terça-feira, 4 de novembro de 2014

ENCONTRO COM A ARTE - FAMILIA MOREIRINHAS

Só gostaria de dizer, que nunca tínhamos ensaiado antes! Foi a primeira vez que tocámos juntos. Da esquerda para a direita, são: Jorge, Tiago, Custódio, Alfredo e Durval, todos Moreirinhas.

22 comentários:

  1. Aplausos para a familia Moreirinhas. Só conheço aqui do lado direito o Durval.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, eu só conheço o que está em pé a fingir que toca guitarra.

      Eliminar
  2. Eu só "conheço" o Alfredo, deste blog. Parece-me ser, pelo que acompanho, o marido da Deisy (que hoje me visitou no blog. Aliás, registro essa maravilhosa surpresa).

    Alfredo, com respeito, um abraço.
    Lembrando Friedrich Niestzsche " sem a música, a vida seria um erro". Portanto, a vida de vocês foi só de acertos, uma vez envolvidos com a música.
    ResponderEliminar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto é o marido da Daisy, toca a guitarra e canta.
      Talvez o que está mais ligado e o mais conhecido no fado-canção de Coimbra será o Durval Moreirinhas.
      Mas o Alfredo saberá melhor que eu escrever sobre os outros Moreirinhas.

      Eliminar
  3. É verdade! O Durval é o mais conhecido. A propósito, vai ser homenageado, este mês, pois faz 60 anos que gravou o seu primeiro disco e desde aí nunca mais deixou a guitarra clássica (também conhecida por viola) tendo já acompanhado grandes nomes da guitarra portuguesa, tanto de Coimbra como de Lisboa.

    ResponderEliminar
  4. Durval Moreirinhas actuou nas mais importantes salas de espectáculo do Mundo, pisando palcos como o do Lincoln Centre de Nova Iorque ou o Olympia de Paris.
    Participou também em inúmeras emissões de televisão, em todos os continentes e viajou por todo o Mundo, levando o fado e a guitarra de Coimbra às sete partidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente comentário. Acabo de ficar mais rico. Merece a homenagem.

      Eliminar
  5. É sempre de aplaudir quando uma família inteira está activa no campo da música. É toda uma cultura. Gosto imenso.
    Por aqui, penso que derivado aos padres, ainda hoje há imensos grupos.
    O Quebec sentindo-se abandonado pelos franceses, tem vindo ao longo dos tempos a reivindicar a independência conduzido da forma mais estúpida que jamais pensei pelos padres. A relegião nada tem a ver com isto. Assim era uma obrigação divina as mulheres terem muitos filhos para defenderem o futuro país e como foi perdurando, ainda há pouco tempo numa povoação duas famílias se zangaram e a igreja ficou vazia. Uma tinha vinte e dois filhos a outra tinha vinte e quatro. Sendo só o filho varão a herdar, os outros tinham que procurar trabalho por esse mundo fora, incluindo no Canada e nos EU, países que odiavam. A pobreza era uma realidade e muitos por falta de dinheiro ou de espaço na casa, nunca conheceram um berço. O berço era uma gaveta da cómoda ou outro armário aberto. Tantos filhos deu no passado muita pobreza mas também deu origem a muitos grupos musicais familiares. O casal de um desses grupos, deu origem a uma estrela que se chama Celine Dion. Mamã Dion com quatorze filhos, um dia disse mais ao menos isto ao padre:- Quer mais filhos mas quem os tem que alimentar e vestir somos nós, por isso não vai haver mais. Como vêm, não vai muito longe. Penso que derivado a este problema que existiu até ainda há pouco tempo, é que as pessoas mesmo com cultura académica e dentro da classe média procuram as trocas de roupa entre famílias e amigos, ou então dão-as para quem precisa através de fundações.
    Resultado: nas últimas eleições, os federalistas ganharam com setenta e cinco por cento. Os restantes vinte e cinco por cento foram divididos pelos outros partidos. Hoje são tantas famílias que formaram grupos musicais, que a Rádio Canada tem um excelente programa que lhe fica baratíssimo, "Un air de famille". É um concurso entre duas famílias cada semana neste momento. Já vão na trigésima quarta edição e quando começaram eram mais famílias de cada vez. Excelentes vozes e grande camaradagem, mesmo entre adversários. É toda uma cultura. Adoro vê-los.
    Há! – Já há Pai Natal na rua. Viva a alegria.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns aos artistas Moreirinhas!
    Só conheço o Alfredo pessoalmente e sei como toca, como cria, como canta, como representa, como fotografa e, muito especialmente, como cultiva a amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nossa! Multifuncional, o homem!
      (E ainda é marido da Deisy, não é Celeste Maria? rsrsrs

      Eliminar
  7. Canta, toca, e é a cordialidade em pessoa, o meu amigo Alfredo. Mas não esquecer, que por detrás de um grande Homem, há sempre uma grande Mulher ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para descontrair: pena que os anões não acreditem nesse ditado... rss
      (foi/fui mau?!)
      :-/

      Eliminar
  8. Quito, permite-me dizer-te que eu entendo a mulher não estará por detrás mas sim ao lado!

    ResponderEliminar
  9. Concordo Celeste, mas eu limitei-me a invocar o ditado popular ...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uiiiii, Quito. Se isso fôsse aqui, não era só a Celeste Maria com tanta delicadeza. Havia já uma série de mulheres a tirarem-te a pele, e não só.:) Já passavas no telejornal das dezoito horas.

      Eliminar
    2. Quito
      Escrevi o comentário acima ontem, porque estava a correr uma situação muito idêntica aqui. François Legauto disse anteontem que Julie era a esposa de... Acontece que Julie vive com Peladeau, um dos grandes capitalistas daqui que é deputado, pratica ciclismos, etc. Foi um dos que disse aqui que tinha entrado num buraco das ruas com a bicicleta e foi para o hospital todo partido. Muito terra a terra, como ela. Têm dois filhos e vão casar este ano. Julie, ainda anteontem, enviou uma carta aberta para os jornais aonde expunha todo o seu CV e dizia que ela não era a exposa de... mas sim uma mulher com um passado. Além disso, se fôsse dona de casa, teria muito trabalho e por isso também não seria a esposa de. Foi ontem entrevistada pela TV e afirmou a sua convicção mas não impunha pedido de desculpas. Grupos de pressão já se começavam a movimentar. Ontem, no noticiário das dezoito horas como já se previa, François Legault apresentou desculpas públicas.
      Isto não é só ao nível de pessoas bem económicamente ou com certa cultura, passa-se a todos os níveis. Excelente para os advogados.

      Eliminar
  10. Maravilha! Sempre bom ouvir.

    ResponderEliminar
  11. Quando fiz o primeiro comentário, limitei-me a brincar com o Alfredo. Ele sabe disso mas os seus familiares não me conhecem e terão pensado, com muita razão, que anda por aqui um maluco à solta...
    Agora que estive a ouvir o video, quero dar os meus parabéns a todos os Moreirinhas intervenientes.
    Excelente, considerando que não houve ensaio, quase um milagre de intuição e entendimento.

    ResponderEliminar
  12. As vossas palavras deixam-me sem graça!... Até o Carlos Viana, da Olga, diz bem!...
    A todos agradeço, pela vossa amizade e as palavras com que me mimaram, em especial ao Chico Torreira pelos seus comentários tão a propósito!
    Fado é fado, seja em Portugal ou no Canadá!...

    ResponderEliminar
  13. Já ninguém te pára, Rafaelitorreidoslinks!

    ResponderEliminar