E eu a pensar que na 1ª foto era a da Rua do Adro, uma perpendicular à Rua da Soto que liga também à Praça do Comércio... Já para a 2ª foto terei de confirmar em local o nome da Rua das Azeiteiras (?) para ver se o Quito tem ou não razão...
A segunda foto no blogue, parece-me ser na rua dos Esteireiros e a primeira também deve ser, talvez a mesma vista de sítios opostos. Esteja certo ou não, desta vez tive que ir ver ao Google, o que é natural. As novas tecnologias são para utilizarmos. Muito gosto eu disto.
Ah ladrão que m'enganaste!!! É a mesma rua nas duas fotos. Na 1ª, começa no Largo da Sota (ao pé do "Serenata") e na 2ª acaba no Largo da Sota (ao pé do "Serenata").
Nova táctica minha: os matulões que vão à frente. Adoro passar ali com o carro. É rés-vés-campo-de-Ourique. Há ali zonas da rua que estão todas esfoladinhas à altura dos carros. Aliás, quando se podia descer da Universidade para o largo da Sé Velha (pelos Palácios Confusos), a esquina da Sé Velha também provocava o mesmo desafio.
Fartei-me de rir com " a partir de...e a acabar em...". Essa descrição parece que mete impressão a muita gente. Pois bem... Quando voltei a Coimbra nos anos setenta, não conhecia as tasquinhas e quando tinha que ir a algum lado, tinha que saber de onde ir e para onde ir, o que me ficou. Por outro lado, nessa altura não havia google mas tinhamos uma cãmara que nos punha à disposição os meios para conhecermos Coimbra. Além disso, uma pessoa quando gosta da sua terra, não se afasta desses meios. Isto não é só passear na cãmara...
Na primeira foto, do lado direito, temos a Casa do Reino de Deus, antigos Armazéns Lousada. Os dois transeuntes,se virarem à esquerda encontram uma das mais típicas tasquinhas de Coimbra, "Zé Figueiredo", onde pontifica sua mulher Isaura, excelente cozinheira. Muita higiene e vinho de lavrador da região de Souselas, mais propriamente da Marmeleira.
O "Serenata" é um bom ponto de partida e de chegada....
Pois, meu caro Viana.Destas ruas enviezadas, detrás prá frente ou de frente pra trás, para ti é canja!!!Tasquinhas típicas, como a do Zé Figueiredo, com petiscos saborosos da D. Isaura e tintinho do lavrador da Marmeleira...Ai,Ai, rua dos Esteireiros, Azeiteiros, das Rãs, Sargento-Mor, da Sota, etc,etc, era uma bêleza!!!!!Mais , mas muito mais noutros tempos, claro.Agora mata-se a saudade de vez enquando! É isso? Também gosto da Serenata! Boa noite e...bons sonhos!
Como dizes, agora mata-se a saudade de vez enquanto... Foram trinta anos a almoçar ou a lanchar pela "baixinha". Tenho a obrigação de conhecer estes cantinhos palmo a palmo. Quanto ao "Serenata", na altura era um restaurante caro. Agora não sei como é. Um grande abraço e obrigado por aqui nos trazeres imagens de uma Coimbra que está a desaparecer.
Hà mais ruas por descobrir? Um excelente passatempo! Quanto a petiscos, a minha zona era ali naquelas ruas perto da Praça Velha!Naquele tempo nao se punha carne de cavalo nas moelas!!!! Grande abraço para todos!
Palpita-me que vou acertar em cheio: Rua de Marracuene ...ou Marraquene ...ou do "Volta Atrás"...
ResponderEliminarAcertei ? Claro !!! Nem podia ser outra !!!
Abraço, Rafael
Claro que acertaste!!!
ResponderEliminarNão vás ao médico e depois queixa-te!
Mas toma lá um abraço!
E eu a pensar que na 1ª foto era a da Rua do Adro, uma perpendicular à Rua da Soto que liga também à Praça do Comércio...
ResponderEliminarJá para a 2ª foto terei de confirmar em local o nome da Rua das Azeiteiras (?) para ver se o Quito tem ou não razão...
Deves estar com azeites!!!
EliminarA 1ª é a Rua do Lá Vem um e Lá Vão Dois;
ResponderEliminarA 2ª é a Rua do Lá Vem Uma!...
Acertei nos nomes mas não me lembro onde ficam!!!...
Rua dos Azeiteiros ? Mas isso não é no Porto ???
ResponderEliminarOs machos azeiteiros terão ido para o Porto...
ResponderEliminarA segunda foto no blogue, parece-me ser na rua dos Esteireiros e a primeira também deve ser, talvez a mesma vista de sítios opostos.
ResponderEliminarEsteja certo ou não, desta vez tive que ir ver ao Google, o que é natural. As novas tecnologias são para utilizarmos. Muito gosto eu disto.
trminação em eiros, eiras...não vai mal!
ResponderEliminarMas a primeira é fácil...mas não é a mesma rua!Ou será?
O que te parece Carlos?
Ah ladrão que m'enganaste!!! É a mesma rua nas duas fotos. Na 1ª, começa no Largo da Sota (ao pé do "Serenata") e na 2ª acaba no Largo da Sota (ao pé do "Serenata").
EliminarÉ...é.
ResponderEliminarTinhas razão Chico! O Carlos foi no "engodo" !!!!!
EliminarQue grande Serenata!!!!
Nova táctica minha: os matulões que vão à frente.
EliminarAdoro passar ali com o carro. É rés-vés-campo-de-Ourique. Há ali zonas da rua que estão todas esfoladinhas à altura dos carros.
Aliás, quando se podia descer da Universidade para o largo da Sé Velha (pelos Palácios Confusos), a esquina da Sé Velha também provocava o mesmo desafio.
Há carros que aguentam tudo...até alguns condutores!!!!
EliminarÉ. "Taliqual" os instrumentos feitos em Lavacolhos.
EliminarO Carlos Carvalho acabou por acertar Rafael. O que interssa é ficar a conhecer Coimbra e eu até fiquei a conhecer o "Serenata". Por fora... claro.
ResponderEliminaro Serenata é um bom restaurante! E deixa tirar fotos a partir de...e a acabar em...
EliminarFartei-me de rir com " a partir de...e a acabar em...". Essa descrição parece que mete impressão a muita gente. Pois bem... Quando voltei a Coimbra nos anos setenta, não conhecia as tasquinhas e quando tinha que ir a algum lado, tinha que saber de onde ir e para onde ir, o que me ficou. Por outro lado, nessa altura não havia google mas tinhamos uma cãmara que nos punha à disposição os meios para conhecermos Coimbra. Além disso, uma pessoa quando gosta da sua terra, não se afasta desses meios.
ResponderEliminarIsto não é só passear na cãmara...
Não havia google, mas havia gooela para um copito e um petisco!!!
EliminarMas ruas de Coimbra(das antigas) é contigo!!
Um abraço!
Sou mais bolos mas estas ruas são em Coimbra.
ResponderEliminarSão sim senhor! E tu bem as conheces, penso eu de que!
EliminarNota: o teu PC já está em grande forma!
Os engenheiros desta coisa trabalham bem!
Na primeira foto, do lado direito, temos a Casa do Reino de Deus, antigos Armazéns Lousada.
ResponderEliminarOs dois transeuntes,se virarem à esquerda encontram uma das mais típicas tasquinhas de Coimbra, "Zé Figueiredo", onde pontifica sua mulher Isaura, excelente cozinheira. Muita higiene e vinho de lavrador da região de Souselas, mais propriamente da Marmeleira.
O "Serenata" é um bom ponto de partida e de chegada....
E nada mais tenho a declarar sobre o assunto!
Pois, meu caro Viana.Destas ruas enviezadas, detrás prá frente ou de frente pra trás, para ti é canja!!!Tasquinhas típicas, como a do Zé Figueiredo, com petiscos saborosos da D. Isaura e tintinho do lavrador da Marmeleira...Ai,Ai, rua dos Esteireiros, Azeiteiros, das Rãs, Sargento-Mor, da Sota, etc,etc, era uma bêleza!!!!!Mais , mas muito mais noutros tempos, claro.Agora mata-se a saudade de vez enquando! É isso?
EliminarTambém gosto da Serenata!
Boa noite e...bons sonhos!
Como dizes, agora mata-se a saudade de vez enquanto...
EliminarForam trinta anos a almoçar ou a lanchar pela "baixinha". Tenho a obrigação de conhecer estes cantinhos palmo a palmo.
Quanto ao "Serenata", na altura era um restaurante caro. Agora não sei como é.
Um grande abraço e obrigado por aqui nos trazeres imagens de uma Coimbra que está a desaparecer.
Hà mais ruas por descobrir? Um excelente passatempo!
ResponderEliminarQuanto a petiscos, a minha zona era ali naquelas ruas perto da Praça Velha!Naquele tempo nao se punha carne de cavalo nas moelas!!!!
Grande abraço para todos!