quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Por aí está frio?

Esta manhã, quando saí de casa pelas sete menos um quarto, a temperatura era de menos trinta e seis graus éolicos à flor da pele, segundo a última referência que tinha.


Quanto entrei pouco depois das dez, verifiquei que estavam já menos trinta e nove mas não bati o meu recorde polar que está em menos quarenta e dois. Bem agasalhado, anda-se muito bem. Nestes dias a maioria dos automobilistas dão prioridade aos peões e os autocarros públicos param aonde se toca ou se faz sinal com a mão. Parar em qualquer lado ao tocar normalmente, só se fôr uma mulher e de noite, depois das oito. 




Eu bem disse no verão que ainda se iam rir de nós, pois nessa altura estávamos ao fresco...


Aqui está o que acontece aos meninos mal comportados e que por sinal este até teve muita sorte: quando vieram fazer a neve no outro lado da rua, rebocaram o carro para o passeio oposto e não o levaram para o estacionamento municipal. Por isso vai pagar relativamente pouco.

Vááá... fiquem quentinhos.

16 comentários:

  1. Relativamente a nós aqui está um calor de rachar...
    Ai que brutalidade de frio...caraças têm que andar vestidos com lãs quentinhas!
    Boa alegria nessa brancura linda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agasalhado, anda-se bem mas não é aconselhado ficar muito tempo na rua. Quem trabalha no exterior tem oficialmente mais intervalos mas na prática revezam-se a cada quinze minutos. Quem andar na rua, o ideal é meter-se numa porta de casa ou nas lojas a cada minuto e meio. Se bem que nos mostrem uma humidade alta para a temperatura que faz, o tempo parece-nos muito seco. Se falarmos um bocado, a garganta pode secar. Como a neve está no chão, nós dizemos que a humidade está de baixo dos nossos pés. Nós não a sentimos mas uma csa com baixa temperatura fica húmida num instante.

      Eliminar
  2. É por isso que não se vê ninguém na rua...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, andou muito menos gente na rua mas neste caso, como eram sete e dez, ainda era muito cedo. No local referido entre as sete e trinta e as oito, houve muitas crianças acompanhadas dos pais que passaram para a escola que fica a uns setenta metros. Depois voltou à mesma calma.

      Eliminar
  3. Se somarmos os 36º abaixo de zero aos 6º positivos que por aqui estão, poderemos dizer que a diferença das temperaturas é de 42º !

    Ou seja, uma tórrida vaga de calor semelhante à da Austrália.
    Que calor insuportável que faz por aqui!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Rui Felício. Já passei os Natais daí com musgo, a vinte e cinco positivos com sol, sem musgo e na praia; aqui a menos vintes a trintas com muito musgo mas não o vejo nem o apanho. Nesses locais, na floresta, o musgo está a uns cinquenta centímetros ou mais de profundidade. Nem sabemos o local certo aonde o encontrar.

      Eliminar
  4. Por aqui, vejo a Estrela com neve de cima ao fundo. Está um ventinho desagradável, mas nada que não se possa suportar...
    Talvez o Felício me empreste a prancha de surf dele, para eu fazer ...sky ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A serra deve estar linda, Quito. Gostei de ler "mas nada que não se possa suportar...". Já te estás a habituar. Seria bom para fazeres surf, vinhas a descer do Polo Norte até às cataratas do Niagara. Basta olhar para o globo terrestre.
      Os americanos que mandaram para aqui no fim da semana passada um contigente militar para se habituar ao frio, a fazerem rondas contínuas de noite e a dormirem em tendas, jamais pensaram numa situação destas. Os rapazinhos que por sinal são bem constituídos, quando entrevistados têm a pele da cara toda vermelha. Vão ficar como os esquimós.

      Eliminar
  5. Ninguém pode ser bom em tudo!
    O Quito é bom a escrever e disso já todos sabemos. Mas é um ignorante campesino ( Choupal, Surf algueiro, Freixial, Juncal, Monsanto a tanto o deformaram... ), que só demonstrou tal ignorância com o comentário anterior.
    Então alguma vez eu iria emprestar a minha prancha encerada com tanto desvelo para a maciez das ondas maritimas, para ele a usar nos escorreganços entre calhaus pontiagudos escondidos sob o manto de neve?

    Surfar é só para predestinados que o façam com a suavidade de um cisne ( como eu )..
    Fazer sky é para qualquer um que tenha calos no sitio que bem sabemos...( como ele )

    ResponderEliminar
  6. Eu sou mais bolos sem doce.
    O frio é bom para fazer o bom vinho (tinto).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tonito
      Sabe muito bem mas é um dos grandes perigos para quem anda no frio. Uma pessoa bebe, sente-se quente e não nota que certas partes do corpo vão gelando. Muitos têm perdido a vida por isso.

      Eliminar
  7. Acredito que se suporte tanto frio estando preparados para tal.
    Mas, só de ver as imagens, até arrepia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Rafael. Quem não trabalha no exterior, se quiser defende-se bem mas os outros passam um mau bocado se bem que estejam vestidos de acordo com o tempo. Se bem que o verão para eles seja uma maravilha, quase todos ganham muito bem por causa do inverno.
      O camião da recolha do lixo e o do material reciclável, não param e eles a correrem atrás dele. Os bombeiros quando atacam um fogo, ficam com as pestanas, sobrancelhas, bigodes e barbas, tudo cheio de gêlo. Os polícias são outros que apanham muitas surpresas. O pessoal da hydro-quebec quando há falta de luz, e os postes com problemas estão no meio da floresta , aonde nem o camião chega, lá vão uns tantos kms a andar com raquetes supra cansativas até ao poste. Depois ainda lá têm que ir acima e voltar. Isto, entre muitos outros.
      Mas há os que se sentem bem e gostam : ainda hoje fui tratado no hospital por um professor que pensava que já me tinha visto em bicicleta. Ao falar-me disso, vim a saber que ele com os seus setenta e um anos ao activo pois não há médicos, tem o mesmo problema que eu e faz todas as semanas oito horas de corrida. Quando os vejo passar, os que têm bigode vão com eles cheios de gêlo originado pela respiração. Mas não param, fazem sempre o seu percurso.
      E dizer que este frio todo é provocado pelo aquecimento do globo!!! Mas segundo os meteorologistas, no caso do Canada, é verdade.

      Eliminar
  8. Hoje estiveram -12° em LILLE e -6° em COLMAR mas ainda nao chegàmos ao CANADA DRY!!!!Com esse frio, ficava todo o dia em casa a ouvir musica!!!!!
    Grande abraço CHICO! Tens que aguentar pois o Inverno é longo!

    ResponderEliminar
  9. E eu que o diga, Bobbyzé. São oito meses de inverno, dois de verão e dois para a transição. Mas esta cidade e arredores também tem outros predicados que nos prendre. Já agora também se deve falar do que é bom e como neste momento estamos a menos vinte sem vento, vamos estar sujeitos a uma vaga de calôr pois lá para a tarde vamos ter menos doze, continuando a subir e na terça feira já vamos ter cinco positivos. Como vês, é uma alegria.

    ResponderEliminar