domingo, 10 de novembro de 2013

NOTÍCIA TRISTE

Faleceu Emílio Manuel Gomes

O corpo fica em câmara ardente a partir das 12H00 de hoje, domingo dia 10, na capela murtuária(nova) da Igreja de S.José.

Segunda Feira pelas 10h00 será rezada missa, seguida do funeral para o complexo funerário da Figueira da Foz


"Encontro de Gerações" apresenta a sua esposa Maria Isabel Rafael Gomes, filhos, netos e demais familiares, as mais sentidas condolências.




PARA RECORDAR...



A equipa de voleibol dos Piratas que participaram num torneio no campo da antiga sede na Praça de S. Tomé e Principe
Os nomes:
em baixo:o Domingues , Fernando Rafael, EMILIO e Mário Santos(irmão do Emilio também já falecido)
Em cima: Rui Umbelino(falecido), João Neto(vive em Fátima), João Azevedo(falecido), Carlos Alberto(Sabino), Tó Gonçalves e Manuel Joaquim Santos
O Emílio numa pose de "Protector", como está escrito na foto...
Reconhecem-se as irmãs, Blita, Adélia e Olinda e amigas...


Foto de Família do habitual almoço do 1º dia do ano. Este do ano de 2013

O Emílio com os cunhados Adélia Rafael e José Paulino Rocha


A Blita e o Emilio com os amigos Mário Moura e Luisinha
1º aniversário Encontro Gerações em Penela

O Emilio ao ser agraciado pelo CNM. Entrega feita pelas directoras do CNM as filhas Cristina e Cláudia
4º aniversário do Encontro de Gerações e aniversáro do Centro Norton de Matos

34 comentários:

  1. Até sempre caro amigo e cunhado!
    Descansa em PAZ!

    ResponderEliminar
  2. Sossegou de tanto sofrimento. Que Deus o receba em Paz. Os meus sentimentos para a família enlutada. Um abraço forte para todos
    Lekas e Manel

    ResponderEliminar
  3. Esperado mas nunca aceite, este triste desenlace trouxe a paz eterna a este grande amigo.
    Sentidas condolencias a todos os seus familiares.

    ResponderEliminar
  4. Partiu mais um dos nossos. O Bairro está mais pobre.Tive sempre pelo Emílio uma especial estima. Era mútua. Depois de ontem já ter referido noutro local a tristeza da sua morte, prefiro vir aqui, lembrá-lo em vida:

    Por vezes ficávamos à conversa na Rua A. O Emílio tinha uma graça que fazia parte do seu ADN, embora por vezes parecesse remetido ao seu mutismo. Um dia contou-me esta, com um ar muito sério, para depois nos rirmos com vontade:

    Numa aldeia lá para os lados de Penela, o povo andava insatisfeito porque JAE nunca mais acabava uma estrada que servia aquela população. Então, os maiorais de Organismo Estatal tiveram uma ideia "brilhante" e peregrina para calar os protestos: enviaram para lá um trabalhador com um carro - de- mão, uma pá e uma vassoura, e o homem passava o dia a acartar areia de um lado para o outro e a varrer a estrada. Daquela forma, a população calou-se, pensando que tinham recomeçado os trabalhos. Mentira. Tantos meses a varrer e a passear o carro de mão, fez de novo a população protestar. O que é certo é que a JAE, com este estratagema, lá ganhou mais uns meses dispersando-se por outras obras, quiça, mais importantes.

    É assim que venho aqui recordar o Emílio. Que esteja em paz, depois de um tão grande sofrimento que não merecia. Ninguém merece.

    Quito

    ResponderEliminar
  5. Já me exprimi noutros lados mas penso que para os antigos moradores do bairro, este é o local certo para o Emílio.
    Uma abraço e até sempre.
    A todos os familiares os meus sinceros pêsames.

    ResponderEliminar
  6. Meu cunhado Emilio Manuel Gomes era reformado da Junta Autónoma das Estradas.
    Casado com minha irmã Maria Isabel Oliveira Rafael.Pai de Rui Manuel Rafael Gomes dos Santos-Enfermeiro, de Ana Cristina Rafael Gomes dos Santos-Psicóloga e de Cláudia Rafael Gomes dos Santos- Enfermeira. Três netos, Nuno, Carolina e Beatriz
    Cunhado de Paulo de Oliveira Rafael, Maria Adélia Oliveira Rafael, Fernando de Oliveira Rafael, Maria Olinda de Oliveira Rafael , José Paulino Pereira da Rocha, Celeste Maria Ferreira Rafael

    Era irmão de Mário Gomes dos Santos(falecido)
    Morou enquanto solteiro na Rua Engº Canto Resende e depois na Rua da Guiné.
    Sogro de Libânia Simões e de João Viriato
    Tio de Ângela Maria Rafael Melo, João Rafael, Miguel Rafael Rocha e Filipe Rafael Rocha
    Foi atleta do Centro Norton de Matos-atletismo, voleibol, dirigente e árbitro de basquetebol, jogador de futebol no Atlético de Coimbra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorava o teu cunhado. Ele era mais velho do que eu mas a sua maneira de ser cativava-me.
      Através de ti da as minhas condolências a toda a família. E já agora para te dizer que ele não foi só árbitro de basquetebol também foi jogador pelo Bairro em que ele era o BASE principal e nas faltas convertia os cestos todos de uma maneira característica que agora não se usa e tinha o nome de "cesto á padeiro". Não falhava nenhum.
      È um homem que deixa saudades
      Fernando AZENHA

      Eliminar
  7. Foi com muita tristeza que recebi esta triste noticia do Emilio. Á sua mulher filhos e netos e a toda a familia ,que tanto estimo,os nossos sinceros pêsames..
    Ana e Carlos

    ResponderEliminar
  8. Vai deixar muita saudade em todo o bairro pois era quase certo vê-lo por lá. Que descanse em paz. A toda a família sentidos pêsames

    ResponderEliminar
  9. Mais um Bom Amigo que vai para o outro lado.
    Temos todos que ir,mas, o raio da vida é assim.
    Os meus pêsames há família.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  10. Para a Família Rafael quero expressar a minha solidariedade neste momento tão triste, o Emílio terminou o seu sofrimento neste terra, que agora descanse em paz.
    Sentidos pêsames à sue esposa, filhos e netos.
    Ana Maria.

    ResponderEliminar
  11. Muitos jogos de Basquetebol em que participei foram arbitrados por ele quando eu jogava na Académica de Coimbra e mais tarde no união de Coimbra... Conhecia-o desde que sou gente... é mais um que vemos partir. Um abraço de condolências a toda a família

    ResponderEliminar
  12. Tomei agora conhecimento desta triste notícia e faço minhas as palavras de tristeza, saudade e condolências dedicadas à sua família mais próxima e tb a todos os seus familiares. Que encontre a Paz que todos desejamos para cada um de nós, qdo chegar a nossa hora. Abraço sentido .

    ResponderEliminar
  13. Paz para o Emílio e as minhas condolências a toda a família.

    ResponderEliminar
  14. O Emílio, para mim, será sempre recordado como um pai orgulhoso dos seus filhos, um marido super dedicado, um companheiro de conversa, um tio com uma cumplicidade incrível com todos os sobrinhos, um avô babado, um homem bom, sempre disponível para quem dele necessitasse e... e....
    Adeus Emílio, talvez nos encontremos um dia, por aí.

    ResponderEliminar
  15. Faz amanhã 29 anos, que um sobrinho do Emílio tirou a carta de condução e como qualquer miúdo tinha uma vontade incontrolável de nesse dia ter um carro para ir dar uma volta. Então pediu ao seu pai que na altura tinha um Toyota 1200 de matricula RT-60-26 e o pai ao seu jeito, disse não (que depois dava sempre em sim), o sobrinho do Emílio que não era nem é de modas,saiu da Rua Infante Santo e foi à Rua da Guiné pedir ao Tio Emílio o seu Fiat 128 para ir a Cantanhede à noite, ter com a sua namorada na altura.Claro que o Tiozão disse que sim, mas entretanto na Rua Infante Santo Santo soube-se desta demarche... conclusão, eu que até preferia ir de Fiat 128( tinha mais pinta) acabei por ir no Toyota 1200. Obrigado Tio e Pai.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Soube hoje desta história de família!
      Era isto mesmo, descreveste com toda a fidelidade e, emocionaste-me.

      Eliminar
    2. Já não me lembro deste episódio.Mas o Emilio dizer não?Não era com ele.Para mais para um sobrinho!!!
      Mas o Toyota também tinha pinta.Só que por vezes não tinha travões...Por iso foi substituido!

      Eliminar
  16. Os meus sentidos pêsames a toda a Família neste momento de tristeza.

    ResponderEliminar
  17. As minhas condolências à família na pessoa da Cristina Gomes, sua filha. Um abraço. V.R.

    ResponderEliminar
  18. Sou a enviar os nossos sentidos pêsames pelo vosso familiar.
    Um abraço
    Paulo Carranca e familia

    ResponderEliminar
  19. Bom dia Rafael,


    Sao 7 e meia desta manha de segunda. Estamos no leste de Taiwan em Halien e regressamos as 9 a Taipei para novamente apanharmos o comboio das 16h e irmos para Taischung mais a sul. Aqui viemos de taxi e temos chaufeur por nossa conta.


    Soube do falecimento do teu cunhado e gostaria de apresentar a toda a vossa familia, as nossas sinceras condolencias, pois nao o posso fazer diretamente no blogue
    Mais uma figura emblematica do nosso bairro que se vai. Assim e a vida.


    Estaremos de regresso a Paris no dia 21. A Colmar a 23. Isto de grandes passeios tambem cansa!


    Um bjinho a Celeste.
    Grande abraco para ti

    ResponderEliminar
  20. Ontem tinha dito à Celeste Maria que estaria presente na Missa de Corpo Presente!
    Por motivos alheios à minha vontade, que depois explicarei, não me vai ser possível acompanhar-vos!
    Para toda a Família, muito em especial para o Rafael, a Celeste Maria e Olinda, envio um beijinho grande de amizade, e os meus sentidos pêsames!!!! Que este vosso familiar, tenha o descanso eterno!
    Teresa Lousada

    ResponderEliminar
  21. Embora já tivesse apresentado as sentidas condolências à família, também não me foi possível estar presente na Missa de Corpo presente. Corrobora as palavras da Celeste Maria. O Emílio era um bom homem! Admirava a sua juventude. Os anos não passavam por ele! Cordato, simpático e sempre que nos encontrávamos...conversámos sobre o seu "segredo" : Qual era a sua" fonte de juventude" ? Respondia-me sempre:: - Simpatia a tua, meu amigo Zé Leitão !
    Que descanse em paz!

    José Leitão

    ResponderEliminar
  22. Embora já tivesse apresentado as sentidas condolências à família, também não me foi possível estar presente na Missa de Corpo presente. Faço também minhas, as palavras da Celeste Maria. O Emílio era um bom homem! Admirava a sua juventude. Os anos não passavam por ele! Cordato, simpático e sempre que nos encontrávamos...conversámos sobre o seu "segredo" : Qual era a sua" fonte de juventude" ? Respondia-me sempre:: - Simpatia a tua, meu amigo Zé Leitão !
    Que descanse em paz!

    José Leitão

    ResponderEliminar
  23. José António Teixeiranovembro 11, 2013 2:54 da tarde

    Os meus sentimentos à família!
    Lembro-me bem dele, dos tempos em que cresci e vivi no bairro!

    ResponderEliminar
  24. A todos quantos se associaram à nossa dor, o nosso reconhecimento!
    Um abraço sentido.

    ResponderEliminar
  25. Obrigada,Amigos!
    O nosso Emilio vai estar a acompanhar-nos e nós a ele com muita saudade.

    ResponderEliminar
  26. Tendo só agora tomado conhecimento, não quero deixar de expressar os meus sentidos pêsames ao Rafael, Celeste Maria , Olinda e restante família, pelo falecimento deste ente querido.
    Beijinhos a todos.

    ResponderEliminar
  27. Amigo Fernando:

    Cumpre-me enviar as minha sentidas condolências
    pelo falecimento de seu cunhado Emílio.

    Agradeço que este votos de pesar possam chegar por
    seu intermédio à Família direta que são a Esposa e Filhos.

    Deolindo Rodrigues

    ResponderEliminar
  28. Só hoje, e por este meio, tive conhecimento do falecimento do Emílio.
    Para ele, um tardio mas sentido desejo de que descanse em Paz.
    Para toda a Família, sentidas condolências..

    ResponderEliminar
  29. Em nome de toda a familia o nosso obrigado
    Um abraço

    ResponderEliminar
  30. SÓ SOUBE HOJE SOUBE DA MORTE DO EMÍLIO, NÃO SEI O QUE DIZER, MAS
    SINTO-ME SINCERAMENTE TRISRE. ACEITEM A MINHA AMIZADE PARA SEMPRE DA
    VOSSA AMIGA SINCERA. BJS. ROSINHA ADÃO

    ResponderEliminar