quarta-feira, 17 de abril de 2013

Mundialização

E orgulho.

Que fique para a História... pois foi assim que a mundialização começou.



8 comentários:

  1. Matrícula estranha,mas desde que vi um cão a dormir com um porco há já muitos anos,nada me admira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também não, Tonito. Aqui as liberdades individuais do cidadão são uma realidade.
      Acontece que nestas terras os carros só têm matrícula a trás, que é paga todos os anos. Tem um lado bom: quem não quer utilizar o carro e não o deixar no terreno público, vai à SAQ (Sociedade de Automáveis do Quebec, que corresponde à direcção de Viação e Transito) e dá baixa da matrícula. Quando o põe novamente a circular, vai antes reactivá-la e recebe nesse mesmo momento o dinheirozinho do tempo que não circulou. Por outro lado, compra-se a chapa da matrícula para o nosso primeiro carro e depois é só ir mudando de carro, quando se compra outro. Lá nos devolvem o dinheiro do tempo que não acabou de fazer nesse ano com o carro anterior e temos que pagar para o novo carrro o tempo que é suposta cobrir esse ano. E estas...

      Eliminar
  2. Mas pergunto eu essa chapa MAFIA é aí no Canadá e no caso dos automóveis, quer dizer mesmo MAFIA(pura e dura?)Estou confuso...
    Mas é curioso o que contas em relação à identificação -leia-se matricula - nos carros, que só é obrigatório usar na parte detrás!
    Mas mais curioso é o facto de a matrícula servir para carros futuros.Mas penso eu que será obrigatório substituir os novos dados nessa matricula, como seja marca, cilindrada, cor, etc!Ou não?Aí já acho uma grande rebaldaria!!!!
    Cada roca com seu fuso...cada terra com seu uso!
    E ainda muito mais curioso o "dinheirinho" que se recebe do tempo que o carro está parado! É bem como dizes E ESTA!HEM!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À frente uma pessoa pode pôr o que quizer, Rafael, pois não se trata de uma matrícula. Essa chapa é de um carro que veio de Nova Yorque ou cujo o dono veio de lá. Como se pode ver pela matrícula atrás, o carro está matriculado no Quebec, com um quadro que a envolve muito visto por estes lados. Pode-se ler em cima "Quebec” e em baixo "Je me souviens". A matrícula em si, foi retirada de acordo com a lei vigente neste país. O fulano/a pode ter ficado a descansar "noutra casa" e ninguém tem nada a ver com isso.
      MAFIA, é exactamente isso: mafia. Isto é um "Free country". Põe-se o que se quizer.
      A matrícula só é obrigatória atrás: pode ir ver o meu artigo Aproveitar uma saída a zero graus., aonde o carro à direita está de frente e não tem matrícula.
      O documento que tem todos os dados chama-se: certificado de matricula e tem dezassete cms por cinco. A parte mais comprida dobra-se ao meio e cabe em qualquer lado. Tem de andar connosco. Podemos pedir uma cópia para o caso de mais alguém guiar o mesmo carro com regularidade e como nem sempre os condutores estão juntos, é prático. Esse folhinha extra, tem de se pagar. Só não anexo o certificado de matrícula, porque é um documento muito procurado por certas pessoas.
      A placa serve para futuros carros, se quizermos. Há quem não queira e compra outra. Uma pessoa pode desfazer-se da chapa antiga, deitá-la fora ou vendê-la pois vale dinheiro. Muito procuradas pelos criminosos mas depois de vendido, já não tem nada a ver com o antigo proprietário. Pode ser é com o novo e a polícia. Como a placa legalmente, é nossa, podemos vendê-la. A placa só é paga obrigatáriamente para o tempo enquanto o carro utilizar a via pública. Como vê, há quem tenha aí o carro parado e pague na mesma. Mais um imposto não declarado como tal.
      Cada um deve viver com o dinheirinho que é seu e o estado deve ser o primeiro a dar o exemplo. A matrícula anual é cara mas inclui o seguro civil. O seguro respeitante à parte criminal, é a nós de negociarmos com uma companhia de seguros. Na parte civil existe uma situação incompreensível para a nossa mentalidade, um autêntico crime sem base legal mas como está legalizado, está-se sujeito. Numa outra oportunidade, falarei do assunto pois por aqui também há casos.
      Como do mau há em todos os lados, é pena que quem anda por fora não dêm a conhecer o que há de melhor nos outros países.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Interessante o teu comentário, Chico. Desconhecia essa realidade. Achei piada à matrícula "privativa", que passa de carro para carro.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quito
      É muito prático. Agora já juntei mais uns lamirés ao comentário do Rafael.

      Bem, agora vamos rir.

      Como já falei está a decorrer aqui a Comissão Charbonenau, juíza Charbonneau, para apuramento de responsabilidades na corrupção que tem havido nesta província e que se pode seguir na televisão.

      Vamo tratar as pessoas por letras.

      O alto responsável da cãmara: C
      O mafioso: M
      Um outro interveniente, construtor: T
      A juíza: J
      O advogado representante
      dos interesses da cãmara: A



      O advogado A pergunta ao sr C se confirmava ter recebido mil e oitocentas chamadas do sr T.
      Resposta do sr. C: - se recebi foi uma ou duas, porque isso só pode ser falta de honestidade. Eu quando estava na cãmara não tinha tempo para andar a responder a chamadas. Era a minha secretária ou o chefe de gabinete que as atendiam.

      O senhor C é suposto de ter relações amigáveis ... com o sr. M, no dizer de vários depoimentos nesta comissão.

      O advogado A pergunta a C se foi ao casamento do filho de M. - Eu fui ao casamento da filha de um amigo meu que se casou com o filho de M, mais nada.
      O advogado A volta à carga e pergunta-lhe se não sabia com quem a filha do seu amigo ia casar. – Não.
      O mesmo advogado pergunta-lhe se não esteve sentado ao lado do sr. M. – Resposta: - Eu estive sentado no local que tinha o meu nome em cima da mesa, mais nada.
      Isto é um tratado.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Se repararem a matrícula é de New York....onde se venda todo o tipo de matrículas... Com nomes, quer de cidades, quer de nomes pessoas. E a legalizaçao, julgo que será idêntica à do Canadá!
    Julgo que na Suíça se pode ter a mesma matricula , "para a vida", ou seja, muda-se de carro, mas pode-se manter a mesma matrícula!!!!

    ResponderEliminar
  5. É isso mesmo, José Leitão no que respeita a Nova Yorque. Em relação aos restantes estados americanos, não sei. Vá-nos dizendo algumas coisas lá de baixo.
    Tenho escrito no meu blogue sobre pessoas a correrem aqui nas ruas mas nunca pensei que em Boston estivessem a correr a maratona trezentas e cinquenta atletas idos do Quebec, fora as famílias. Isto é uma boa forja de atletas amadores. O governo Federal teve de manter linhas telefónicas para informar os familiares de como decorria a situação.
    Vamos a ver o impacto para aqui, pois Montreal que é o maior centro de desenvolvimento económico do Quebec, depende muito dos festivais internacionais durante todo o ano.
    Se os EU, principal cliente do Quebec, continuarem a tremer económicamente, ou se aqui começar a haver problemas nos festivais, vão ter que transformar muitos empregos em pouco tempo... Para já, vão vir muito menos turistas, com tudo o que isso comporta.

    Já agora lembro um email que enviei há uns tempos e aonde pedia uma resposta.

    Desde já, obrigado.

    ResponderEliminar