédios que estao quase a cair? Quando vejo o tempo que foi preciso para alcatroar 8kms de estrada, na subida até ao Talasnal, acredito que sejam precisos dois séculos para remodelar a Baixa de Coimbra!!!

    ResponderEliminar
  2. Não é a Baixa de Coimbra, mas apenas a Rua da Sofia!
    Mas , embora lentamente, há prédios em recuperação.
    Mas na zona da Baixa vai avançar a requalificação que estava prevista com o metro.Estão à espera das compartipações do QUREN...digo eu!
    Ao que dizem essa requalificação avança e lá ficará o espaço para o metro...dizem "eles"!
    Então o Talasnal já tem estrada nova até à Lousã?Hum, não me parece!!!!

    ResponderEliminar
  3. O proprietário ? Nem desconfio ...

    BobbyZé, quem te jurou que a estrada estava arranjada, se calhar mentiu-te. Isto é apenas um palpite ...

    ResponderEliminar