domingo, 27 de março de 2011

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA

O Losango mais belo do mundo
O Losango
Agitamos bandeiras, enrolamos cachecóis ao pescoço, pomos bonés na cabeça, usamos alfinetes e pin’s na lapela, vestimos camisolas com ele colado ao coração, ou seja com o emblema da Académica.
Mas qual é a sua história?
O seu criador foi o
Dr. Fernando Ferreira Pimentel, que conta assim no excelente livro “A ACADÉMICA”, como surgiu este emblema:
...em 1927/1928, sendo então directores da Associação Académica, Jaime Afreixo, Bento Caldas, A. Abrantes, João Cunha, Leão Ramos Ascensão, Herculano da Silva Pinto e Armando Sampaio, este como director desportivo, surgiu o actual distintivo".
Por essa época eu desenhava, ou antes, rabiscava alguns bonecos e o Armando Sampaio, conhecedor da minha mania do lápis, lembrou-se da minha pessoa para desenhar um emblema para a Associação Académica.
Animado pelo furor académico que sempre entusiasmava a rapaziada do meu tempo pus mão à obra e , com aquela inspiração que pelo menos uma vez na vida nos bate à porta e nos transforma em “génios”..., o distintivo surgiu num ápice.
Não sei o que sucedeu depois e como aquilo foi, pois nunca me disseram palavras a lisonjear a minha obra, nem sei se nos bastidores da Associação Académica houve palavras de desaprovação ao meu trabalho; o que sei é que o meu desenho foi enviado para Paris por intermédio da Revista Desportiva “Sporting” de onde veio a 1ª remessa ao preço de 1$00 cada.
A Associação Académica vendeu-os a 5$00 o exemplar fazendo com isso uma excelente operação.
Bons tempos!
E foi assim que nasceu este “mais belo losango do mundo"

Neves, AJ - Voz do Seven

1 comentário:

  1. Muito oportuna esta postagem!
    Mais um incentivo para todos nós mais logo lá estarmos no Estádio!

    ResponderEliminar