sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Nevão em Coimbra

11 de Fevereiro de 1983

Bairro Norton de Matos visto do Penedo da Saudade.


Baixa Coimbrã




Mercado

Calhabé

14 comentários:

  1. Dia inesquecível! O Vale das Flores...com um belo manto branco! Aulas??? Bem! Fizemos um longo intervalo!

    ResponderEliminar
  2. José Leitão

    Um intervalo que valeu a pena. Coimbra estava ainda mais linda. Agora ando farto da neve mas quando cai, é sempre uma maravilha.

    ResponderEliminar
  3. Não estáva em Coimbra na altura.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  4. Tonito

    Foi pena porque foi um dia lindo. Foi um dia diferente pois penso que nunca mais nevou como nesse dia.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Foi um dia de emoções novas! Fantástico.

    ResponderEliminar
  6. Chico
    Recordo-me bem disto. Lembro-me de, na "Portagem",a CASA HILDA (será que ainda te recordas desta casa de fotografia ?) ter feito uma magnifica reportagem, com belas fotos de neve, nos mais variados locais da cidae ..

    ResponderEliminar
  7. Olinda

    É verdade. Pela primeira vez vi um autocarro dos SMC a derrapar no metal das junções do pontão que vai para o bairro, até bater na proteção. Só os bombeiros foram capazes de o tirar de tal situação. Já no dia anterior, na serra da Lousã quando ia a caminho do posto de televisão, tive que andar a picar o chão para encontrar um local seguro aonde pudesse voltar para trás.

    ResponderEliminar
  8. Quito

    Lembro-me do nome da Casa Hilda agora que o escreveste, assim de ter visto fotografias na cidade mas aonde...? já passou. Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Chico
    A Casa Hilda, na Portagem, costumava ter cá fora num "placard",fotos sempre muito intessantes. Até daquela Coimbra de antanho, aquela Coimbra romântica, da Fonte dos Amores e das charretes com cavalos. Um dos seus fotógrafos, que trabalhava para a casa era o célebre "Formidàvel", uma referência de Coimbra. "Imortalizou-se" ao lado do Eusébio a chorar quando perdemos aqual farsa de jogo em 66, no Campeonato do Mundo, todo feito para eles ganharem, porque eram os anfitiões. Por isso,o "Formidavel", aquando do nevão calcorreou Coimbra, tirando muitas fotos nos mais variados locais da cidade, como por exemplo: Parque Manual Braga, Praça da República, Jardim da Sereia, panorâmica vista do Convento de Santa Clara etc...
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Quito

    Lembro-me da Casa Hilda, do placard e do "Formidável", pessoa que marcou o nosso tempo mas não sabia que estavam ligados profissionalmente. Amava tanto a cidade como a AAC mas era louco pela fotografia. Também me lembro de eu andar com o rádio agarrado na mão nesse dia, para seguir esse jogo da nossa AAC. Era civil e vivia no mato que me maravilhou e enfeitiçou, como se costuma dizer. Fiquei muito triste, mesmo no dia seguinte andava em baixo. Hoje, já vivo a AAC de outra maneira pois os tempos e a idade também são outros, se bem que ande sempre informado. Há ligações na vida que vão connosco. Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Quito

    No meu comentário acima estava a pensar no Formidável assim como na nossa AAC e então derrapei por aí. O jogo da palhaçada a que te referes em cima, estava de facto no mato civil como dizia. O resultado foi uma decepção mas o jogo em que sofri mais foi contra a Coreia do Norte. O resto baralhei tudo. Aconteceu mas nem penso nisso. Vamos a ver o Naval/AAC. Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Recordo-me bem, como todos que o vivemos, deste grande nevão em Coimbra.
    A minha filha, com os seus doze anitos, foi a primeira a aperceber-se do fenómeno e a dar o alerta. "Venham ver, nunca vi uma coisa assim".
    Nem eu!
    Belo, belíssimo o Bairro todo pintado de branco.
    E o Vale das Flores, na altura sem "Continentes" e demais inimigos da natureza, deslumbrante!

    Quito, se me lembro da "Hilda"!
    Trabalhei quase paredes meias, durante cerca de vinte anos, com "a Hilda", a "Novais", a "Briosa", a "Bertrand".
    Dizes bem, o Fernando Formidável fazia muitos trabalhos para a "Hilda" mas não esqueças um outro grande fotógrafo de seu nome Varela Pé-Curto que era funcionário da "Hilda" e viria a ser seu sócio-gerente.
    Também ele deixou para Coimbra um espólio tão formidável como o do Formidável...
    Enfim, duas boas pessoas, dois bons fotógrafos, dois bons amigos.
    Um abraço para ti, por me puxares pela memória.

    ResponderEliminar
  13. Carlos Viana

    No meu caso, quem deu o alerta logo de manhã foi a minha tia Cecília a bater-me à porta do quarto, pois a minha Mãe já estava doente e eu tinha ido para o bairro com a família. A minha filha também foi a primeira vez que viu a neve. Aproveitamos a hora do almoço e fomos com ela até o Penedo da Saudade para que brincasse com essa novidade. Mostro isso no meu blogue. Foi um dia diferente.

    ResponderEliminar