Esclarecimentos: 1º só publico estas quatro fotos correspondentes às 4 primeiras marchas porque devido à chuva e ao cansaço que seria assistir à exibição de 17 marchas, batemos em retirada!
2º: pedir desculpa pela má qualidade das fotos, mas a distância e o facto de ser de noite, não permitiu à minha "foje " fazer melhor
3º-pensei que o nosso enviado especial, José Leitão especialista nestas reportagens tivesse estado presente, o que não aconteceu, até agora nada disse e também não apresentou atestado médico!
4º: Boas marchas de Lorvão e Santa Clara, e tanto eu como a Celeste Maria pensamos que o Júri irá atribuir o 1º prémio ao Lorvão.Santa Clara também terá possibilidades.
Ainda vimos a Marcha de Taveiro antes da exibição na Praça 8 de Maio e pareceu-nos também com alguma qualidade!
Por último notou-se que o Paulo Moura nada teve a ver com a Marcha de FALA...pois era fraquinha!
MARCHA DE FALA(foto de cima)
MARCHA DE LORVÃO(foto de cima)
MARCHA DE SANTA CLARA(foto de cima)
MARCHA DE RIBEIRA DE FRADES
Será que a organização aceitaria uma marcha organizada por mim? A «Marcha do Falo»... iss'é qu'era liiiiiiiiindoooooooo!
ResponderEliminarTambém lá estive com duas das minhas mulheres (a outra foi para o seu baile de gala).
ResponderEliminarComemos umas sardinhas na Praça do Comércio que estavam tão sequinhas que devem ter vindo da Figueira da Foz pela escada de peixe!
E passei uma noite miserável à custa disso. Quem me manda "marchar" sem ser na tropa?!...
E nós tão perto!!!
ResponderEliminarTambém estivemos numa esplanada que dá para a Praça do Comércio quando estava a actuar junto ao restaurante onde comias as sardinha cansadas de virem da Figueira da Foz a pé uma marcha talvez a de Santa Clara.
Depois assistimos ás 4 exibições na esplanada do café de Santa Cruz...em 3ª fila!
E chegaram 4....
Quando chegamos ao Parque Verde já tinha acabado a Serenata Futrica!.
Mas gostei particularmente da chuvinha refrescante!
Nós também estivemos por lá...
ResponderEliminarfomos andando pela baixinha, porque na praça do Comércio não se via bem e então encontrávamos as marchas em todo o lado e algumas fazendo actuações,se calhar para aquecer. No largo da loja do cidadão, a de Penacova , no Terreiro da Erva a de Brasfemes e outras. Para mim, a de Santa Clara foi a mais completa.
Gostei muito, apesar da chuva impiedosa que teimava em inquietar os marchantes pelo que ía estragando.
Foi bonito ver a nossa cidade cheia de gente e sentir o cheiro popular da sardinha assada em cada esquina.
Para o ano temos de combinar, o Cantinho do Reis é o ideal para quem como nós não pode estar muito tempo em pé.
Os nossos repórteres como sempre, fizeram o trabalho, são os maiores! Um abraço.
O pessoal da Baixa é privilegiado.Até tem chuva!
ResponderEliminarNa Praça da República,nem um orvalho...
Apesar dos orvalhos, próprios do São João,gostei de ver a nossa baixa.Aliás, até já há muito tempo não a via tão animada e concorrida.
ResponderEliminarO comércio aberto deu luz e colorido.
Não posso dar opinião sobre a melhor marcha mas gostei muito da do Lorvão, pelo tema característico, os palitos, pelo guarda-roupa´, adereços, coreografia e boa execução dos marchantes e músicos.
Entre crianças e adultos seriam cerca de 70 elementos!
Porém, como sei o trabalho, a despesa e o empenho que é necessário para estas realizações, dou a todas os meus parabéns, pois
nenhuma desmereceu!
E havia por lá umas moçoilas bem engraçadinhas... digo eu, que sou lésbica...
ResponderEliminarGostei da reportagem pois até vi folclore bem português.
ResponderEliminarQuanto à foge, não tem culpa nenhuma. A culpa é da EDP que vende a electricidade caríssima e tem a maior parte da cidade na penumbra.
Venho pedir muita desculpa de falar das marchas de Lisboa. É que a MARCHA DO ALTO DO PINA ganhou o concurso das Marchas de Lisboa. Era a marcha da zona da minha saudosa mãe, que, ao que julgo, nunca viu a Sua marcha ganhar. Por falta de recursos financeiros, é sempre uma marcha "pobre". Mas tantas vezes o cântaro vai à fonte ....
ResponderEliminarEu elegeria a Marcha de Lorvão. Pelo número de participantes cujas idades iam dos 7 aos 77...
ResponderEliminarDois pormenores:
Foi muito interessante ver o apoio das bandas entre si. Não vi qualquer tipo de rivalidade, vi carinho e até cumplicidade entre todas elas, quando nas ruas da baixinha se cruzavam.
O comércio aberto também ajudou à festa. Os "comes e bebes" terão feito algum negócio, os outros ficaram a ver a banda passar...
Conversei com alguns que me disseram que "não se estrearam" mas nem por isso mostravam arrependimento por terem aberto o estabelecimento. "Sempre ajuda a festa e nós também a gozamos".
Somos assim. Pobretes mas alegretes...
É o que nos vai valendo.