Mostrar mensagens com a etiqueta Recordações. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Recordações. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 13 de setembro de 2016

O ARAUTO

O ARAUTO
 O regresso às aulas trouxe-me uma recordação: Quando eu andava aí pelos meus 10 ou 11 anos e vivia na Praça I (hoje praça de Ceuta do Bairro Norton de Matos) tinha um grande amigo que estava frequentemente na casa que ficava junto à minha; era o “Julito” , o Júlio Campante, miúdo um ou dois anos mais velho do que eu, que vinha muito para casa da sua tia, na praça.
Era um miúdo diferente…um pouco obeso, não gostava de corridas nem de bola, gostava de ler e desenhar, desenhava muito bem. Os meus pais gostavam dele, pois achavam que ele era uma companhia segura, não era miúdo para me levar a fazer asneiras nem para longe de casa. Comia muitas vezes em minha casa…éramos mesmo muito amigos, muito cúmplices nas nossas brincadeiras. Como o meu pai era jornalista e contava em casa as suas reportagens, as notícias, etc, o Julito admirava o meu pai e a sua profissão. Então decidimos começar uma carreira jornalística e fundar um jornal ali na praça. Demos-lhe o nome de “O ARAUTO”. Era feito a esferográfica e a lápis de cor, tinha duas páginas, saía semanalmente e, para além das notícias dali da praça e da rua adjacente (Rua Infante Santo) o Julito , na última página tinha uma aventura em banda desenhada, que era uma delícia… Fazíamos uma “tiragem” de 5 exemplares , todos feitos igualzinho um a um…vendíamos ali na vizinhança a cinco tostões e tínhamos uma receita de 25 tostões que dava lucro! Depois, foi cada um para seu lado e eu perdi o contacto com o Julito. Há uns anos o Julito apareceu no Hospital gravemente doente e veio a falecer no meu serviço. Ainda deu para , comovidamente, recordarmos o Arauto. Há cerca de 2 anos, quando integrei o Movimento pelos Cidadãos de Coimbra, conheci uma jovem simpatiquíssima que era a Isabel Campante , é sobrinha do Julito, filha do irmão Fernando que foi jornalista do DC e que faleceu em 84...e, a Isabel...é Jornalista! Um grande abraço, Isabel. 
Rui Pato
 ( foto de Rocha Pato.)

domingo, 4 de setembro de 2016

O saudoso Abílio em 1961, numa foto do grupo «Os Tigres»

«Os Tigres» no Café Nicola, em 4 de Fevereiro de 1961.
Foto e texto do blog Penedo d@ Saudade.


"De 1960 a 1962 foi a era dos Tigres. Com Abílio Soares no contrabaixo e Zé Carlos Nascimento Costa na bateria, tinham como pianista Amândio Cruz, como acordeonista António Oliveira Santos e, na guitarra eléctrica, o Frias, que tocava o Guitar Boogie como ninguém mais em Coimbra. Curiosamente, o Frias, que conheci agarrado à guitarra eléctrica, viria depois a abraçar a guitarra de Coimbra, ficando mais conhecido por Frias Gonçalves.
Na foto, os Tigres no Café Nicola em 4/2/1961. A partir da esquerda: Abílio Soares, Aroso (técnico de som), António Oliveira Santos, Amândio Cruz, Frias e Nascimento Costa."

"[Em] 1962/63, apareceram os Beatniks, conjunto que não terá durado mais do que um ano. Nele tocaram o Rui Ferraz ao piano, o Abílio Soares (ex-Tigres) no contrabaixo, o Maia de Carvalho na bateria e, na viola, nada mais nada menos do que o Rui Pato, mais conhecido por ter acompanhado Zeca Afonso durante largos anos mas que não deixou de fazer, também ele, uma perninha nos conjuntos de baile."

José Veloso
Blog «Penedo da Saudade»


sexta-feira, 1 de abril de 2016

PRECIOSIDADES DO MEU BAÚ

O meu primeiro carro e a minha última mulher!

Foto de: Alfredo Moreirinhas
* * *