segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O BACALHAU DO RAFAEL (do outro), EM BUSTOS.

Bem programadinha, a chegada foi a horas,

A menina Olinda já anda!...
recebidos ao som do didgeridoo, vindo directamente da Austrália.

Muita alegria, muitos abraços e beijinhos, como se não nos víssemos desde há oito dias...


Eu não largo a mala!... Tenho cá os maços de tabaco!

Ó Alfredo afinal não trouxeste a carteira!!!...

Bem, vamos lá mas é a encher os copinhos!...

Tira-me aqui uma com o papá!...
Ai a sopa!...
Se a São Rosas aqui estivesse é que ia gostar desta sopinha!...
"Como a da minha mãe!" Como a da D. Fernanda, esta, a senhora da casa.
"Comam à vontade que o resto não presta para nada!"
Ah, mas prestava!
O bacalhau, bem mergulhado no azeite a ferver, com a batatinha assada a acompanhá-lo.

Tenho que disfarçar o bacalhau no meio das batatas e tirar-lhe as espinhas, para o meu Tó conseguir comer!...
ATENÇÃO: A Talinha está-me a arranjar o prato!...

E os grelos, que vieram depois.
O leite creme, bem português, queimadinho na altura, foi a sobremesa principal.

Quem não gostasse que pedisse outra coisa.

Ó pá, o gajo tinha uma coisa que não era maior do que isto!!!...
Olha que bem que nós estamos!
Trouxe o projecto mas ninguém quer ver!
Ó Chico, afinal onde é o meu quarto?
Tira aqui uma com a minha minhota!

Ó Celeste fala-me baixinho para o Quito não ouvir!

Aiiii!!!...
Atenção: O Presidente da Câmara, mandou dizer que nos oferece um almoço!...
Falou o representante da etnia. Atrás, o seu segurança sempre atento!
O que é que ele disse?
Isto dava uma boa caricatura!
Depois foi a festa, feita por todos acompanhando o Carlos Carvalho, Paulo Moura eo Alfredo Moreirinhas. E o Tó Ferrão, claro, com os "clássicos"
Perom pom pero!...
Estava a Dilaila sentada de perna traçada!!!
Uma canção brasileira cai sempre bem!
É pá, decidam-se lá com o tom que eu não posso esperar toda a vida!
Kaaaaliiiiiinka...
ADEUS!!!

A foto de grupo!
Cá vamos nós!...
E a despedida.


Que venha o próximo!...

26 comentários:

  1. Afinal ainda não me fui deitar. O repasto foi fantástico. O nosso agradecimento à Daisy e Alfredo. A sopa, é um petisco de alto gabarito.
    Grande reportagem Alfredo/Daisy, que foi de rir até às lágrimas. Era escusada a fotografia do Dom Rafael a óscular-me. O Rafa é um beijoqueiro.
    Para todos um grande abraço, neste excelente dia de amizade e salutar confraternização. O restaurante é muito bom, apesar de no fim ter de se pagar a conta. De borla era melhor, mas nada é perfeito ...

    ResponderEliminar
  2. Tenho pena de não ter ido,mas fica para a próxima...
    Já me fartei de rir e de chorar.
    Desculpem-me destacar algumas chapas!
    Nesta altura de guerra no médio-oriente,acho que é preciso muita coragem para a Olinda aparecer com uma metralhadora em cada braço.
    Nas ternuras,o Tonito e a Teresinha deixaram-me desfeito.
    Mas para a brincadeira,ainda aparece uma disputa incompreensível:o Rafael,o Jó e o Viana,utilizando um daqueles plásticos sonotone,vão soprar no balão!
    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  3. Que documento maravilhoso!!!...
    Ele fala por si...excelente tarde desde o repasto " às variedades".Gostei,gostei.

    ResponderEliminar
  4. Melhor é impossivel!
    O laboratório "Azurva" no seu esplendor!
    Muita alegria, muita amizade, boa "sopinha" à moda dos anos trinta", bacalhau á Rafael, claro de quem tem o Rafael no principio do nome!
    O que tem o Rafael no fim do nome...sabe comer e apreciar...
    Sendo assim, parabéns ao Alfredo e à Daisy!
    E beijos e abraços a todos os participantes!

    ResponderEliminar
  5. A reportagem da Daisy diz tudo. Da Daisy, digo bem, porque o Moreirinhas agora virou em fadista e não quer saber de mais nada.
    Gostei de ver:
    - A Olinda a dançar a Kalinka.
    - O Tó, armado em Ferrão, à procura do tom.
    - A Lekas ( do Gil ) a mostrar aos murcões como se canta.
    - O brilhante discurso do Jó Carvalho e a minha brilhante tradução em linguagem gestual.
    - Por falar em Carvalho, o ar ternurento com que o Carvalho-maior acolhe no seu ombro o amigo do peito da São Rosas. Aiiii...
    - O convite da Belinha que nos transmite o convite da Srª.vereadora que, em nome do Sr. presidente, ou melhor dizendo, o convite do Sr.presidente que, através da Srª.veradora, nos convida para almoçar. Viva! Lá estaremos. Para mamar almoços não há murcões como nós...

    Olhando para a fotografia do grupo, interrogo-me onde estará o Zé Leitão.
    Será que anda armado em Jotta Paparazzi, atrás dos patos bravos?

    E por falar em paparazzi, já viram o ar feliz do Tonito? Pudera!

    Foi um dia porreiro, porreiro, pá.

    Abraço para todos ( M/F)

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado pela maravilhosa tarde que nos fizeram passar.Ainda no carro de regresso a Braga ainda nos riamos com todos os promenores .Agradecer á Daisy toda a compilação das fotos e os comentários magnificos nelas contidas.
    Por favor Almoço á borla em Oliveire do Hospital ninguem resiste,as pilhas do Megafone mesmo assim ........ainda dão para a LAMPREIA.
    Abraços
    Ana e Carlos

    ResponderEliminar
  7. Grande Reportagem!
    Grande dia!
    Fique um apontamento: se não fosse o Paulo Moura (que declamou uma poesia do Guerra Junqueiro) não haveria uma deixa para a entrada triunfante do coro das matulonas, fosca-se!

    ResponderEliminar
  8. Meus Amigos! A Daisy só gastou 18 rolos de 36 fotos cada rolo!... Tem mais uma data delas que merecem ser vistas, mas possivelmente serão enviadas aos próprios. Ainda não sei o que lhes irei fazer, porque quem manda nisto sou eu!
    A poesia do Guerra Junqueiro, também me saiu uma grande porra!!!...
    A partir de agora, as violas vão ter que ser afinadas 2 tons abaixo...
    Um abraço a todos e um beijo a todas, e que Deus trate do vosso corpo, que o juizo já não tem cura possível.

    ResponderEliminar
  9. Mais um Dia de referência e memória futura.
    Foi memorável.
    Um Abraço.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  10. Só falta uma foto do coro das MATULONAS!
    Ou então uma 2ª edição de fotos onde o se dê relevo à primeira apresentação do CORO!
    Só lhes faltou um barrete...ou touca!

    ResponderEliminar
  11. Uma das vantagens de andar pelo mundo do erotismo é conhecer facetas escondidas de personalidades de que ouvimos falar desde os bancos de escola.
    O Guerra Junqueiro, por exemplo, saiu-me uma rica peça...

    ResponderEliminar
  12. Excelente jornada! Excelente sopa! Excelente bacalhau! Delicioso leite creme!
    Extraordinário GRUPO!!! As vozes...as violas... e as musicas/letras de chorar...a rir!!!!
    Para a Daisy e para o Alfredo um FRA pela bela recepção. Aliás só podia ser assim!
    Mas nem gaivotas...nem patos reais...mas no regresso uma bela paisagem...as cegonhas nos postes de elecricidade! Diria que várias dezenas! Outro por motivo para mais umas fotos!!!
    Parabéns a todos!
    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Bons cromos com a respectiva mensagem: a alegria. Bom apetite para o próximo.

    ResponderEliminar
  14. Que pena eu tive de não ir!!!!!
    Mas se Deus quiser, já vão levar comigo na lampreia
    e no almoço em Oliveira do Hospital, logo aí, onde tenho tantas recordações de infância e adolescência e ainda alguns amigos...que ficaram de outros tempos!
    Me aguardem!!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito de ver o Tonito ao lado da sua bela filha e com um Branco Reserva Vitalis à sua frente.

    ResponderEliminar
  16. Vocês nem imaginam o prazer que tive ao apreciar esta extraordinària reportagem ao som do ultimo album do PHIL COLLINS "Going Back"! Uma colectânea de velhas cançoes do periodo MOTOWN!
    To Ferrao, um album excelente para pôres o teu velho reportorio em dia!

    Fiquei imensamente contente de ver a nossa OLINDA jà em plena forma!!

    Que belissima camaradagem!Orgulho-me de pertencer a esta Familia!

    Um abraço e bjinhos para todos!

    ResponderEliminar
  17. E, logo pela manhã, partiram os peregrinos.
    O motorista lá seguiu pelo caminho da peregrinação, contornando as rotundas e ouvindo as rezas!
    O pastor-mor, acolitado pela sua papisa, receberam-nos, concentrados na responsabilidade que era dirigir o rebanho faminto...

    Comeram uma sopinha, levezinha,uns rabitos de bacalhau assado, terminando com papinhas de leite.

    Ensaiaram os cânticos, os coros e acabaram a cantar o Avé!

    Registaram as imagens para garantir aos filhos que se portaram muito bem!
    Por fim foi o adeus aos guias do grupo.

    O Alfredo e a Daisy sempre atentos, não fosse algum peregrino partir uma perna...

    Amigos, apesar da magnífica reportagem, só quem vive estas experiências de camaradagem pode sentir o prazer enorme destes momentos na passagem das nossas vidas!

    O Carlos e a Ana bem nos dizem que foram até Braga acompanhados de lembranças...

    ResponderEliminar
  18. Óh BobbyZé, tu orgulhas-te de pertencer a esta familia,porque não viste os tipos todos com a cabeça dentro da terrina da sopa, sem propósitos nenhuns, pá!!!. Olha,para a próxima vão levar uma prancha, e atiram -se para dentro da caldeirão como o Obelix ...

    ResponderEliminar
  19. Foi pena não haver registo do Coro das Matulonas, mas como a Daisy fazia parte das matulonas, não podia fotografar e cantar ao mesmo tempo!
    Mas talvez alguém tenha registado o momento!

    ResponderEliminar
  20. Pois Amigos, companheiros de desvarios e loucuras, depois de tudo que foi dito o que dizer mais dum dia tão bem passado?
    A sopa já velhinha (dos anos trinta), o bacalhau sem cabeças nem rabos, o leite creme...enfim tudo cinco estrelas.
    As cantorias com três violeiros em que nem as "nossas" meninas se esqueceram de que tinham voz.
    Grande dia. Venham mais.
    Abílio

    ResponderEliminar
  21. Ninguem se chega á frente com umas fotos do CORO DAS MATULONAS!!!!!!!!!
    Esqueci-me de levar a máquineta...deu nisto!
    Machões!

    ResponderEliminar
  22. Mas há registo do Coro das Matulonas!
    O Jotta Elle tem fotos delas, que eu já vi.
    Jotta Elle, o que esperas para as publicares aqui?
    (aposto que estás a fazer uma apresentação de slides, para dar de prenda às Matulonas)

    ResponderEliminar
  23. Parafraseando a Olinda "Fosca-se", não houve um "convencido"que disparasse um clique?!
    Para a próxima já estaremos mais ensaiadas e então aguardamos uma gentileza...

    ResponderEliminar
  24. Fosca-se! Eram para ir para o You Tube...mas 220 MB de vídeo...nem o Fado do Alfredo entrou!!!?
    Mas já coloquei um "slideshow" do Coro das Matulonas e desta bela Jornada de Luta. (sic Cota 13, digo Tonito)...

    ResponderEliminar
  25. Celeste, já podes meter a viola no saco pois houve um "convencido" que filmou e já postou.

    ------------------------------------------------

    À DAISY
    Há pouco, noutro comentário, por lapso não fiz referência ao excelente trabalho com esta postagem. Tu e o Alfredo são o máximo.
    Beijinho

    Abílio

    ResponderEliminar
  26. Depois de tudo que vi e li, só me resta pensar no belíssimo dia que perdi, e não me refiro ao repasto, mas à vossa companhia e brincadeira que são inigualáveis e superam todas as expectativas!
    não pude ir nesta, mas à lampreia não falto, comerei cabrito e gozarei das vossas companhias animadas. As fotos estão muito boas, parabéns à Daisy e aos demais fotógrafos, pois registaram bem, todo o encantamento do dia. O coro das matulonas! vai haver mais? espero que sim,pois de matulonas não tinham nada, eram autenticas divindades! Beijocas para elas. Abracinhos para eles.

    ResponderEliminar