sábado, 28 de fevereiro de 2015

Corridas de canoa

Teve lugar no passado fim de semana as habituais corridas de canoa de Montreal no rio St-Laurent, a contarem para o circuito do Quebec. Se bem que houvesse smog, foi uma tarde bem passada que nos permitiu ver o esforço e a perícia dos concorrentes em prova.
A partida foi dada da aldeia pescatória de inverno criada no Velho Porto de Montreal.

Últimos momentos antes da partida.

Três esquipas que me chamaram a atenção.
    Equipa Quebecor: médias.Equipa da polícia da cidade
do Quebec.
Equipa dos advogados.
Ao que leva o esforço: beber água no meio de tanta água e a menos quinze graus centígrados.
   Abstracta ao que se
   passa à volta e a ouvir
   música  do seu  Ipod, a
   jovem  de  branco  faz
   a sua manutenção
   diária.
Os inactivos,
aquecem-se.
A equipa Archibald-Le
Courreur Nordique da
classe Elite Feminina,  
 comemorando a vitória.
Remando contra a corrente.

19 comentários:

  1. "Jiiiisuuuiiisss". Quanto frio!
    Por aqui nossos ribeirinhos - navegam com suas canoas, como meio de transporte nos rios da Amazônia, gente corajosa e guerreira - iriam sentir dificuldade em remar em águas tão geladas, até porque a extensão dos nossos rios são imensas. Por aqui eles de locomovem em canoas como se estivessem a pedalar uma bicicleta.
    Bons dias por aí!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito plenamente. Se bem que neste caso tenhamos o efeito da teleobjectiva, muitos caudais daí são muito mais largos. Aqui o que são é profundos e com muita corrente.O que há aqui muito grandes, são os lagos. Este rio nasce nos grande lagos junto aos EU, passeia-se por estes lados e vai desaguar ao norte no Atlântico. É nele que navegam os barcos de grande porte que vão até ao norte interior dos EU, incluindo os petroleiros. Quando o inverno é forte, lá passam os quebra-gêlos para que a economia não pare. Mais para o norte está gelado e aqui, por vezes também. Estes canoístas são corajosos, gostam da adrenalina mas não têm nada de guerreiros. Querem-se divertir. Estas Gentes tiram o máximo de rendimento dos diferentes desportos de inverno.
      Noutros tempos é que as pessoas atravessavam o rio de canoa para virem ao médico e fazer certas compras a Montreal. Anteriormente, era mais simples: atravessavam-no a pé de inverno pois estava todo gelado. O aquecimento do planeta já começou há muitos anos.

      Eliminar
    2. Nota: Aonde se lê teleobjectiva, leia-se: zoom.

      Eliminar
  2. As imagens são lindas e as fotos muito boas e bem comentadas, sem dúvida. Mas já conheces a miminha averversão ao frifrio. Que popoporra, já tou a tretretremer. Brrrrrrrrrrrrrrrr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção, isto não é gaguez. É a bater o dente.

      Eliminar
    2. É verdade, Carlos Viana. Vai pondo as barbas de molho porque tanto neste dia como ontem pensei muito em ti. Brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.

      Eliminar
    3. Já que falei em Brrrrrrrrrrrrrrrrr, aqui vai outra. Já teve lugar o grande desafio ciclista de inverno desta cidade e ontem teve lugar a travessia em bicicleta do lago St. Jean com os seus 43x24kms completamente gelados. A profundidade vai até 63 mts.
      Faz-se bem pois as bicicletas têm rodas grossíssimas ou então cardadas. Fiquei admirado, foi de ver à partida monociclos mas eles lá iam a pedalar na sua rodinha. Brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.

      Eliminar
  3. Mesmo com o smog não faltaste a estas corridas de canoas e pelo que dizes bem apetrechado com teleobjectiva. Boa reportagem excelentes fotos...mas faz arrepair só de ver...e então beber água quando a temperatura está em 15º graus negativos.Não seria melhor um bagacinho, ou é proibido?
    Pois olha e para te divertires até porque podes ver coisas de verdadeiro artesanato....aqui no mondego também entrei numa descida do mondego e não penses que foi pera doce...Foi em kaiakes!!!! no" 8º Aniversário da AfundaSão" Começamos lá para os lados de Penacova até à praia fluvial do Zorro-perto da portela.
    KAIAKESMondego

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tá bem São Rosas não é o 8º Encontro "FOI O 9º ENCONTRO"

      Eliminar
    2. Se a São Rosas viesse ler isto, chumbava-te. Ou, pelo menos, levava-te à oral.

      Eliminar
    3. Primeiro: também duplicaste....mas apagasteAh!Ah!Ah!
      Segundo:explica porque a São Rosa se lesse, mw chumbava.Levar à oral ainda é o menos!!
      Se mal...apaga-se!

      Eliminar
    4. O smog nós não notávamos. A máquina é que não deixa passar nada e teve efeito nas fotos. Foram fotos às cegas pois os óculos fotogreys reagem às radiações solares espelhadas na neve, mesmo sem sol e com smog. Estavam tão escuros, que não via a luz do quadrante da máquina. A da teleobjectiva, até estava com piada. Obrigado e já foi rectificado.
      Beber água a -15º, tem o seu saber. Pela experiência da bicicleta a água junto à parede da garrafa, está congelada. Para uma pessoa que vai muito quente e a transpirar, o "sumo" do meio cai tão bem!!!!
      Gostei ver a vossa descida em Kayaques mas adorei muito mais a alegria contagiante dessa juventude. Finalmente, tive o prazer de ficar a conhecer a São Rosas. É muito elegante. O Rafael está vestido mesmo a preceito; isso é que é boa disposição. Até dava para ter estado presente na noite que ontem vivi na baixa: foi a noite "Branca de Montreal". O metro trabalhou toda a noite assim como o Museu de Arte Contemporânea, aonde as entradas foram gratuitas toda a noite. As lojas e divertimentos, não fecharam. Como eram grandes espaços, mesmo com os milhares de pessoas que lá andavam, pude andar no meio sem ser tocado.

      Eliminar
    5. Não! O Paulo Moura por vezes faz mal juizo da São Rosas!!!

      Eliminar
    6. Não dupliquei. Tinha posto como comentário geral, quando queria pôr como resposta ao teu comentário. Toma!
      E tomámos também mais um empate da Académica.

      Eliminar
    7. Do que agora escreveste só percebi que a Académica empatou!
      Toma!

      Eliminar
    8. Eu explico, que tu a mim entendes, fofinho.
      Se tu clicas em "adicionar comentário", o que comentares fica publicado no fundo da lista de comentários, certo?
      Se queres responder a um comentário já publicado, clicas em "responder". Nesse caso, o teu comentário fica a seguir a esse comentário e não ao fundo da lista de comentários.
      Tomaste?

      Eliminar
    9. Esta ATÉ EU tinha percebido , heheheheheheheh
      Vê se pões os sonotones para perceberes o Paulo Moura. A Sãozita percebes tu !|

      Eliminar