terça-feira, 30 de abril de 2013

PASSATEMPO PARA REFORMADOS ...

Este pacato cidadão, aqui ao lado de sua mulher num restaurante algarvio, foi uma glória da Académica. Futebolista de grande mérito, nasceu em Lisboa no ano de 1933. Conheceu vários emblemas, de que se destacam Sporting, Belenenses, Olhanense e Vitória de Guimarães. Um dia, entrevistado por um jornal algarvio disse: " Gosto do Atlético Clube de Portugal, porque foi o Clube dos meus pais, mas o meu clube do coração é a Associação Académica de Coimbra. Jogar na Académica foi a melhor coisa que me aconteceu na vida".
Frequentou e terminou o 1ª ano de Medicina. Na guerra das Colónias foi ferido, motivo que o levou a abandonar a sua carreira desportiva como futebolista, tendo enveredado pela profissão de treinador.
O seu nome é ???
Quito Pereira
Já identificado, aqui fica uma foto da AAC com o Ramin
RAMIN, Torres, Pérides, Gil, Wilson, Melo
Duarte,Faia, André, Macedo e Bentes
Época de 54/55-Meias finais da taça de Portugal com o Benfica-Jamor, perdemos  7 a 3!!!
Informação "Académica-História do futebol

  

36 comentários:

  1. ORLANDO RAMIN, Antigo guarda-redes da Associação Académica de Coimbra!
    Já conta para a minha reforma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais ter tempo de saber mais...vais reformar-te aos 66 anos!!

      Eliminar
    2. A idade da reforma vai avançar sempre de forma a que não chegue nunca lá.

      Eliminar
  2. Claro que é o Ramin, talvez o mais espectacular guarda-redes de sempre.
    Como eu o admirava!

    Será que acertei?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em guarda redes a Académica foi sempre bem servida:Desde Tibério que ganhou a 1ª Taça de Portugal até Ricardo que ganhou a 2ª taça de Portugal...
      Vasco,Szabo,Prates,Capela,Tito...Ramin,Cristóvão,Teixeira,Arménio, Maló,Viegas,Melo,Hélder,Marrafa,Mendes,Gaspar,Jacinto João,Vitor Nóvoa,Tó Luis,Pedro Roma,Sérgio, Hilário,Valente,Márcio Santos,Fouhami,Peiser, Ricardo....

      Eliminar
    2. O Marrafa foi meu colega de trabalho, nos CTT. Um matulão porreiraço, o gajo. Nunca mais soube novidades dele...

      Eliminar
  3. Atenção que quando eu escrevi ainda não tinha visto o comentário do Paulo Moura! Foi quase simultâneo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui, lamento dizer-te mas tu e o Paulo Moura não percebem nada de futebol.Então não vê logo que é o Chipenda ??? !!!

      Eliminar
    2. Tuna Medesgracesareforma!

      Eliminar
  4. Capela, Ramin e Maló, tês estilos diferentes mas grandes guarda redes. Andei com o Ramim uma vez de lambretta e nunca mais o vi ao pé. Já não o reconhecia. Obrigado, Quito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chico, e a Bacalhôa ? Dizem que era um monumento. Não a conheci ...

      Eliminar
    2. Mas conheci eu! Era uma mulher belíssima, sim senhor! Morava na Rua do Brasil, na casa que faz esquina com a Rua Sanches da Gama.

      Eliminar
    3. Sabes o que te digo, Alf ? Tu conhecias DEMASIADO BEM a morada da Bacalhôa ...

      Eliminar
    4. ...da familia do dono da clinica Bacalhau que ficava nos Combatentes.

      Eliminar
    5. Esqueci-me de dizer que eu caras quase nunca acerto. A maioria das pessoas que me lembro do bairro do antigamente, tirei as caras pelos pais.Certas parecem-se de uma forma extraordinária.

      Eliminar
  5. Prontosss , vocês acabaram com circo logo no principio e eu fiquei com os bilhetes do espectáculo na mão. E agora, quem me paga o prejuízo ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ofereço-te uma cerveja fresquinha como os olhos de uma mulher...

      Eliminar
    2. Olinda, deves-me uma Imperial ...

      Eliminar
    3. Ó Quito, eu sabia lá quem é o senhor...
      Mas pesquisei a imagem no Google Images e "prontos"!

      Eliminar
    4. Pois, Sãozita, tiraste um coelho da cartola. O Rafa é que não diz nada. Desde que o ameaçaram de andar de avião com o neto, ficou mudo. Tens que o levar ao ginecologista ...

      Eliminar
  6. Tinha uma loucura por ele e pela sua lambreta...
    E o romance com a "Bacalhua"???
    Cheguei a ser chamada à reitoria por causa de deixar as aulas e ir para tràs da baliza,nos treinos...
    Cachopa de 13 anos!

    ResponderEliminar
  7. Pois eu nunca conseguiria identificar o Ramin, está muito diferente.
    A Bacalhoa parece-me que vive no Funchal!!
    Fernando Azenha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escrevia o "Mundo Desportivo": Ramim é um novo valor que desponta no futebol.
      A cada defesa, os adeptos da Briosa presentes no Estádio Nacional gritavam em coro:SELECÇÃO,SELECÇÂO!
      Eu reformado me congratulo com esta postagem!!!

      Eliminar
    2. Não sejas "mauzinho" Rafaelito.......

      Eliminar
  8. Embora nessa altura eu ainda fosse um simples murcom, lembro-me bem do Ramin.
    Era um excelente guarda-redes mas, na época, eu preferia o Barrigana...

    ResponderEliminar
  9. ...que mesmo que estivesse a chover cuspia nas luvas!!!
    Mas era um grande guarda redes!
    Mas o Azevedo era melhor, digo eu!

    ResponderEliminar
  10. Estive a ler os comentários.
    Espero bem que Ramin e sua mulher não sejam visitantes do EG...

    ResponderEliminar
  11. O André e o Macedo já me tinham passado. Tenho a impressão que foi esta equipa ou grande parte dela, que que derrotou o Benfica no último jogo de uma época quando eu era ainda muito miúdo. A AAC precisava de ganhar para não baixar de devisão, por isso não se queixem com o que se passa agora e o Benfica precisava de empatar para ganhar o campeonato. Foi ganho pelo Porto e até davam vivas à AAC no estádio das Antas. Vi o pai do Ramim a chorar passar agarrado a uma pessoa nas escadas para os balneários que com esta distância no tempo, penso ter sido o Mestre Candido de Oliveira.

    ResponderEliminar
  12. Qual a adepta da AAC que não se lembra dele??? Só quem já tenha morrido ou esteja com Alzaimer...
    Há "pessoas" que não se esquecem, e o Ramim foi um deles, não só pelo jogador que foi, como pelo seu caso já citado mais acima, com aquele "mulherão" que fazia parar o trânsito!
    Agora que ele era bom, muito bom, mais que bom...jogador, lá isso era, um regalo para o olho!
    TERESA LOUSADA

    ResponderEliminar
  13. No caso do Ramin e sua mulher visitarem este blog vai para eles um grande abraço e um AFRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

    ResponderEliminar