Ontem pus-me à estrada e lá fui até FREIBURG, para assistir a um concerto que se adivinhava fabuloso, pois o artista convidado pela jà célebre JAZZHAUS, é considerado pela imprensa musical especializada como um dos melhores guitarristas mundiais de Jazz fusao.
Trata-se do virtuoso AL DI MEOLA, bastante reputado pelo seu trabalho no seio do grupo RETURN TO FOREVER, a banda de CHICK COREA. Quem nao se lembra do famoso hit "Romantic Warrior"?Um "must" para qualquer apreciador deste estilo musical.
AL DI MEOLA nasceu hà 57 anos em JERSEY CITY no Estado de New Jersey mas reside actualmente na capital cosmopolita de NOVA YORQUE.
A sua tecnica elaborada permite-lhe abraçar toda uma extensa variedade de estilos musicais mas é particularmente conhecido pela sua tendencia para o universo do Jazz Fusao embora cedendo a influências latinas.
Teve a honra de ter obtido por 4 vezes a suprema distinçao de "BEST JAZZ GUITARIST" por parte dos leitores da conceituada revista americana GUITAR PLAYER MAGAZINE.
Ao longo da sua carreira participou em trabalhos com outros grandes nomes, cujos mais significativos sao JOHN MCLAUGHLIN, PACO DE LUCIA, JEAN LUC PONTY, STANLEY CLARKE. Colaboraçoes fantàsticas e jà misticas!
Nesta sua apresentaçao ao publico de FREIBURG, bastante apreciador de Jazz, AL DI MEOLA trouxe consigo o guitarrista italiano PEO ALFONSI. Esta nova formula de actuaçao em duo, assenta perfeitamente na sua vontade de actuar em ambientes com forte impacto de intimidade. Para quem està habituado a tocar frente a audiências de 5 000 pessoas e muitas vezes até muito mais, o facto de partilhar com as 500 almas presentes, perfeitamente conhecedoras da sua obra e àvidas de ouvir o seu ultimo trabalho, contido no fabuloso CD "Pursuit of Radical Rhapsody", numa bela sala subterrânea (muito no estilo da Caverna de Liverpool)como esta da JAZZHAUS, é um grande privilégio para qualquer artista.
Vamos à historia da noite!
Quando cheguei por volta das 19h à Jazzhaus, fui recebido com bastante alegria pelo seu Director, MICHAEL MUSIOL, pois hà muito que jà nao nos viamos! Somos amigos de longa data, pois ele é também o manager da minha amiga americana LISA DOBY. A JAZZHAUS possui igualmente um estudio de gravaçao e dessa forma, ocupa-se da promoçao de vàrios artistas.
Michael informa-me desde logo que AL DI MEOLA recusa qualquer fotografo e três alemaes foram obrigados a arrumarem o material!OK!Disse-lhe que nao havia qualquer problema acerca disso mas pedi-lhe se podia falar com o manager. Michael acedeu e levou-me até ao dito homem, encarregado de canalizar todas as proibiçoes!
Apresentei-me como vindo expressamente de Portugal (isso é infalivel) e mostrei-lhe os meus livros de fotos, onde estou ao lado dos ZAPPA, COLLINS, GALLAGHER, PINK FLOYD e tantos outros. Quer dizer, contei-lhe a "historia do vigàrio"!!!!
O homenzinho, claro, quando viu o ZAPPA ficou louco!De exclamaçao em exclamaçao, começou logo por me afirmar que ia mostrar tudo isto ao Mestre MEOLA e que, concerteza iria gostar.
Depois de alguns momentos, caiu a boa noticia. Iria ser o UNICO fotografo a ter autorizaçao para fotografar o show e estava convidado para jantar com eles, no final do concerto!!!WHAT A BIG SURPRISE!!! Menu: pasta italiana!!
Claro, restava-me vestir a minha fatiota de Embaixador e oferecer-lhes a bebida mais apreciada em PORTUGAL e jà noutros paises: LICOR BEIRAO ! Là tive que dar as minhas tradicionais explicaçoes acerca da maneira como se confecciona um CAIPIRAO!!! Sucesso garantido!
Grande Bobbyzé!
ResponderEliminarSempre em cima do acontecimento!
Grande embaixador do Licor Beirão e...do Caipirão!
Grande Bobbyzé! Ainda hoje não me canso de ouvir John McLaughlin, Paco de Lucia e Al Di Meola juntos ao vivo no álbum «Friday Night In San Francisco».
ResponderEliminarE eu acho que já merecias que o Licor Beirão fizesse uma garrafa especial: Licor« Bobbyzerão».
Pois só tu para me fazeres roer de inveja. Admiro muito o Al di Meola e seus companheiros do "Return to Forever"; alguns (quase todos) os seus discos de vinil tocam no meu Thorens 165. Só tenho pena que ele não venha a Portugal para o ir ouvir ao vivo; já agora podias tratar disso :), basta que lhe mostres os teus álbuns fotográficos.
ResponderEliminarUm abraço do Manel da Lekas
Sorte a tua! O centro da Europa é outra coisa! Também me apaixonei por esse fabuloso trio
ResponderEliminarJohn McLaughlin, Paco de Lucia e Al Di Meola .
Al di Meola e Paco de Lucia, que já ouvi tocar ao vivo, são intérpretes do instrumento que mais gosto. O BobbyZé está sempre em cima do acontecimento...
ResponderEliminarRui Pato!Este era certamente um concerto que irias adorar pois AL DI MEOLA é realmente um dos expoentes màximos da guitarra acustica!
ResponderEliminarE um individuo,como deves imaginar, extremamente culto e bastante simpàtico.Muito acessivel, pois veio autografar os CD's compravam e que se venderam como paezinhos saidos do forno!aconselho-te a ouvir e compra o ultimo trabalho dele, onde associa Jazz Fusao ao Tango e Flamengo!Chama-se "Pursuit of Radical Raphsody"!
Sei que sou um homem privilegiado no contacto com estes grandes nomes e, nem imaginas como tudo isto me faz bem ao moral, que tem andado muito por baixo!!
uma pequena correcçao!
ResponderEliminar"veio autografar os CD's que os alemaes compravam...
Extraordinário, Bobbyzé!...
ResponderEliminarSe eu não tivesse visto os teus álbuns, até me custava a acreditar, mas conhecendo a tua lata para estas coisas e tendo visto o trabalho fotográfico e os valiosos autógrafos que tens, isto até parece coisa simples para ti!!!...
Vou ver se compro o "Pursuit of Radical Rhapsody". Pelo que ouvi na pesquisa que fiz no YouTube, deve ser muito bom mesmo!...