João Gabriel Silva,tem 53 anos, é natural de Pombal, concluíu a licenciatura na FCTU em 1980 e doutorou-se em Engenharia Electrotécnica oito anos depois.Coordenou a equipa que produziu o primeiro computador português e integrou, em 1998, a equipa que venceu o primeiro prémio de ideias de negócio com o projecto "CRITICAL SOFTWARE - Tecnologias de Informação para Sistemas Críticos", que deu origem ao famoso grupo empresarial com o mesmo nome.
Mediáticamente, foi a sua ligação à QUERCUS e à luta contra a coincineração que o tornou conhecido. No entanto, o cargo como director da FCTUC, que ocupa desde 2009 (antes era presidente dos conselhos Directivo e Cientifico), foi também marcado pela abertura que conseguiu fazer da faculdade para o exterior, projectando o trabalho ali desenvolvido e também a imagem de visão externa que ajudou a que fosse eleito.
É ESSA ABERTURA AO EXTERIOR QUE O NOVO REITOR PRETENDE AGORA TRANSPORTAR PARA TODA A UC.
Como curiosidade seu irmão José Manuel Silva, foi eleito para Bastonário da ORDEM DOS MÉDICOS.
Tem mais três irmãos, todos doutorados, todos cientistas e com percursos profissionais de relevo.De tal forma que a comunicação já os apelidou de "OS CINCO MAGNÍFICOS"
Por razões profissionais, tive a honra de o ter conhecido pessoalmente há uns anos atrás.
ResponderEliminarA superficialidade desse conhecimento, foi, não obstante,suficiente para me ter apercebido de estar na presença de uma pessoa de rara e elevada craveira intelectual.
Penso que a Universidade de Coimbra ganhou um Reitor que a guindará a um estatuto moderno que a sua História impõe.
Mais um artigo que nos dá a conhecer a vida da nossa terra. Pelo que li e pelo comentário do Rui Felício fiquei consciente que foi escolhido um intelectual relativamente nouvo e com experiências práticas dadas, o que é um excelente presságio não só para a UC, como para Coimbra.
ResponderEliminarA Cristina Robalo Cordeiro parecia reunir mais
ResponderEliminarpossibilidades de vitória...mas o João Gabriel
acabou por vencer.
Desejo que desempenhe uma boa função!
Viva a competência!
ResponderEliminarParabéns!
Que seja bem sucedido nesta nova função