Já não me lembro de ter estudado esta serra na minha 4ª clasee há um tempito, 62 anos, e por isso com curiosidade lá fui ao sítio do costume saber alguma coisa sobr ela! Para não terem esse trabalho posso partilhar convosco o que lá li(lá li até é giro)! Assim láli que é uma Serra da Beira Alta, para os lados de Celorico da Beira(afinal a águia não foi bem para o norte, faltou-lhe o fôlego) a que também chamam serra da Nave. Tem 1008 metros de altitude e fica entre os rios Paiva e Távora! Agora espero que sejam simpáticos e me agradeçam o esforço, a mim e ao Henrique
Claro,Dom Rafael, nós, simples vassalos (nobre povo ...)estamos sempre prontos para nos curvarmos até batermos com o plebeu nariz no chão, sempre que Vossa Senhoria partilha connosco algum do vosso nobre conhecimento ! Obrigada, vossa senhoria! Quanto ao nosso fotógrafo Henrique, as minhas desculpas por ser preterido do primeiro destaque, mas chefe, é chefe,já sabes! dizia eu, que a tua foto está uma maravilha tua, e da natureza. Obrigada.Continua a aparecer.Um abraço.
"Olga volta cá"??? A uma hora destas? As suas prerrogativas de Castelão não o devem levar tão longe, meu caro senhor... E o Moreirinhas continua a sonhar com dragões... Isto está lindo!
Henrique, bem te avisei. Trazes aqui uma bela foto e este pessoal estraga tudo com "bardinices"... Valha-nos Dona Celeste Maria, a Castelã, para dizer alguma coisa que se aproveite. Não desanimes. Abraço.
Eu diria mesmo que Velociraptor mongoliensis was a small meat-eating dinosaur that lived in China and Mongolia 80 million years ago. It had a deadly sickle-like claw on its foot, clasping hands and many bird-like features.
Vai em inglês porque já toda a gente está farta do meu latim...
Nunca foi Serra de Leomil, meu amigo estude ou informe-se junto de pessoas competentes e virá a constatar que é e sempre será Serra da Nave, existem documentos que comprovam isso e nenhum se refere à Serra de Leomil. O nome Serra de Leomil advém de um puro bairrismo dos Leomilenses.
Bem... eu não teria tanta certeza... Da Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_de_Leomil):
A Serra de Leomil é uma elevação de Portugal Continental, com 1008 metros de altitude. Tem o seu cume na freguesia de Leomil, concelho de Moimenta da Beira, no Norte do distrito de Viseu. Eleva-se esta interessante e graciosa serra entre os rios Paiva e Távora e pertence ao Maciço Galaico-Duriense. É o local de nascimento de importantes cursos de água como o Rio Varosa e o Rio Paiva. O nome por qual é chamada é atestado pela memória paroquial de Leomil de 1758: «A Villa de Leomil fica na Província da Beyra Alta dentro do Bispado e Comarca de Lamego, tem ele o termo e he freguezia sobre si (…) Está situada em hum valle nas fraldas da Serra de Leomil, e nam se descobre della povoaçam alguma (…) Dista esta Villa da Cidade de Lamego capital do Bispado tres legoas de Lixboa Capital do Reyno sincoenta e quatro (…).»
Belo "pássaro" esculpido na raiz!
ResponderEliminarFotógrafo atento e sensível.
É uma águia à espera do "Dagrõe"!!!...
ResponderEliminarBem observado.
ResponderEliminarUm Abraço.
Tonito.
Será a águia que desapareceu da Catedral da Luz?
ResponderEliminarEstatelou-se lá pelo Norte...
O fotógrafo não perdeu a oportunidade de brilhar!
E brilhou!
Já não me lembro de ter estudado esta serra na minha 4ª clasee há um tempito, 62 anos, e por isso com curiosidade lá fui ao sítio do costume saber alguma coisa sobr ela!
ResponderEliminarPara não terem esse trabalho posso partilhar convosco o que lá li(lá li até é giro)!
Assim láli que é uma Serra da Beira Alta, para os lados de Celorico da Beira(afinal a águia não foi bem para o norte, faltou-lhe o fôlego) a que também chamam serra da Nave.
Tem 1008 metros de altitude e fica entre os rios Paiva e Távora!
Agora espero que sejam simpáticos e me agradeçam o esforço, a mim e ao Henrique
Claro,Dom Rafael, nós, simples vassalos (nobre povo ...)estamos sempre prontos para nos curvarmos até batermos com o plebeu nariz no chão, sempre que Vossa Senhoria partilha connosco algum do vosso nobre conhecimento ! Obrigada, vossa senhoria!
ResponderEliminarQuanto ao nosso fotógrafo Henrique, as minhas desculpas por ser preterido do primeiro destaque, mas chefe, é chefe,já sabes! dizia eu, que a tua foto está uma maravilha tua, e da natureza. Obrigada.Continua a aparecer.Um abraço.
É RATA: no meu anterior comentário substituir CELORICO por MOIMENTA.
ResponderEliminarOlga volta cá para leres MOIMENTA!
"Olga volta cá"???
ResponderEliminarA uma hora destas?
As suas prerrogativas de Castelão não o devem levar tão longe, meu caro senhor...
E o Moreirinhas continua a sonhar com dragões...
Isto está lindo!
Henrique, bem te avisei. Trazes aqui uma bela foto e este pessoal estraga tudo com "bardinices"...
Valha-nos Dona Celeste Maria, a Castelã, para dizer alguma coisa que se aproveite.
Não desanimes.
Abraço.
O olhar atento do fotógrafo. Sem dúvida excelente. Começas bem !!!
ResponderEliminarToma lá um abraço, pá ....
uma fotografia bem linda e muito peculiar!
ResponderEliminarEu diria mesmo que mais parece um pequeno "velociraptor mongoliensis"...
ResponderEliminarBoa foto.
Chiça, Bilito, que me puxas pela inteligência...
ResponderEliminarEu diria mesmo que Velociraptor mongoliensis was a small meat-eating dinosaur that lived in China and Mongolia 80 million years ago. It had a deadly sickle-like claw on its foot, clasping hands and many bird-like features.
Vai em inglês porque já toda a gente está farta do meu latim...
Chiça Bianinha, digo eu, tás a ficar boé de culto ...
ResponderEliminarA foto é um produto
ResponderEliminarDo acaso como tantos
Mas dividi-la convosco
Tem p´ra mim outros encantos
A Dom Rafael reconheço
Que esta pesquisa veio
Revelar sem quaisquer dúvidas
Que ainda acerta em cheio
E a todos muito agradeço
Tais comentários
Pelo meu começo
O Henrique para além de ser um fotografo atento, também é bom a versejar.
ResponderEliminarParabéns e um beijo para a Ana e para o Henrique.
Isto é serra de Leomil não serra da da nave! :D
ResponderEliminarNunca foi Serra de Leomil, meu amigo estude ou informe-se junto de pessoas competentes e virá a constatar que é e sempre será Serra da Nave, existem documentos que comprovam isso e nenhum se refere à Serra de Leomil. O nome Serra de Leomil advém de um puro bairrismo dos Leomilenses.
ResponderEliminarCumprimentos
Bem... eu não teria tanta certeza...
ResponderEliminarDa Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_de_Leomil):
A Serra de Leomil é uma elevação de Portugal Continental, com 1008 metros de altitude. Tem o seu cume na freguesia de Leomil, concelho de Moimenta da Beira, no Norte do distrito de Viseu. Eleva-se esta interessante e graciosa serra entre os rios Paiva e Távora e pertence ao Maciço Galaico-Duriense. É o local de nascimento de importantes cursos de água como o Rio Varosa e o Rio Paiva.
O nome por qual é chamada é atestado pela memória paroquial de Leomil de 1758:
«A Villa de Leomil fica na Província da Beyra Alta dentro do Bispado e Comarca de Lamego, tem ele o termo e he freguezia sobre si (…) Está situada em hum valle nas fraldas da Serra de Leomil, e nam se descobre della povoaçam alguma (…) Dista esta Villa da Cidade de Lamego capital do Bispado tres legoas de Lixboa Capital do Reyno sincoenta e quatro (…).»