terça-feira, 26 de abril de 2011

2ª FEIRA DE PÁSCOA NA ALDEIA DE GÂNDARA DE ANÇÃ.PROCISSÃO

Na 2ª feira de Páscoa é tradição a visita Pascal que se realiza de manhã, na Gândara de Ançã.
De tarde há procissão com 4 andores e muitos fiéis a acompanhar, dois grupos de gaiteiros e uma banda filarmónica.
O CASAL Fernanda e João Melo com dois netos e os outros avós dos netos....










Este vídeo mostra a recepção aos grupos de Gaiteiros que acompanharam a procissão juntamente com mordomos da festa e mais alguns habitantes da aldeia, na CASA DA EIRA da familia João Melo

7 comentários:

  1. Ao menos fiquei a conhecer a Família. Só por isso valeu a pena.
    Quanto ao resto com as nossas casinhas, os nossos hábitos, a nossa forma de ser, enfim... gostei.

    ResponderEliminar
  2. Rafael
    Este ano tivemos a Visita Pascal que há mais de 20 anos não se fazia aqui nas freguesias da paróquia de Aveiro.
    Uma tradição que recordo com saudade do meu tempo de menina aí no nosso bairro.Quase sempre era no Domingo de Pascoela.
    Lembram-se?

    ResponderEliminar
  3. Também eu me recordo das Visitas Pascais quer no nosso Bairro, no Domingo de Pascoela, quer em Verride, terra de meu Pai, mas no dia de Páscoa, penso que aqui ainda perdura esse ritual.

    ResponderEliminar
  4. O meu saudoso Pai nasceu em Ançä!Portanto isto toca-me!E bom conservar as tradiçoes e expôr que o RESPEITO continua ainda bem presente nas nossas aldeias!!Gostei imenso de ver estas belas imagens!
    Reparei que os Gaiteiros sao da PENA, onde tinha um amigo, que era o filho do DR.TRAJANO. Alguém me pode informar acerca desse amigo? Nos anos 66,67 tinha um MORRIS COOPER S. Era magrinho!Seria formidavel entrar em contacto com ele!

    ResponderEliminar
  5. A tradição no seu melhor.
    Boas fotos.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  6. Bobbyzé o filho do Dr Trajano será o mesmo que andou comigo na tropa?
    Era magrinho sim senhor!
    Só o conhecíamos por Trajano!
    Quanto à visita Pascal na Gândara nunca foi interrompida!
    A Casa da Eira é dos sogros da minha filha e todos os anos lá vamos à festa e claro depois da procissão ao leitão e não só!

    Já pensei em ir ao Padre João da Igreja de São José e...oferecer-me para fazer a visita Pascal aqui no Bairro!
    Bastam três pessoas: eu para benzer a casa, outra para dar a beijar a Cruz e outra para tocar a sineta e recolher o envelope!
    AH, e só íamos às casa que tivessem "rosmaninho e alecrim" á entrada da porta!
    Não acham bem...pronto não me ofereço!

    ResponderEliminar
  7. Isso não é o que fazemos nas "Janteiras",Rafa? Tu levas o bombo;a Triguida o envelope; quem nos recebe em casa...a cruz; e os restantes levam a...sede (que a fome mata-se à castanhada na casa do Biana, já que o Quito só nos dá com o rosmaninho d'atum) :))

    ResponderEliminar