sexta-feira, 4 de novembro de 2022

E DA NOITE SE FEZ DIA-TEXTO DE. Por RUI FELÍCIO

 


E DA NOITE SE FEZ DIA...


Passadas décadas, ainda hoje tenho vivas as emoções daquela noite.

Deitado no chão em cima de um colchão usado, num quarto ainda sem móveis, mirava cada detalhe da nova casa, com a ajuda da luz crua de um luar de verão, que se derramava através da janela aberta...

A insónia e o coração apertado pela novidade mantinham-me acordado.. Só alta madrugada o sono me venceu.

A mudança do mobiliário ainda não tinha sido feita completamente, mas nem por isso os meus pais quiseram esperar para inaugurar a casa.

Tinha acabado de fazer a primeira classe na escola da Rua dos Combatentes, pela mão sábia e amiga da Professora D. Olímpia.

Tinha vivido durante pouco mais de um ano, ali perto, na Casa Branca, em casa alugada, enquanto esperávamos pela atribuição da casa nova.

Foi a minha primeira noite no Bairro. Estava eufórico por ter umas escadas interiores para subir e descer num vai vem frenético de criança. E que lindos eram os arbustos que delimitavam o jardim e o quintal! Parecia-me tão grande, esse quintal!

Na manhã seguinte iria encontrar-me com alguns colegas da escola que também tinham ido viver para o Bairro. Já congeminava as brincadeiras que com eles ia partilhar, ansioso pelo nascimento do sol para os procurar...

As ruas do bairro, que hoje me parecem estreitas, achava-as eu, naquela altura, verdadeiras avenidas, especialmente as ruas A e F!

E como me pareciam grandes as praças com árvores e relva, que aliviavam o conglomerado de casas, abrindo-se inesperadamente a quem percorria o reticulado das ruas...

Os arbustos que tanto me encantavam, foram sendo, com o passar dos anos, em grande parte substituídos por muros de cimento, as bonitas, mas pouco resistentes persianas de madeira, por estores de alumínio, os quintais foram sendo ocupados com anexos ou com garagens e as ruas então quase desertas, estão hoje invadidas por dezenas de carros encostados aos passeios.

O progresso tem os seus custos...

Praticamente não tinha tido amigos antes de vir para Coimbra. Vivi os meus primeiros anos num andar em Lisboa, de que raramente saía, a não ser para ir ao domingo com o meu pai, ao Café das Pretas na Feira Popular, ou andar nos barcos do lago do Campo Grande, ou ir ver os aviões no aeroporto.

Coimbra e o Bairro foram a minha libertação, o encontro com dezenas de miúdos da minha idade, a aprendizagem de brincadeiras que nunca antes tinha experimentado.

Aquela inesquecível noite foi o prelúdio de uma infância feliz e, mais tarde, de uma adolescência que já tinha cimentado as amizades e que começou a descobrir os horizontes do amor.

Com o Bairro sempre como cenário.

A escuridão daquela noite foi sendo substituída pela luz intensa do dia...

Que me foi revelando as coisas boas da vida. E as menos boas também...

Ai se aquelas ruas falassem...


Rui Felício


Sem comentários:

Enviar um comentário