terça-feira, 15 de março de 2011

S O M B R A

No estacionamento.

10 comentários:

  1. Não sou grande defensor de graffiti's, quando eles desfeiam a cidade, por manifesta falta de qualidade e/ou imaginação.
    Não é o caso deste que é um autêntico mural digno de artistas de renome.

    ResponderEliminar
  2. Rui Felício

    Esta fotografia se tirada do blogue e amplianda mostra-nos uma boa obra de arte. O único problema é que nunca a consegui apanhar com o sol. Neste caso até se vêm os raios solares, só ameaças.

    Há por aqui imensos tipos de grafitismo pois alguns indicam-nos lojas de frutas, supermercados, padarias, oficinas de raparações de automóveis, parques de estacinalmento, infantários, etc, assim como outros tipos de murais. Também há do grafitismo primitivo que tem tendência a desaparecer pois permitiram-lhes desenvolver a sua arte. O que veio logo a seguir com letras grandes, arredondadas, largas e que foi a grande revolução neste campo, começam a desenvolverem-se e a originarem obras como esta. Todos eles têm a particularidade de um dia se apresentarem diante de nós sem esperarmos.

    ResponderEliminar
  3. Por acaso, este mural não o vi quando visitei Montreal, mas tenho fotografias de outros e comcordo, são todos autênticas obras de arte.

    ResponderEliminar
  4. Alfredo Moreirinhas

    Montreal tem imensos murais, muitos dos quais são rotativos, o que não é este o caso. Variam com muita facilidade e tanto aparecem novos aonde menos se espera, como desaparecem os que existiam. Comigo acontece o mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Chico Torreira,
    Não te preocupes. Com sol ou sem sol é uma obra de arte.
    Por cá também foi possível ver algumas, no pós 25 de Abril. Muitos artistas plásticos espalharam a sua arte em excelentes painéis de rua, aproveitando a liberdade que até aí lhes era recusada.
    Não confundamos com os actuais "borradores" de paredes que entendem a liberdade como libertinagem irresponsável.
    Mas olha que me parece que, por aí, também há uns "borradores". Será que estou a ver mal ou, mesmo ao lado desse painel maravilhoso, em frente aos carros estacionados, houve alguém que se encarregou de "borrar" a pintura?...
    Enfim, é caso para dizer, há de tudo em todo o lado.

    ResponderEliminar
  6. Gosto e apoio este tipo de graffis.
    Estes têm arte e enquadram-se bem nos locais onde são feitos!
    Desgraçadamente há muitos sem qualidade que não passam de borrões sem nexo!

    ResponderEliminar
  7. Carlos Viana

    Por aqui há borradores e muito pior, nem calculas. Os borradores a que te referes nesta fotografia, que se a ampliaste verás que não têm nada a ver com o grafitismo ou outro tipo de pintura, até têm uma certa "consciência cívica": borrataram a porta e não a obra de arte. Por sinal, é raro estragarem um mural. Ora diz lá que cá não há civismo...
    Por outro lado são muito pessoas muito concentradas. Vão fazer o mesmo para as carruagens dos caminhos de ferro e a concentração é tão grande que nem vêm vir outro comboio! Não digo mais.

    ResponderEliminar
  8. Rafael

    Antes de os suportarem e agora os louvarem, mantinham-os na marginalidade. O resultado era o mesmo a que se refere com todos os problemas inerentes de dar insegurança a quem passava, especialmente de noite. Para minha admiração eram pessoas com vida feita, pois tinham que comprar autênticos armazens de sprays e andavam em bons carros. Há no entanto vários tipos de grafitismo, alguns autênticas obras de arte e que não têm nada a ver com estes paineis mas que nem todos os admiram. Aqui valorizaram muito estes artistas assim como a mínima coisa que uma pessoa faça. No ano passado estiveram em Montreal trinta e dois artistas convidados de vários países, a fazerem o tal grafitismo na que é considerada a rua principal desta cidade: St-Laurent. Hei-de publicá-los no meu blogue pois estou crente que não serão do gosto geral e quem quizer ver é só lá ir dando uma espreitadela.

    ResponderEliminar