sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Praça da India. Como evitar estas situações...


PINTURAS COM ARTE QUE EMBELEZAM A PRAÇA...e custam dinheiro À Junta de Freguesia e...a todos nós contribuintes


 --------------------------------------------------------------------------------------------

O pior é  o que se mostra aqui...
...e não devia acontecer!
É triste mas é a realidade.... 

16 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhhhhh... que triste fiquei.
    Vi daqui o esforço de um grupo recuperando esse "monumento", e nada justifica o vandalismo (tal como aqui, Brasil).
    Lamentável, mas isso é uma questão de educação. Não a educação recebida nas escolas,mas sim de berço, de base familiar. E isso independe de classe social. O que mais presencio e convivo são com pessoas consideradas pobres - aos olhos de muitos -, mas jamais cometeriam essa falta de respeito. Até pode lhes faltar o banco de escola, mas têm tanta Sabedoria, que dispensa o conhecimento metódico.
    Bom, mas também, por detrás disso - falo no contexto do Brasil - há toda uma questão social,que entendidos dizem justificar esse tipo de ato.
    A mim não conseguem justificar. Nunca!
    Lamento por vocês, que também, e até mais de perto, acompanharam o resgaste da Praça da Índia.
    Minha solidariedade, portanto.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. O civismo que temos.
      É assim por estes lados do bairro.

      Eliminar
  3. A batalha que ao longo dos anos foi preciso travar com a Junta de Freguesia e especialmente com a Câmara Municipal para que as 3 Praças fossem devidamente requalificadas!!!!!
    A primeira foi a ser devidamente requalificada foi a dos Açores e que agora ficou com os baloiços-parte infantil- e com módulos para ginástica-para os mais idosos(geriática) e cujo jardim se chama "JARDIM INFANTIL/GERIÁTICO, por sugestão da organização do Grande Encontro de Gerações em 2008.
    Só mais tarde foi inaugurada e com uma polémica recambolesca...
    AQUI

    ResponderEliminar
  4. O que não deveria acontecer, aconteceu!
    Pode ser que a polícia passe pelo local mais vezes, pode ser que os "artistas" vejam a " linda obra" aqui fotografada...
    Resta-me lamentar.

    ResponderEliminar
  5. Anos mais tarde foi a Junta, que depois de várias insistências, resolveu ser ela a requalifucar a PRAÇA DE CABO VERDE. Ficou muito bonita e todas as ilhas deste Arquipélago ficaram representadas no chão

    VER AQUI

    ResponderEliminar
  6. Relativamente aos dois comentários anteriores, aproveitem e leias os comentário fitos na altura.
    IO aproveita é uma maneira de dizer que não sei fazer melhor...isto é sem os comentários. Um dos meus assistentes informático PM ou São Rosas me informará se é possivel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já seguiu aula por correspondência.

      Eliminar
    2. Da primeira saíu com os comentários...
      2ª tentativa

      AQUI

      Eliminar
    3. Não deu certo. Os cometário saem na mesma

      Eliminar
    4. 3ª tentativa
      http://encontrogeracoesbnm.blogspot.pt/2012/12/bairro-norton-de-matos.html

      praçacaboverde

      Eliminar
    5. Rafaelito, entendi mal o que querias. Os comentários fazem parte do post. Pensei que o problema era as pessoas acederem ao fundo dos comentários. E isso está resolvido.

      Eliminar
  7. É inaceitável.
    É certo que a obra é o seu todo mas em relação ao que estou habituado, admira-me terem respeitado o lado das pinturas artísticas. Quase sempre são elas as primeiras a serem vandalizadas. Vândalos mas com uns restos de consciência, diga-se assim... nos tempos que correm.
    É um problema social originado por vários vectores. O familiar, porque os pais hoje trabalham os dois a tal ponto, que uma ou duas refeições por semana em família é considerado excelente. Os pais se se aperceberem de um verdadeiro problema, tentam encobrir por causa da sociedade...
    A criança passa mais tempo com os amigos que com a família e segue os exemplos de uns tantos que podem ser bons ou maus. Mais tarde é ela a servir de exemplo para os outros.
    Os serviços sociais com orcamentos baixos, levam a que as pessoas se desresponsabizem e assim a criança começa a levantar problemas na escola, na zona pública e depois é em frente de um juíz que tem que resolver a situação. Só isto derivado à falta de responsabilidade, fica caríssimo. O Juíz por sua vez, em face das leis e do que tem à disposição, também fecha um pouco os olhos. No fim ninguém é responsável, como dizia mais ou menos por estas palavras a juíz Rufo, uma grande defensora das crianças. O que a sociedade precisa, é que todos passem a ser responsabilizados.
    No caso acima, penso que também tem muita influência a nossa lei. Num espaço tão grande, alguém víu. Nem que fôsse atrás das persianas ou dos cortinados mas como se chamar a polícia tem que ser testemunha, ninguém chama.
    Aqui há anos, isto acontecia mesmo em cima da parte artística mas a mentalização camarária e dos médias, levou a que hoje de uma maneira geral vandalizem com assinaturas e outros desenhos nas zonas abandonadas mas já muito menos. Sobre um mural, lá se vai vendo mas poucas vezes. Um grande número são descobertos, porque as pessoas não sendo incomodadas, cooperam com a polícia. Enfim, esperemos que melhores dias virão porque cada sociedade encontra a melhor forma de resolver os seus problemas dentro dos meios que tem à disposição.

    ResponderEliminar
  8. Penso que vale a pena reflectir profundamente para se tentar perceber este fenómeno.
    A questão que coloco é esta:
    Porque é que as paredes que foram transformadas em telas foram respeitadas?
    Porque é que as outras foram vandalizadas? E qual a raiz deste vandalismo? É que a este vandalismo está-me a apetecer, armado em psicólogo de vão de escada, chamar infantilismo.
    Já repararam como são infantis os rabiscos feitos e nos parcos meios utilizados?
    Penso que se tratará de put@s, mesmo put@s, que terão tentado imitar as pinturas. Um qualquer puxão de orelhas familiar resolverá.
    A Câmara, via JF, que trate de repor aquilo limpinho ... É a sua obrigação pois um balde de tinta a mais ou a menos não é que faz tremer o orçamento.

    ResponderEliminar
  9. Pelo traço, se percebe que é miudagem nova. Com pouco génio, acentue-se. O melhor ,é treinarem afincadamente nas paredes das casas deles. Não prejudiquem o que nos pertence a todos ...

    ResponderEliminar