terça-feira, 9 de janeiro de 2024

TEXTO DE RUI FELÍCIO TORRE DE BERA- COIMBRA

 RECORDANDO



A Torre de Bera, que visitei há uns anos num almoço de antigos militares que, como eu, andaram na Guiné, é a mais conhecida das 25 aldeias da freguesia de Almalaguês, no Distrito de Coimbra.

A sua torre, infelizmente em lamentáveis ruínas, e que representa uma Atalaia Militar antiquíssima, da época da Reconquista Cristã, deu nome à aldeia que em 1938 concorreu e obteve o 2° lugar da “aldeia mais típica de Portugal”.

O almoço, organizado pelo Victor David, reuniu muitos dos soldados que connosco viveram em África dois anos da nossa juventude, recordando os bons momentos lá passados.

Que os maus eram para esquecer…

À tarde, assistimos e dançámos juntamente com o Rancho Folclórico da aldeia.

Olvídámos a nossa avançada idade. Olhávamos uns para os outros com os olhos dos jovens de antanho. Alguns ainda se me dirigiam por “meu alferes” como se sentissem que estávamos ainda nas matas da Guiné!

Visitámos a casa de uma tecedeira mirando um tear onde ainda hoje se constroem tapetes, carpetes, mantas, tudo produtos que ainda hoje são a imagem de marca da região de Almalaguês.

No rés-do-chao, o dono da casa fez questão de nos fazer provar o vinho por si produzido.

Alguns dos vizinhos insistiram para provarnos também a sua pinga, o que gradualmente ia  desatando ainda mais as línguas e escancarando os risos.

Aos poucos, os que tinham vindo de longe, começaram a debandar que o caminho era longo.

O Cabo Xico despediu-se de mim, na hora de partir confessando:

    -  A pomada era bem boa!!


Rui Felicio


Sem comentários:

Enviar um comentário