terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cidade de CHAVES


Chaves é uma cidade muito diferente daquela que encontrámos no dia 1 de Janeiro quando acompanhámos a Olinda no acidente que teve e que,  felizmente,  está em vias de recuperação total. Nesse dia a roupagem da cidade era negra e triste como era a tristeza e preocupação  de todos os que a acompanharam até aquele hospital.
Agora, no Verão, Chaves tem outro encanto e tivemos oportunidade de a apreciar com outro olhar. Ficámos surpreendidos pelo seu movimento, pelas belas e frequentadas termas,  pela simpatia das pessoas, pelos seus monumentos com destaque para a eterna ponte romana, a de Trajano, e também  para a recuperação urbana de suas  casas em que se destaca a característica de muitas delas terem as varandas em madeira.
De Chaves, desta bela cidade, um pequeno apontamento: 






7 comentários:

  1. Ainda bem que pelo menos no Verão é mais alegre e movimentada!
    No inverno de Boa e Má memória...íamos ficando sem almoço!
    Mas lá encontramos UM,SÓ UM restaurante. aberto!!!
    Cale-se de Alexandre e de TRAJANO a fama das vitórias que tiveram, que eu canto o peito ilustre Lusitano, a quem Neptuno e Marte obedeceram!
    Obrigado pelo mote"Trajano"....para ainda me lembrar de Camões!!!

    ResponderEliminar
  2. Um pequeno mas interessante apontamento.

    Já não vou a Chaves há uns 15 anos e confesso que fiquei surpreendido com as imagens que aqui nos trazes.
    Isto não será trabalho de fotoshoping?

    Tonito, diz da tua justiça!

    ResponderEliminar
  3. Um belo apontamento do Abílio.
    De facto, o dia 1 de Janeiro em Chaves, foi para esquecer e para lembrar.Esquecer o acidente que vitimou a nossa amiga Olinda e lembrar todo o arraial à porta do Hospital de Chaves, com a habitual irreverência Coimbrã. Foi Coimbra no seu melhor.
    O filme do Abílio, visto ao pormenor, deixa bem vincada a beleza da cidade, muito em particular as casas em madeira. Um filme para rever. Gostei.
    Abraço Abílio

    ResponderEliminar
  4. A primeira vez que fui a Chaves foi há mais de 30 anos. Como sabem, a Daisy é daqueles lados e conheço bem a cidade.
    Hoje não é nada do que era há 30 anos mas ainda há muito para fazer.
    Quanto aos Restaurantes, para responder ao Dom Rafaelo, há por lá muitos, bons e baratos, mas às 3horas da tarde, o que é que ele queria!!!...
    Abílio, as fotos quero vê-las em tamanho "decente"!...

    ResponderEliminar
  5. Alfredo, fiz diversas tentativas e gravações com compressões diferentes mas, aqui no blogue, apareceu-me sempre as imagens comprimidas e com menos definição e já não tive pachorra para fazer mais tentativas. Vou mandar-te o filme por mail.

    ResponderEliminar
  6. Aqua Flaviae, precursora da actual Chaves, deixou-lhe a beleza e a sobriedade de um importante centro administrativo romano, de que persistem a famosa ponte e as ruinas termais.
    Falta-lhe, é verdade, o cosmopolitismo das grandes cidades, mas sobra-lhe a paz e a calma de um tempo antigo.

    ResponderEliminar
  7. Apesar das exigências do Alfredo, eu gostei muito de ver o teu registo fílmico de Chaves, onde nem faltou a música a propósito!
    Conheço Chaves desde os 8 anos, pois o meu pai era de Alvites, aldeia perto de Vila real, e era por terras transmontanas que vivia 15 dias de férias, adoráveis, pela liberdade e contacto com a natureza que o ambiente urbano de Coimbra não me permitia!

    ResponderEliminar