segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS DE COLMAR

Repousa em paz, Cize !


Escrevo este texto de homenagem a essa "Diva dos pés descalços" bastante emocionado! Foi-se uma voz que tanto apreciava.

Apesar dos momentos de saúde bastante precários que vivera nestes dois últimos anos e a paragem obrigatória imposta pelos médicos,  nada fazia prever um desfecho fatal tão rápido.

Depois de ter conhecido tardiamente o sucesso, tal como o seu amigo cubano, COMPAY SEGUNDO, que ela tanto apreciava, CESÁRIA EVORA conquistou dignamente o seu estatuto de DIVA graças aos múltiplos concertos e milhões de discos  vendidos por esse Mundo fora.

Filha dum pai violinista e duma mãe com imenso jeito para a cozinha, Cize conquistava já aos 16 anos o seu Mindelo natal, cantando em bares e bailes privados. Mornas ou coladeiras, sinónimos de ambientes tristes ou de extrema alegria, contribuíram para que Portugal fosse em 1985, o primeiro pais a reconhecer o seu talento, com actuações em Lisboa.

A sua projecção mundial deve-se a José da Silva, o seu empresário franco-cabo verdiano, que tanto lutou para lhe traçar um destino. Foi o personagem mais importante da sua carreira artistica.

O seu primeiro trabalho vem para as bancas em 1988 e confere-lhe um estilo bem único, conseguindo harmonizar a tristeza, o amor, o exotismo do arquipélago com tonalidades africanas e cubanas.

Seguem-se "Mar Azul" e " Miss Perfumado", sendo este último, o álbum que a projectou verdadeiramente no estrangeiro, graças ao titulo "SODADE". 

No total, onze álbuns que confirmarão o seu talento e a sua estabilidade artística.
Artista muito apreciada em França, é condecorada em Março de 2008 pelo Ministro da Cultura e elevada ao titulo de "Chevalier de la Légion d'Honneur"!

Tive o enorme privilégio de a encontrar três vezes. Era uma mulher muito reinadia  mas também reservada. O seu sorriso amargo que tanto a caracterizava, era bem a prova desses tempos difíceis vividos em Cabo Verde, quando ainda desconhecida.
CESÁRIA EVORA detestava dar entrevistas. Naquele nosso primeiro encontro em Estrasburgo, capital da Europa, revelou-me que a politica não lhe interessava e que nunca a deixaria transparecer nos seus textos. Lá tinha as suas razoes!

A última vez que falei com ela, foi em Paris, à porta do seu Hotel, no  "17° arrondissement" , a poucos metros do apartamento da minha filha. Estávamos em Janeiro de 2010 e estava um frio de rachar. Cizé encontrava-se cá fora, a fumar o seu cigarrito, curcuvilhada à volta dum chaile. Cumprimentei-a, expliquei-lhe quem era e acabou por se lembrar de mim. Acrescentei "Então Dona Cesária, quando é que deixa esse maldito cigarro ?" Com um sorriso tímido lançou-me "Ai!Filho! Tá tanto frio qu'isto serve mesmo de lareira!!!"

Tirámos duas fotografias juntos (que conservo no meu telemóvel) e no dia seguinte, lá fui ao Teatro Grand Rex, vibrar com as mornas e coladeiras  dessa Diva dos pés descalços!





"Oh! Deus dá nha alma um sossego
'M ca magoá ninguém

Pamode é mim qu'tá sofrê
ljda'me olà realidade
Aliviá essa nha dor
Mim também 'm tem direito
 Di ser feliz Li na terra"

("Desilusäo dum amdjer")


BobbyZé

6 comentários:

  1. Morreu a "Princesa dos pés descalços". Uma perda para Cabo Verde e para o mundo artístico. Sempre me impressionou aquela mulher, que foi sempre fiel às suas raízes. A sua forma serena de comunicar. O anti- vedetismo no seu máximo expoente. Uma voz quente num coração terno. Que esteja em Paz.

    ResponderEliminar
  2. Uma Grande Senhora recordada no valioso álbum do BobyZé!
    Abç,

    ResponderEliminar
  3. Todo o mundo admira a voz quente de Cesária Évora. Mesmo aqueles povos que não sentem qualquer proximidade com Cabo Verde.
    Quanto mais quando se trata de portugueses que por razões históricas tiveram e têm uma ligação àquele país africano e á sua música.
    Uma perda irreparável, infelizmente já esperada há algum tempo.
    Valha-nos que tenha ficado o acervo gravado da sua vasta obra discográfica.

    O BobbyZé, à semelhança de muitos outros casos,tem o privilégio de guardar consigo uma singela dedicatória desta grande cantora mundial que sempre manteve as fortes raízes da sua terra.

    ResponderEliminar
  4. Também gostava - quem não gostava- de ouvir Cesária Évora!

    Ao Bobbyzé um abraço pela possibilidade de ter feito esta postagem!

    ResponderEliminar
  5. Uma justíssima homenagem à mulher e grande interprete de mornas e coladeiras que tocavam o coração e deliciava os ouvidos!
    Uma valiosa recordação para o Bobbyzé, a dedicatória e fotografia junto da Cesária.

    ResponderEliminar
  6. Não pode ser outra pessoa .Obr por recordares a maravilha que foi Cesária Évora,ela continua entre nós
    Abraço

    ResponderEliminar