segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ACADEMIA DE DANÇA DO CENTRO NORTON DE MATOS

A Academia de Dança do Centro Norton de Matos marcou presença na 2ª edição da Semana Internacional de Bailado do Porto que decorreu nos dias 18 e 19 de Fevereiro. Participaram alunos das classes Intermédia e Avançada que se apresentaram  a solo e em grupo perante um conceituado e exigente painel de júri constituído por : Vladimir Kloss (Manheim), Andrew Ward (English National Ballet, Royal Ballet School)  Pedro Carneiro e Maria Palmeirim (Escola de Dança do Conservatório Nacional).
Dos solistas em competição Francisco Patrício venceu o 1º lugar na categoria de contemporâneo e o prémio especial composto por uma bolsa de estudo no Conservatório Nacional de Dança e um curso de verão no English National Ballet e Maria Rita Nogueira conquistou o 3º lugar de clássico feminino senior. Também na categoria de grupos a Academia de Dança do Centro Norton de Matos se destacou vencendo o 3º lugar de contemporâneo senior bem como o 2º lugar de contemporâneo juniores. Festejando a boa prestação dos seus bailarinos a Academia continua empenhada em demonstrar a qualidade do seu trabalho preparando a próxima competição de Dança, "Dançarte 2012" que terá lugar em Faro no mês de Março.

1º Lugar solo Contemporâneo: Francisco Patricio
3º Lugar solo Clássico escalão sénior: Mª Rita Nogueira
2º Lugar Grupo Contemporâneo Juniores: Coreografia "Senhores da Guerra"
3º Lugar Grupo Contemporâneo Sénior: Coreografia " Jar of Hearts"
Prémios especiais: Bolsa de estudo no Conservatório Nacional e curso no English National Ballet atribuidos a Francisco Patricío
Professora Teresa com Francisco Patrício

Professora Teresa com Inês Folhas

Professora Teresa  com Maria Rita Nogueira

Professora Teresa  com Rita Rouxinol

Professora Teresa com Sara Agostinho

6 comentários:

  1. Sei dos exíguos recursos financeiros do Centro Norton de Matos. Daí a minha admiração e o meu forte aplauso pelas actividades que desenvolve, certamente com grande sacrifício e espírito associativo dos seus dirigentes e colaboradores.
    Os prémios obtidos aqui divulgados no que respeita à dança são disso excelente testemunho.
    Parabéns à Professora Teresa e aos seus bailarinos com destaque para Rita Nogueira, Inês Folhas, Rita Rouxinol e Sara Agostinho.
    Uma referência muito especial e de forte incentivo a Francisco Patrício para que aproveite da melhor forma a bolsa de estudo e o curso que lhe foram concedidos, mercê das qualidades que, estou certo, demonstrou no concurso.
    Maria Palmeirim, elemento do júri que conheço, permite-me afirmar a garantia do grau de exigência exigido na atribuição dos prémios, o que mais os valoriza e distingue o trabalho da Academia do Centro Norton de Matos.
    Tanto o Conservatório Nacional como o English National Ballet são duas escolas de primeira linha, donde têm saído grandes bailarinos. E sei que estas bolsas de estudo só são dadas a candidatos de craveira superior e potencial reconhecido, o que me leva a ter esperança de um dia poder pessoalmente ver dançar o Francisco Patrício nos melhores palcos.

    ResponderEliminar
  2. SIM SENHORA, ASSUNTO de ASSUNTO.
    Parabéns.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  3. Excelente. Também temos do bom, o que falamos é pouco.
    Fiquei muito satisfeito com esta notícia.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  4. É sempre bom saber que o nosso Clube já não é há muito da bisca lambida.
    Na dança e na ginástica cada vez mais o Centro Norton de Matos é uma referência na cidade e no País. Um orgulho.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  5. Conheço estes bailarinos desde bem pequenitos!
    A Professora Teresa tem feito um trabalho notável aproveitando bem as potencialidades dos seus alunos.
    Muito trabalho, muita dedicação, muito empenho, muito sacrifício!
    O CNM tem sabido acarinhar a modalidade e, os resultados estão em evidência.
    As palavras do Rui Felício têm o peso e o valor de pai de uma grande bailarina, de craveira internacional, hoje professora na Dinamarca e que, tem a curiosidade de ter começado a dar os primeiros "passinhos" aqui no Centro!
    Felicidades a todos!

    ResponderEliminar
  6. A Dança tem sido uma das actividades que mais tem prestigiado o Centro.
    A Secção de Ballet salvou o Centro da extinção, há cerca de 32 anos.
    Uma velha história que um dia poderei contar.

    Sentimentalmente falando, também a minha filha, com os seus 6 anitos, por lá andou. Só que por aí se ficou no que à dança diz respeito.

    Parabéns à actual professora e um abraço muito carinhoso para os jovens bailarinos.

    ResponderEliminar