É sempre triste ver desaparecer um imponente edifício que na sua época marcou, quer por a sua capacidade empeendedora, quer pela capacidade que teve de dar emprego a dezenas de pessoas, desaparecer num ápice, devorado pelas chamas!!! Bem sei que, pelo menos exteriormente e aparentemente, só já existiam paredes, penso que dentro já pouco teria, o que me leva a pensar qual seria o motivo para que tal acidente acontecesse!!!! Soube hoje que segundo parece, haveria um projecto para a construção de um Hotel...Outro??? Se assim fosse, ficariam 3 Hoteis num raio curtíssimo entre eles...Pergunto-me, precisará Coimbra de tantos alojamentos, quando tem carências tão grandes de tantas outras coisas?! Não sei porquê, mas há qualquer coisa que me está a escapar nesta "tragédia"!!!!
Sempre que há um incêndio, que, pela sua natureza, é a maior parte das vezes de origem não completamente explicada,fica-se sempre a pensar se haveria ocultos interesses que com ele poderiam ficar favorecidos.
Completamente desconhecedor dos condicionalismos urbanísticos daquela zona da cidade ou até mesmo de condicionalismos arquitectónicos relacionados com este edifício que foi marcante na cidade, não consigo pronunciar-me.
O final já habitual de muitos imóveis...a tal "coisa"!!! Conheci bem esta fábrica no seu pleno,a partir de 65,quando iniciei a minha profissão...e já "foram" todas!Impressionante.
Duas boas fotos que mostram bem a intensidade do incêndio! Mais um grande incêndio em Coimbra este sem consequências funestas! fica sempre a incerteza quanto à maneira como surgiu o fogo num edificio há muitos anos abandonado! Talvez agora seja mais fácil requalificar aquela zona...e mais rápido a construção de mais um hotel... Talvez! Certo é que tal como estava a ninguém servia!
Dom Castelão: As ruínas,a degradação,o abandono... A isto se resume a parte velha da cidade que,eventualmente,a ninguém serve. Requalificação?! Não acredito. Acredito que há muitos metros quadrados para arder,se não ruirem antes.
Embora de longe, assisti ao lavrar das chamas. Assustador! Felizmente, tudo não passou do nada. Como já vi referido, depois da morte a cremação. Vamos ver quem aproveita a cinzas...
É sempre triste ver desaparecer um imponente edifício que na sua época marcou, quer por a sua capacidade empeendedora, quer pela capacidade que teve de dar emprego a dezenas de pessoas, desaparecer num ápice, devorado pelas chamas!!!
ResponderEliminarBem sei que, pelo menos exteriormente e aparentemente, só já existiam paredes, penso que dentro já pouco teria, o que me leva a pensar qual seria o motivo para que tal acidente acontecesse!!!!
Soube hoje que segundo parece, haveria um projecto
para a construção de um Hotel...Outro??? Se assim fosse, ficariam 3 Hoteis num raio curtíssimo entre eles...Pergunto-me, precisará Coimbra de tantos alojamentos, quando tem carências tão grandes de tantas outras coisas?!
Não sei porquê, mas há qualquer coisa que me está a escapar nesta "tragédia"!!!!
Sempre que há um incêndio, que, pela sua natureza, é a maior parte das vezes de origem não completamente explicada,fica-se sempre a pensar se haveria ocultos interesses que com ele poderiam ficar favorecidos.
ResponderEliminarCompletamente desconhecedor dos condicionalismos urbanísticos daquela zona da cidade ou até mesmo de condicionalismos arquitectónicos relacionados com este edifício que foi marcante na cidade, não consigo pronunciar-me.
Mas fico sempre com a pulga atrás da orelha...
Carlitos, estás muito pessimista!
ResponderEliminarPoderíamos viver sem IDEAL?
Estas situações trazem quase sempre água no bico!
O final já habitual de muitos imóveis...a tal
ResponderEliminar"coisa"!!!
Conheci bem esta fábrica no seu pleno,a partir
de 65,quando iniciei a minha profissão...e já "foram" todas!Impressionante.
Duas boas fotos que mostram bem a intensidade do incêndio!
ResponderEliminarMais um grande incêndio em Coimbra este sem consequências funestas!
fica sempre a incerteza quanto à maneira como surgiu o fogo num edificio há muitos anos abandonado!
Talvez agora seja mais fácil requalificar aquela zona...e mais rápido a construção de mais um hotel...
Talvez!
Certo é que tal como estava a ninguém servia!
Dom Castelão:
ResponderEliminarAs ruínas,a degradação,o abandono...
A isto se resume a parte velha da cidade que,eventualmente,a ninguém serve.
Requalificação?!
Não acredito.
Acredito que há muitos metros quadrados para arder,se não ruirem antes.
Magnífica a fotografia! Que inveja! Parabéns.
ResponderEliminarBela fotografia, horrível o incêndio!
ResponderEliminarFelizmente não houve vítimas...
Embora de longe, assisti ao lavrar das chamas.
ResponderEliminarAssustador!
Felizmente, tudo não passou do nada.
Como já vi referido, depois da morte a cremação.
Vamos ver quem aproveita a cinzas...
Boa foto.