quinta-feira, 2 de setembro de 2010
SANTIAGO DE COMPOSTELA I
Este ano por feliz coincidência passei o dia de meu aniversário em Santiago de Compostela, capital da Região Autónoma da Galiza, região de múltiplos encantos.
Cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca é acima de tudo uma urbe monumental, declarada pela Unesco Património da Humanidade e meta de peregrinações.
2010 Ano Jacobeu – Santiago de Compostela teve o seu primeiro Ano Santo em 1112. Mais tarde o Papa Alexandre III decretou a sua perpetuidade, estabelecendo que sempre que num ano o dia de Santiago, 25 de Julho, coincidisse com um domingo esse seria declarado ano santo (os próximos serão em 2021 e 2027). É corrente referir-se aos anos santos de Santiago como Anos Santos Jacobeus.
Ano Jacobeu, não é só um ano de grandes peregrinações e festa religiosa, mas também representa a possibilidade de incremento económico da cidade e da região pela atracção que muitos espectáculos e acções culturais proporcionam.
A cidade enche-se de milhares de forasteiros de todo o mundo e por todo o lado há um ambiente de animação e festa com diversos eventos pelas ruas.
Os restaurantes enchem-se de turistas para degustarem a boa e saborosa cozinha galega onde se destaca o pulpo a la gallega, os berberechos, almejas, calamares e muitas outras especialidades regadas pelo apreciado vinho ribeiro ou albariño.
Abílio
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
É uma cidade diferente de todas as outras cidades espanholas. Caminhar pelo seu casco histórico e deixar a água crescer na boca ao olhar as montras dos restaurantes carregados de variados mariscos é imagem que fica gravada e que se repete sempre que lá voltamos..
ResponderEliminarTambém já passei o dia 25 de Julho, mas foi por mero acaso! Nem sabia das festas e fiquei encantado. Foi onde comi a melhor paelha marinera, de todas as que já comi em Espanha. Como diz o Rui, o marisco é uma maravilha e mais barato do que em Portugal.
ResponderEliminarA alegria que se vivia nas ruas, ficará sempre na minha memória.
Oportuno este relembrar do Abilio da bela Santiago. Gostámos do Mosteiro e achámos interessante o "abraço" tradicional que se dá ao Santo. O povo espanhol, na sua maioria é muito religioso. Vimos romeiros com os seus trajes, e ainda hoje recordo uma jovem que chorava copiosamente em frente do mosteiro. O grupo vinha com um aspecto cansado, pelo que presumo que viriam de longe. Visitámos a cidade num pequeno comboio turistico, afinal a forma de não nos fatigarmos e de obtermos por um guia algumas informações. Obrigado Abilio pela lembrança ...
ResponderEliminarOLÈ, OLÉ caro ABILIO!!!
ResponderEliminarSantiago de Compostela é realmente uma maravilha!
E na Catedral dá sorte bater com a cabeça nas colunas ... era pelo menos assim há muitos muitos anos...
E ue tal te soube " pulpo a la galega" com u bom"abarinõ"?
Uma peregrinação pelos caminhos de Santiago foi um bom presente de aniversário.
ResponderEliminarA primeira vez que lá fui,há muitos anos,também me emocionei com o ambiente de magestosidade e beleza.
Boa Abílio, boas fotos.
ResponderEliminarUm Abraço.
Tonito.