terça-feira, 9 de abril de 2013

O FOXTROT DOS TRAPALHÕES ...



 Maldita sina, disse eu para com os meus botões, depois de bater com a porta do gabinete do chefe. Eu já andava desconfiado, quando o telefone tocou. Do lado de lá da linha do telefone interno, percebi a voz da pequena e roliça secretária do “Boss” do Gabinete Jurídico. O homem queria falar comigo. Fui. Bati à porta e entrei. Lá dentro, refastelado numa cadeira de bispo, o doutor olhou-me por cima dos óculos graduados, envolto numa nuvem de fumo do cigarro que repousava no cinzeiro, enquanto fechava a “Gazeta do Interior”. Depois, mandou-me sentar e cordialmente disparou, enquanto de recostava na cadeira de espaldar alto:
- Pereira, estou farto de trapalhões …farto …farto … farto …

 E acrescentou:
- Sabe, ando cansado de fazer autos de contra – ordenação de caçadores mentirosos … não tenho pachorra para trapalhadas e trapalhões … já me basta os que tenho que ouvir na Assembleia da Câmara Municipal … pus-me a pensar e você reúne todos os requisitos … não se importa de redigir e tem toneladas de paciência para aturar os tipos a mentir com quantos dentes têm na boca  ...

Depois, quase suplicante, pediu-me para fazer a tarefa e, solícito, até me arranjou um gabinete particular para ouvir os infratores. Despedi-me, bati com a porta e disse cá para comigo:
- estou feito !!!

Foi às duas da tarde, que o prevaricador me entrou pela porta adentro. Vinha transpirado e afivelava no rosto um sorriso amarelo. Cumprimentou-me com uma vénia e mandei-o sentar. Depois da devida identificação em auto de declarações e à matéria dos autos disse: “… que levava a espingarda ao ombro e deu inadvertidamente com o dedo no gatilho, a espingarda deu um tiro para o ar e, azar dos azares, caiu-lhe um pombo ferido quase em cima da cabeça…”.
- Foi mesmo assim ??? … perguntei  de sobrolho franzido. Não acha que a sua justificação tem muito pouca imaginação?

- Acho … mas não encontrei outra …
- Vá … pense melhor, senão os decisores vão rebolar a rir e aplicam-lhe a coima máxima por você estar a fazer deles parvos …olhe eu não tinha nada que lhe dizer isto, a minha missão aqui é ouvir e escrever, mas você está tão nervoso …olhe que ninguém está aqui para matar ninguém …

Ficou a olhar para o teto, remexeu nervosamente as fartas nádegas na cadeira e disse:
- O pombo não era meu, já estava ferido no chão e eu apanhei-o …

- Está melhor – disse-lhe eu - enquanto ia desfolhando distraidamente uma velha folha de anúncios do ”Correio da Manhã”, perdida em cima da secretária, em que fui lendo, enquanto o declarante se assoava ruidosamente …”aluga-se quarto a menina, com serventia de cozinha. Casa séria.” … “ Vende-se Volvo preto de 2OO4, com 4O OOO quilómetros reais, jantes de oito polegadas e volante de competição, estimadíssimo, um só dono de livrete. Preço a combinar ” … “ Mulatinha gulosa, Pernambucana, meiguinha e sensual, atende em privado em apartamento na Trafaria. Também faz domicílios. Telem: 123456789” … “ Cavalheiro de meia - idade, situação económica desafogada, com carro, procura senhora entre os 3O e 4O anos para futuro compromisso. Assunto sério e sigiloso” …
- Bem … posso escrever no auto a sua declaração ?

- Escreva …
Escrevi.

Outro: 
- E como é que justifica ter zagalotes dentro da sua carrinha, após a revista da Guarda Republicana? “

-  Sabe, senhor instrutor, foi a minha miudita que é muito traquina, … eu tinha os zagalotes dentro da caixa dos brinquedos dela e ela … pumba ... pega nos zagalotes e vai metê-los na carrinha … é levada da breca aquela minha Catarina, ainda lhe dei dois açoites no rabo para ter emenda !!!.
- Pois, disse eu, enquanto esfregava a tampa da lapiseira no queixo …

- Escrevo essa justificação ?
- Claro … escreva … Deus me ajude se não foi assim …

- Ó homem, não meta Deus nisto, que o Papa até o pode excomungar
Escrevi.

Ainda outro:

- Ó senhor instrutor, pelas suas alminhas santas, veja lá o que é escreve, olhe que eu vivo com muitas dificuldades …
 -  Ai vive ???!!! Bem … mas consta aqui no auto de ocorrência, que na altura da transgressão se fazia transportar num Jeep Land Rover , com atrelado e sete cães !!!

- Vivo mesmo … tenho a mulher desempregada … são muitas as dificuldades e até trago aqui a prova

Depois ergueu-se, remexeu no bolso de trás das calças e apresentou-me um documento sujo e muito amarrotado. Eram um atestado de pobreza passado pela junta de freguesia da residência dele…

Com a ponta dos dedos e um ar enjoado, anexei o moribundo atestado de pobreza aos autos …
Escrevi.

Mais outro:

- Senhor Instrutor, estou lixado, estou mesmo lixado, assumo que andava aos tiros aos pombos junto da povoação, mas não posso pagar a multa … a minha mulher farta-se de trabalhar na fábrica que nem uma moira e ainda em casa … se ela sabe desta multa mata-me … ainda temos quatro prestações do frigorifico…ó senhor instrutor se a “pastilha” que vou pagar pudesse vir para aqui em vez de ir lá para casa para ela não saber, eu vinha logo cá a correr …senão ela mata-me, parece-me que até já a estou a ouvir aos gritos e a chorar …

“ e à matéria dos autos disse que assume que andava a caçar junto da povoação de Caféde. Mais desejou verter para os autos que vive do seu trabalho e do da sua mulher, não auferindo de quaisquer outros recursos. Que tem ainda a seu cargo o pagamento de várias prestações de eletrodomésticos. Perguntado se pretendia apresentar quaisquer documentos de encargos, fez menção de exibir os recibos de renda da casa que habita e do pagamento de água e da luz. Destes documentos foram extraídas cópias que, depois de rubricadas pelo instrutor e declarante, vão ser apensas aos autos”   

Gemeu a sua desdita, assinou o auto e partiu …

Finalmente:
- A Polícia Florestal, menciona aqui no auto de ocorrência, que o senhor se encontrava agachado junto a um muro, de espingarda na mão, no exercício do ato venatório …

- Mentira senhor … desculpe como é a sua Graça?
- Pereira, chamo-me Pereira …

- Pois, Senhor Pereira, é uma redonda mentira
- É ???

- É …olhe senhor… senhor …desculpe mas voltei a esquecer-me da sua Graça …

- Pereira … Eurico Pereira …

- Eu explico, Senhor Pereira, com a sua licença e peço perdão pela franqueza, sabe, … eu ando um bocado solto dos intestinos e estava a agachar-me para fazer as necessidades quando os guardas apareceram …

- A fazer as necessidades de espingarda na mão ?

- Pois aí é que está a grande mentira … a arma estava encostada a um muro, ó Senhor Pereira como é que eu podia desapertar o cinto das calças com as mãos ocupadas?

-Tem lógica – disse eu, enquanto rapava com as unhas o cocuruto da cabeça …

- Eu, Senhor Pereira, sou um homem muito reto, o que é verdade é verdade e o que é mentira é mentira …

- Bem vou notificar os guardas para virem cá e também a si para uma acareação
- Como ???

- Os senhores vão ficar frente a frente para se esclarecer isto …

- Acho bem … esse guarda A.L. nunca me gramou e deve ser alguma vingança 

“ …e à matéria dos autos disse que se a preparava para fazer uma necessidade fisiológica, com a espingarda encostada ao muro, quando foi abordado pelas autoridades .

Mais não disse. E sendo-lhe lidas em voz alta as suas declarações as achou conforme, ratifica e vai assinar, comigo, fulano, instrutor nestes autos que também os secretariei .”   

Quando ele saiu, bati com a porta do gabinete e resmunguei para com os meus botões o que tinha vaticinado uns meses antes. MALDITA SINA !!!
Quito Pereira  

36 comentários:

  1. O crime de saber escrever! e bem. A humanidade do Quito, pôs-me a rir. Além das anedotas em si, essa do "o Papa até o pode excomungar", é fora de série. Em boa hora te criaram essa "MALDITA SINA !!!".
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Chico
    Foram 7 ANOS a ouvir disto. Não foram anedotas. Embora um pouco romanceado, ouvi TODAS estas justificações. A do tiro para o ar e cair um pombo foi a cereja no topo do bolo. O homem estava aflito e disse aquele disparate ...
    Se te fosse a contar outras estavamos aqui até logo à noite !!!

    Mais tarde sabíamos da decisão de Lisboa sobre os processos. Em 7 anos, não houve UM ÚNICO que fosse absolvido !!! Era uma espécie de Tribunal da Inquisição !!!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. 7 Anos de "Senhor Instrutor" o Quito serviu, a Fauna filha da Natureza e muito bela... Essa do tiro para o ar é muito boa, só que esse teve mais apontaria que muitos.
    É um facto: esse Tribunal da Inquisição para gente tão creativa e os ecológicos de hoje...
    Ainda bem que apareceu a panaceia de Salgueiro do Campo, pois deves andar mais tranquilo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chico, uma vez, por causa de um javali abatido sem autorização, apareceu-me lá um tipo que em vez de falar, pôs a cabeça entre as mãos em cima da secretária e só chorava convulsivamente. E eu ali, de braços cruzados, a pensar cá para comigo: e agora o que é que eu faço a este "cromo" ?

      Eliminar
    2. Punhas-lhe o papel debaixo da cara e enviavas as lágrimas.:)
      Um cromo inesperado, uma situação difícil e agora passados estes anos todos, vamo-nos rindo do que na altura não nos ríamos.
      Enfim, tempos que passaram e não esquecem.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Maravilha, Quito!...
    Mas olha que, seu fosse "Lisboa", também chumbava todos. Pelo menos estes que "entrevistaste". Mas não seria de propósito: atirava para o ar e lá calhava acertar-lhes com o chumbo.

    ahahahahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo,
      Os autos iam depois para a mão de um jurista que fazia o relatório final, em função do que eu escrevia. Trocávamos impressões e num ou noutro caso, tentava-se pôr "água - benta", por se perceber que havia tipos que falavam verdade quanto às suas dificuldades económicas. Mas em Lisboa não queriam saber. Era receita de que o Estado não abria mão.Nunca era menos de 25O euros de coima. E nós, lavávamos as mãos como Pilatos . E, de facto, a responsabilidade já não era da Direção Regional ...

      Eliminar
    2. Juuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudas!
      Acusa-Criiiiiiiiiiiiistos!

      Eliminar
  5. Põe-te a contar estas coisas que o Coelho ainda te chama para escreveres uns autos para aplicar umas coimas, mas nunca menos de 1000 Euros, que o tempo não está para brincadeiras!!!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Alfredo, agora que a panela está vazia, nem um euro escapa ...

      Eliminar
  6. Quito ainda vais preso.
    Isto agora não é para brincar é só para roubar.
    Tonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António, se eu for "dentro", quando fores à visita leva-me SG filtro ...

      Eliminar
  7. Sr.Instrutor,
    Vou-lhe levantar uma sindicância com efeitos retroactivos.
    Os milhões de euros que tentou perdoar aos indisciplinados,embora pobres,segundo o senhor diz foram ,pois, aqueles que nos estão a roubar
    no momento actual...
    Ora,a crise que tão brutalmente sentimos,esvaziando
    os nossos bolsos,iniciou-se com "a sua sorte sina"...
    Bem-hajas,Eurico Pereira e estás perdoado!
    Não só pelo engraçado texto referente à tua actividade profissional
    mas também ao pormenor das notícias do Correio da Manhã...
    Fantástico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olindita, aqueles autos no verão, depois de almoço, bem comidos e bebidos, com os olhos a fecharem-se de sono e a ouvir mentirolas ...eu mereço o Céu !!!

      Eliminar
    2. Não tenho dúvida,Quito!
      Beijinho

      Eliminar
  8. Muito me diverti com este teu FOXTROT.
    Nunca mais me digas que escrever é um acto de solidão. É evidente que, enquanto escrevias, te divertias sabendo como nos irias divertir...
    Mais a sério: um estupendo texto no qual demonstras que também és capaz de romancear cenas da vida real, caricaturando com um excelente sentido de humor as vidas de antanho...
    Quito, toma lá mais um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há um tempito que não nos vemos, amigo Viana. Temos que ir ao Norton pôr a conversa em dia, com um copo na mão e um prato de grão de bico com bacalhau ...
      Abraço

      Eliminar
  9. Já de manhã tinha lido este teu "FOXTROT", mas não tive ocasião de o comentar, dado assuntos de "alto gabarito" (com licença de D. Tonito) que tinha para tratar lá pelas bandas da Baixa.
    De tarde também não me sobrava tempo para cumprir o calendário do dia: hora da Samambaia para a bica,ida para o Bolão para assistir ao 1º treino do salvador da época futebolistica, Sérgio Conceição seguida da presença na sala de imprensa do Estádio, aí sim, para a apresentação do novo treinador! Pouco depois em frente ao televisor para assistir ao Real Madrid-Galatasarai(à portuguesa), uma sopita no intervalo!Ah! mas auscultadores nos ouvidos para seguir o telejornal e...claro o futebol noutra TV(sem som).AH! AH! e por esquecimento faltei à Assembleia Geral do CNM!Faltando...vi o futebol todo!!!
    Três voltas ao Bairro e casa para ouvir Quadratura do Circulo!Um da esquerda moderada, outro do reviralho e outro da maioria do governo!
    Mais notícias...e agora aqui estou para ler o teu texto e finalmente tentar dizer algo de jeito sobre ele!São quase duas da matina...mas estou bem acordado! No prédio do amaricano é possivel que a esta hora sô Viana também esteja!
    Mas o teu texto deu-me ânimo para estar bem disposto!
    O teu papel de "inspector" ficou-te mesmo a calhar!
    Os casos "em apreciação"eram todos de fazer chorar as pedras da calçada!
    Todos bem encaminhados pelo "inspector" para que no papel ficasse o que devia ficar para que a pena a aplicar fosse substituída pela "repreensão registada"!!!
    Só uma vez na minha profissão tive de fazer de inspector!!!!
    Não posso é entrar em pormenores...por motivos! Metia "saias" em escapadelas em horas impróprias!
    E também lá vinha as lengalengas..." e à matéria dos autos disse",e
    Mais não disse. E sendo-lhe lidas em voz alta as suas declarações as achou conforme, ratifica e vai assinar, comigo, fulano, instrutor nestes autos que também os secretariei , etc, etc
    Prontus! Gostei e diverti-me com esta tua prosa!
    Assinado: O ADM desta espécie de blog!(ilegível)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixas a malta aguada e depois cortas-te "por motivos".
      Como se diz na minha terra, "não és homem nem és nada se não contares"!

      Eliminar
    2. Como é que esta espécie de blogue não há-de ir ao charco, se o Administrador passa os dias nos treinos da Briosa e não farto, ainda vem para casa ver as fintas do Ronaldo, depois a politica que é outro tipo de fintas !!!
      Olha, Rafa, diz à Troika que me pague as ajudas de custo ..sim porque tu já não mandas nada ...
      Abraço

      Eliminar
    3. Era preciso uma bolona vermelha do tamanho de um balão prestes a rebentar de tão cheio!!!
      Mas diverti-me imenso na pele de inspector...

      Eliminar
    4. Concordo Quito.Estou perto da insolvência!
      Quase que já pouco falta para ser nomeado o gestor da mesma!

      Eliminar
    5. Deixa lá, Rafael, vais para Gestor do Sporting. O Carvalhito está à rasca e já ameaça demitir-se, porque pensava que a banca lhe emprestava a ridícula quantia de 7O milhões de euros. Tu, como és um gajo abonado, podes entrar com a "guita" ...
      Essa das saias devia ser boa ....

      Eliminar
    6. Os leões ainda vão ser excluidos dos campeonatos se não apresentarem os vencimentos pagos até ao dia 15 deste mês!!!
      Quanto às "saias"...boa, boa não me parece que fosse...

      Eliminar
    7. Tenho de me lembrar de te sacar essa história quando me encontrar contigo...

      Eliminar
  10. Bela prosa, caro amigo! Mas...vê lá se aparece aí ao Constitucionalista (da continuidade!?...e anula os teus autos!!! E agora esta é para o Sr. Adm... Conceição versus JES...se a memória me não atraiçoa...a zanga recente é bem feia...assim como os nomes ...na troca de galhadetes!!! Oh pá!!? Já me esquecia que isto é futebol e política à mistura!!! Abraço´s.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. galhadetes...é como quem escreve galhardetes!!!

      Eliminar
  11. Ia-me esquecendo do "pombo"!!! Conheço outra versão...das 12 lições!!! Mais em consonância com o estado da Nação!!!!?

    ResponderEliminar
  12. Abraço, Leitão. Anda tudo "café" no Sérgio Conceição ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Café" é que nos salva.
      Estou bem lixado porque há muito que ando a "descafaínado" ...

      Eliminar
  13. Um texto muito engraçado contando episódios da tua vida profissional. Obrigada, Quito pelas gragalhadas que me fizeste dar

    ResponderEliminar
  14. Ai Quito, só te faltava contar mais esta?! Homem de sete ofícios!
    Com esta distância são anedóticos, mas na altura devia ter sido confrangedor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente era confrangedor, Celeste. Pelo menos para mim, que não percebo o ato de matar um animal como uma atividade lúdica ...
      Abraço

      Eliminar
  15. Um estilo diferente do habitual mas nem por isso menos aliciante.
    O que prova que escrever bem é compativel com todos os temas, sejam eles mais reflexivos ou mais desprendidos.
    Este, retoma vivências profissionais que ao longo da vida de cada um de nós são muitas vezes polvilhadas por episódios caricatos e jocosos que a memória retém pela sua originalidade.

    Muito dava eu para ter assistido à acareação entre o presumivel infractor e a autoridade que lhe levantou o auto!
    É que as acareações, normalmente, redundam em inesperado e saborosos espectáculos, onde cada um dos intervenientes se esmera na arte de bem mentir, quando, não raras vezes e à falta de melhores argumentos, chegam a vias de facto...

    Estou a imaginar o calmo e plácido Quito a tentar separar os contendores e tenho pena que não nos tenha revelado os contornos dessa acareação.
    Quem sabe se não o fará em novo texto à laia de epílogo.

    Obrigado, Quito, pela boa disposição que nos traz a leitura do teu “foxtrot”.

    ResponderEliminar
  16. Lembro-me da acareação. O caçador, longe da fanfarronice da primeira audição, acabou por admitir a infração, perante a determinação dos autuantes, que eram dois Guardas Florestais, A.L e A.D.

    Rui, como não aparecias por aqui ou no FB de que és frequentador assíduo, comecei a ficar preocupado e hoje mesmo ia mandar-te uma mensagem. Dada o carater jocoso do texto, até pensei que não postasses, por razões que todos conhecemos. Intimamente, estava a fazer "força" para que estivesses lá para o Norte, junto da tua filha e netos, com esse "malandreco" desse Matteo ao teu colo, com aquelas bochechas muito engraçadas e que faz de ti "gato sapato" quando começa com as reivindicações dele ...
    Um abraço

    ResponderEliminar