O Botafumeiro - Icon de Santiago de Compostela é talvez o mais emblemático e apreciado.
É o incensário mais grande do mundo. Pesa 80 quilos e mede 1,60 metros de altura. Começou a ser usado no século XIV para as grandes solenidades e como libertador dos suores e maus cheiros dos esforçados peregrinos. Feito em latão prateado, constitui um espectáculo vê-lo subir até ao tecto das naves do cruzeiro com o esforço de vários homens, os tiraboleiros.
Para assistir ao espectáculo do botafumeiro, inserido na missa do meio dia de domingo, formam-se enormes bichas, a catedral enche, e muitos são impedidos de entrar por motivos de segurança.
Quem assiste jamais esquecerá este espectáculo único e grandioso.
Abílio
Abilio
ResponderEliminarTive a oportunidade de ver o incensário e na realidade é enorme. Não vi a cerimónia a que aludes, mas dizem os habitantes que é um momento único para romeiros e crentes. É um acto litúrgico com grande carga emocional. Tive pena de não assistir. Noutro âmbito, recordar o magnifíco hotel que se encontra no largo do mosteiro, onde para pernoitar e tomar o pequeno almoço se deixa lá a camisa. É óbvio que estou a falar pelo que me informaram. Tive a oportunidade de entrar e ver uma mostra de pintura de autor espanhol. Naquele hotel, costumam pernoitar or reis de Espanha ...
Bom trabalho de reportagen. Foi muito agradável ver este vídeo para recordar uma cerimónia que vi há anos!
ResponderEliminarAgradeço-te Abílio e o bolinho de aniversário, com a vela bem iluminada, devia estar uma delícia.