quinta-feira, 7 de novembro de 2013

SARDINHADA À MODA DA TROIKA ...

Vossas Senhorias, gostavam de comer duas dúzias de sardinhas assadas, não gostavam ? Pois, também eu! Mas a Troika manda dizer que o excesso de sardinhas pode provocar obesidade. Comam uma sardinha de aspecto tuberculoso e meia batata e já gozam. E gostavam de uma bela salada de tomate e pimentos, não gostavam? Pois, também eu! Mas  a Troika manda dizer que as saladas são dispensáveis e até podem provocar más digestões. E gostavam de um fio de azeite de fino paladar, regado abundantemente por cima das sardinhas, não gostavam? Pois, também eu! Mas a Troika manda dizer que é preciso eliminar as gorduras. E gostavam de um tintinho encorpado "Luis Pato" reserva de 97, não gostavam? Pois, também eu! Mas a Troika manda dizer que bebam "Água das Pedras". Sem Pedras. Porque a Troika manda dizer que as pedras podem fazer cálculos renais ...
Quito Pereira

36 comentários:

  1. Acredito mesmo que o teu almoço tenha sido só isso, ó Pinóquio!...

    ResponderEliminar
  2. Nem sequer comi a sardinha, só a meia batata hihihihi ( isto sou eu a chorar) ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Labrego! Danadito! Sacana!
      (se não houvesse um ginecologista sempre a passear por aqui o Lavacolhos, eu dizia-te)

      Eliminar
    2. Tenho muito por onde passear o lavacolhos, freguesia não me falta!
      Mas por aqui só agora peguei ao trabalho, não ás 4 da matina como diz o samaritano e escritor do Salgueiral, mas bem mais cedo, a tempo para evitar deslizes linguisticos e mal cheirosos da menina São Rosas. Já chega o cheiro da sardinha podre e da batata com moléstia!

      Eliminar
    3. Pois meu caro meio cidade meio campestre que agora vais pagar o tempo em que te empanturravas com uma pratada de batatas, pimentos, tomates, alfaces, cebolas boa broa e vinho que só se bebia à mesa do Rei, fosse do Pato ou "à Pautuá"(como acontecia na maior parte das patuscadas...)
      Mas desculpa lá e confessa: esta sardinha decrépita( escrita segundo o novo acordo ortográfico) acompanhada por aquela metade de batata "rachada" (o que é normal...), foi o que sobrou depois de já teres desapertado o cinto!
      E mais não digo!

      Eliminar
    4. Põe o Sonotone e liga-o para veres melhor a foto: aquilo foi o início, com o prato limpinho. No final, o prato ficou certamente todo cheio de lágrimas de fome e dor do Quitinho.

      Eliminar
    5. Rafa, pela marca do prato, percebe-se que foi gamado no restaurante do Benfica ...

      Eliminar
  3. Já ouvi umas coisas parecidas há muiiiiitos anos. Até diziam que trabalhar e poupar nã nã nã nã nãnãnã... Ai Jesus credo... abrenúncio.
    Parace-me que o Quito tem que emigrar para estes latos, pois estes médicos querem que se coma muita sardinha por terem OMEGA3 e aí, pelo que tenho visto e lido sobre o teu jejum, não me parece que te safes.
    O único problema é que se importam sardinhas de Marrocas e também umas que pensamos que sejam portuguesas. Sei lá por onde é que elas já andaram...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha Chico! Batata e sardinha é o que vês. Mas olha a marca do prato!
      Depois de bem lavado da patuscada apresenta este aspecto "para impressionar" a Tróica"
      Como se eles se impressionassem com isso.Nem com meia sardinha e meia batata!

      Eliminar
    2. Chico, já estou a fazer as malas. Vou estar 3 meses em tua casa a comer à tua pala, sardinha Canadiana ...de Matosinhos ...

      Eliminar
  4. Na próxima vez que vieres cá a casa terei que te lembrar do que diz a Troika…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá-lhe, Quito, dá-lhe.
      Ainda há à venda óleo de fígado de bacalhau?

      Eliminar
    2. Já só vendo óleo de figado, Sãozita. A Toika proíbiu o bacalhau ...

      Eliminar
    3. Bebo um copo de água da torneira e já gozo, Alfredo ...

      Eliminar
    4. Sorte nossa se ainda temos fígado!

      Eliminar
  5. Ainda chegaremos aos tempos em que uma sardinha dava para quatro!
    Comeste uma? Grande lambão!

    Quando fores a Azurva comerás uma asa de frango e vais com sorte.

    ResponderEliminar
  6. Ando a dieta,quando a dita é da boa (como deve ser) vai meia-dúzia que segundo creio ainda são 6,pois com as peixeiras eram 7, quando as vendiam de porta a porta.

    ResponderEliminar
  7. Muita sorte tens tu...
    Aqui na Ericeira o piteu chama-se peixe podre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até que enfim que aparece um advogado para me defender destes algozes ...

      Eliminar
    2. Essa é boa! Tu é que nos algozas!

      Eliminar
  8. Quem é a Troika?
    Não conheço e que se lixe...
    Ainda os hei-de a ver escolher comida nos contentores e nós,aos Domingos vamos comendo como uns Senhores.
    Não lhes ligues Quito! Enche-te "da bela sardinha fresquinha"..."ó freguês quantas quer'"...e vinho tinto "2 jarros chegam?"
    Vou dormir cheia de fome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Olindita. Lamento que vás para a cama com a barriga a dar horas ...

      Eliminar
  9. Chega aqui um homem de manhãzinha, exausto de tanto descansar, para ler alguns comentários belicosos contra a minha pessoa. De labrego a sacana, chamaram-me de tudo, só porque eu me atrevi a comer meia batata rançosa, uma vez que o Senhor Dom Rafael apanhou-me distraído e comeu a sardinha com aspecto "low cost", aliás como é costume. Já um cidadão não pode dizer bem daquele simpático trio que às vezes aparece por aí a lixar a malta e que é adorado pelos portugueses. Bem, com isto tudo, adeus frango de caril na Azurva (... prontos, lá vou eu chorar outra vez ... hihihihiihihihi) ...

    ResponderEliminar
  10. Pois, a Troika quer que poupemos pra eles comerem à fartazana! Vamos poupar na sardinha daqui até lá para Junho ou Julho. Ih ih ih ih!

    ResponderEliminar
  11. Oh Quito, muito me ri mais o Manel com este teu lindo texto. Realmente, agora sem riso, futuramente teremos que encolher o tamanho dos pratos para parecer que estamos com o prato cheio. Graças a Deus ainda podemos falar sorrindo. Esperemos que a fome não bata à porta de muito mais gente.
    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  12. Bolas para as troikas que nem sardinhas nos deixam comer. Resta-nos o texto do Quito para nos consolar

    ResponderEliminar
  13. Quito, diverti-me com o teu texto. Fizeste-me sorrir o que, nos dias de hoje, não é fácil.
    Alguns dos comentários alargaram o meu sorriso.
    A todos, obrigado.

    ResponderEliminar
  14. Fico contente por o Quito te ter feito alargar o sorriso!
    Então meu caro, como é que é...os meus dias também não têm sido fáceis, mas temos que fazer como os jogadores de futebol quando empregam aquela frase que resolve tudo: "temos que levantar a cabeça!"
    Penso que estás a pensar que é a cabeça de pôr o chapéu...Mas não! Essa anda sempre porreira...Né verdade? Então que precisas mais? Vamos sorrir!

    ResponderEliminar
  15. Aceitamos os abraços...embora a batata e a sardinha já estarem "intragáveis"!!!Carago!

    ResponderEliminar