quinta-feira, 10 de junho de 2010

DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
As origens do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades remotam ao ínicio do século XX (1924). O Dia de Camões começou a ser festejado a nível nacional com o Estado Novo (um regime instituído em Portugal por António de Oliveira Salazar, em 1933).

Porquê Dia de Portugal e de Camões?
Segundo Conceição Meireles (investigadora especialista em História Contemporânea de Portugal) Camões representava o génio da pátria, representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial. O feriado em honra de Camões (um dos simbolos da Nação) passou a ser a 10 de Junho uma vez que esta data foi apontada como sendo a da morte do poeta que escreveu "Os Lusíadas".

Porquê Dia das Comunidades?
Até ao 25 de Abril de 1974, o 10 de Junho era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça. Oliveira Salazar, na inauguração do Estádio Nacional em 1944, tinha denominado também o dia 10 de Junho como o Dia da Raça em memória das vítimas da guerra colonial. A partir de 1963, o feriado do 10 de Junho assumiu-se como uma homenagem às Forças Armadas e numa exaltação da guerra e do poder colonial. A segunda republica não se revê neste feriado, pelo que, em 1978, o converte em Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.


Ao fundo da Avenida Sá da Bandeira encontra-se actualmente a Estátua a Luiz Vaz de Camões, que depois de ter estado inicialmente no largo da Universidade e mais tarde junto do CADC, num local impróprio para tão grande poeta, teve finalmente o lugar de destaque que merecia!
Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 10 de Junho de 1580) é frequentemente considerado como o maior poeta de língua portuguesa e dos maiores da Humanidade. O seu génio é comparável ao de Virgílio, Dante, Cervantes ou Shakespeare; das suas obras, a epopéia Os Lusíadas é a mais significativa.

"Esta é a ditosa pátria minha amada,
à qual se o Céu me dá que eu sem perigo
torne, com esta empresa já acabada,
acabe-se esta luz ali comigo.
Esta foi Lusitânia, derivada
de Luso ou Lisa, que de Baco antigo
filhos foram, parece, ou companheiros,
e nela antão os íncolas primeiros

10 comentários:

  1. Alfredo Moreirinhasjunho 10, 2010 2:03 da tarde

    Era para estar hoje em Faro, para ser condecorado pelo PR,com a Ordem Cruz às Costa e Espada à Cinta, mas não pus o despertador e quando acordei já era tarde...

    ResponderEliminar
  2. Ele vai mandar-ta pelo
    correio...
    O PR desculpa a um cidadão que
    merece a original medalha!!!

    ResponderEliminar
  3. Alfredo!
    Já telefonei ao Jaime Soares! Ele vai pedir ao "protocolo"...e vao traze-la em mão!
    Depois vais até à C.M.Poiares e ele é menino pra pagar o almoço!!!!

    ResponderEliminar
  4. Alfredo, achas que eu deveria ser condecorada com a Cruz de Mala ao ombro?
    Para o próximo ano teremos de meter um empenho...

    ResponderEliminar
  5. Estava eu a ouvir noticias sobre o dia de Camões quando comecei a cabecear. A soneira é coisa sagrada em algumas ocasiões.
    Foi assim, meio lá meio cá, que ouvi a noticia de que tinham sido condenadas 37 individualidades. A soneira deu lugar ao sonho e comecei a imaginar que alguns dos condenados eram pedófilos, banqueiros culpados por elevados desfalques na banca e outros criminosos que todos nós gostaríamos de ver atrás das grades.
    Acordei. Foi pena. Lá me apercebi que se tratava apenas de mais uma distribuição de medalhas para demonstrar a nós próprios que ainda temos pessoas de valor neste país.
    Lá que as temos, temos. Mas essas não necessitam de ver o seu mérito reconhecido no dia da Raça. Aposto que alguns dos medalhados preferiam não o ter sido.
    Enfim, tradições ...

    Carlos Viana

    ResponderEliminar
  6. Para o próximo ano vou mover as minhas influências. Alfredo e Celeste, tenham esperança.
    Vocês merecem mais a medalhinha do que alguns figurões que por lá vi.

    Carlos Viana

    ResponderEliminar
  7. Carlos, tem de se fazer uma lista de assinaturas para as influências se moverem mais e melhor...
    Trata da lista c'a gente 'assinemos' todos!

    ResponderEliminar
  8. Concordo contigo Viana. Há quem gostasse de não estar ali. Mas há sempre "pavões" a quem foram cozinhadas honrarias no silêncio dos gabinetes. E os outros, os que merecem, nomeadamente quem leva uma vida na Investigação, procurando soluções para debelar as doenças que nos afligem a todos ...
    Esses, têm todo o meu respeito...

    ResponderEliminar
  9. E porque não EU?
    Só as pesquisa que faço para blogar...e principalmente á procura de bons sítios para matar a fome!!!!

    ResponderEliminar
  10. Ó RAFA, tu também mereces ser condecorado, mas deixa lá tens o reconhecimento dos amigos. Vale mais uma garrafa de Dom Rafael do que a ordem da espada à cinta que o Moreirinhas se roeu todo por não receber ...

    ResponderEliminar