30-09-1960
Nesta data especial...
"Encontro de Gerações" deseja
MUITAS FELICIDADES!
Os Putos (M/F) [do Bairro]
XANI
21-09-1949
Nesta data especial...
"Encontro de Gerações" deseja
MUITAS FELICIDADES!
PARABÉNS!
A MONARQUIA EM COIMBRA
Na Travessa do Ponto e Virgula, empoleirada no píncaro do morro que a natureza plantou entre a Rua Visconde da Luz e a Rua Ferreira Borges, estava a casa apalaçada de mais de vinte divisões onde vivia o Barão do Calhabé, numas exíguas águas furtadas, dono e senhor de extensas herdades entre o Tovim e os Arcos do Jardim.
Falecido há mais de dez anos, vivia o Barão, desde então, num completo desassossego porque o seu titulo nobiliárquico e os bens inerentes, só podiam ser transmitidos à filha mais velha que ainda estava por nascer e só depois do seu casamento.
A sua irmã mais nova, já casada, a tais pergaminhos não tinha direito por herança, por decreto real do Rei de Portugal que havia de nascer 50 anos depois.
Das profundezas da sua tumba, no cemitério da Conchada, mandou proclamar éditos para que se apresentassem candidatos à mão da tal filha mais velha.
Apareceu um jovem, falecido há dezenas de anos, apresentando os seus atributos. Era um esqueleto bem conservado, onde balançavam três braços musculosos.
Por falta de concorrência, o Barão aceitou de imediato a sua candidatura à mão da filha mais velha que havia de nascer.
Ela gostou logo dele, por ter um braço a menos que os quatro das pessoas normais, facto que a libertaria de trabalho quando tivesse que lhe passar as camisas a ferro.
Ao invés, o pretendente não vivo, começou a desfazer nela por ser uma mulher já demasiado idosa e ainda não nascida.
O casamento não se consumou, a filha mais velha do Barão ainda demorou mais cem anos a nascer e morreu de nova, sempre divorciada, duzentos anos depois.
O Barão exigiu ser exumado e mandou que lhe fosse feito um funeral com pompa e circunstância logo que voltasse a nascer.
O titulo nobiliárquico caducou, os bens inerentes foram confiscados a favor do bairro da Solum e a designação Calhabé foi substituída por S. José.
Rui Felício
NB: Não, não estou louco. Vou a caminho…
17-09-1963
Nesta data especial....
"Encontro de Gerações" deseja
MUITAS FELICIDADES!
PARABÉNS!
TÓ MANÉ QUARESMA
13-09-1945
Nesta data especial...
"Encontro de Gerações" deseja
MUITAS FELICIDADES!
PARABÉNS!
12-09-1951
Nesta data especial...
"Encontro de Gerações" deseja
MUITAS FELICIDADES!
PARABÉNS!
12-09-1950
Nesta data especial...
"Encontro de Gerações" deseja
MUITAS FELICIDADES!
PARABÉNS!
Olá, queridos amigos deste Blog!
Fonte: Internet |
Como estão, nesse Verão europeu? 💓
Por estas plagas, diferentemente de outras regiões brasileiras, a percepção das estações climáticas na Amazônia é peculiar.
Apesar de ser considerado Inverno em todo Hemisfério Sul - entre os meses de Julho e Setembro - a Região Amazônica vive o período mais quente do ano, conhecido como "verão amazônico".
Temos tido uma temperatura de 39º durante o dia, mas a sensação térmica é a de que estamos em uma fornalha (guardadas as proporções, similar àquela na qual Nabucodonosor mandou jogar os três "rebeldes" Sadraque, Mesaque e Abednego).
Em se tratando de nossa realidade, não temos Inverno ou Verão! 😭
O que temos são as "estações" chuvosa e menos chuvosa; ou, ainda, "estação seca". Enfim, considera-se "inverno amazônico" quando chove. Quando não chove - como atualmente acontece - considera-se "verão amazônico".
Balneários, sítios/chácaras - que têm braços de rios ou igarapés; ou a procura por cachoeiras no interior do Estado do Amazonas têm sido as opções dos amazonenses neste período.
Quem não pode se dar a esse luxo, fica em casa, tomando banho no quintal usando baldes de água, chuveiros, piscina ou até em bacias, como fazem os "putos". Meu neto é um desses!
O consumo de energia elétrica triplica. As orações, para não dar pane na Concessionária de energia elétrica são, também, nossa realidade. Não é raro haver interrupção desse serviço e a situação fica mais complicada, beirando o insuportável, principalmente na hora de dormir.
Em todo canto do mundo tem seus perrengues.
Importa sabermos conviver com eles, da melhor maneira possível.
No entanto, o Homem tem parte de culpa nesse descontrole da Natureza. Ah! Isso tem. (e como diz alguém...a mulher também é culpada😂
Abraços amazônicos😛
Fonte: Internet |
Chamaamamãe
08-09-1948
Nesta data especial...
"Encontro de Gerações deseja
MUITAS FELICIDADES!
PARABÉNS!
LAPIS DE TINTA
No topo das carteiras da escola existiam dois tinteiros de louça encastrados na madeira e ao lado uma caneta de aparo junto a cada um deles.
Nas provas de caligrafia, o professor exigia que os alunos escrevessem com aquelas canetas, cujo aparo iam molhando no tinteiro, desenhando no papel de linhas, o texto que iam lendo do quadro preto da sala.
Enquanto nos exercícios de aritmética eram autorizados a usar lápis e borracha, na caligrafia era obrigatório escreverem a tinta.
Uma descoberta revolucionária apareceu nos anos cinquenta.
Já era possível escrever a tinta sem recurso às canetas de aparo que às vezes esborratavam tudo.
Foi quando apareceu o lápis de tinta.
Tinha o mesmo aspecto dos lápis vulgares mas, quando se humedecia a ponta, escrevia a tinta com se de uma caneta se tratasse.
Não descansei enquanto não tive um desses lápis que eram vendidos na Tabacaria Celeste.
Um luxo e uma vaidade !
Na escola da Rua do Volta Atrás, no primeiro dia que levei o lápis de tinta, não parava de levar o bico à boca para o molhar com a língua, orgulhoso de ser dos primeiros a ter um utensilio daqueles.
Ao intervalo, no recreio, estranhei a risota dos meus colegas.
Ao principio levei isso à conta de inveja.
Só percebi quando o Zé Bento me disse:
- Oh pá, vais ter de lavar a boca. Está tudo azul à volta.
Levei horas para fazer desaparecer a tinta.
Rui Felicio
01-09-1942
Nesta data especial...
"Encontro de Gerações" deseja
MUITAS FELICIDADES !
PARABÉNS!