sábado, 12 de outubro de 2013

NOTÍCIAS COLMAR - VIA TAIWAN

A TORRE 101 - UMA DAS GRANDES MARAVILHAS DE TAIPEI


Onde quer que se esteja nesta megapole, a Torre 101 está omnipresente. Com os seus 509 mts de altura e 101 andares está considerado o 3° edifício mais alto do Mundo. Perdeu a liderança em 2010 em favor das mega construções em Dubai.
Hoje foi um dia muito especial para TAIWAN pois festejou-se 102 anos da sua nomeação como Republica Chinesa.











Os desfiles militares tradicionais associados a este tipo de evento, são aqui substituídos por cortejos universitários e corporações. Este eterno confronto de ameaças entre a Republica da China (Taiwan) e a Republica Popular da China, continuam a ser noticia de destaque nos jornais; hoje um dos titulos do TAIPEI TIMES, anunciava até que a China poderia invadir Taiwan lá para o ano de 2020!



Tudo treta, pois as duas partes mantêm um dos melhores business do planeta. Exportações milionárias e investimentos mútuos.
Mas deixemos a politica e falemos um pouco do que vivemos por aqui.
Estamos espantados com o alto grau de segurança que existe neste pais! Certo, há câmaras de video por todo o lado mas nunca tinha visto um povo tão respeitoso e com um enorme grau de civismo.Nos transportes públicos, só se paga à saída. Ainda não vi ninguém descer sem lá pôr o cartãozinho. Tudo é baratíssimo com excepção do vestuário. Esqueçam essa impressão que "MADE IN TAIWAN" tem fraca qualidade. É precisamente o contrário. Há boutiques de moda sensacionais.
As Taiwanesas vestem com muito requinte. Um verdadeiro prazer para os olhos. E as marcas Francesas têm uma enorme procura aqui. Aliás, na rua, quando te perguntam donde vens e dizes que vens de Paris, há logo um enorme sorriso de surpresa e admiração.
Almoçàmos hoje num restaurante japonês. Nada a ver com os restaurantes japoneses que costumo frequentar em Paris.Um requinte gastronomico muito especial e uma frescura de produtos deliciosos.

A tarde, apanhámos o Metropolitano e o Bondinho de Makong (telesférico), que nos levou até à cadeia montanhosa que rodeia Taipei. Esteve um dia cheio de sol convidativo ao passeio e, como era feriado, montes de gente partilharam a nossa ideia. A região produz um chá muito famoso e as esplanadas de cafés e restaurantes estavam repletas. Por lá ficámos até ao espectáculo do pôr do sol.
O Chá é uma autentica instituição.Os livros relatam que o chá de Taiwan é dos melhores do Mundo. Concordo pois há chás com um gosto muito particular e saboroso.
 Há uma maneira muito especial de se preparar um chá. E não leva açúcar!
As temperaturas aqui são suportáveis mas os Taiwaneses começam a ter frio. Outubro será o Inverno deles! Já vimos casacos e agasalhos de pele nas montras. As temperaturas vão descer até 22°!!!!E nós com calor!!


Nos apartamentos vivemos com ar condicionado.
Resta-me enviar-vos um grande abraço e desejarmo-vos UM EXCELENTE FIM DE SEMANA.

BobbyZehng


11 comentários:

  1. Esta do Bobbyzeng está boa!!!
    Boas férias e continua a ligar que as ligações são sensacionais.
    Um abração para todos
    Fernando AZENHA

    ResponderEliminar
  2. Continua curtir, tu e a Elizabeth na companhia da tua filha e genro.Quando regressares cuidado com os ventos!Benze-te!
    O Paulo Moura como sempre quando é preciso dá a ajuda que se pede.Desta vez as fotos só sairam porque ele sabe da poda!

    ResponderEliminar
  3. Poda?! Poda?! Por pouco não te escorregou o pé para o chinelo...
    Telesférico é um teleférico de cabina redonda, BobbyZehng?
    Abre aço!

    ResponderEliminar
  4. Adorei esta postagem do Bobbyzé que nos fala da vivência das gentes do Taiwan.
    A torre é um monumento à técnica e arte do nosso tempo, as imagens religiosas com seres de várias côres fazem-nos pensar..., a avenida com bons edifícios mesmo numa ilha com ruas espaçosas que já devem ter umas décadas, mostra-nos como já há longo tempo estão virados para o futuro. Como em todos os lados, não há pudor ao exporem as aves todas nuas para gaudio da erótica São Rosas, noutra mostra-nos que miúdos e graúdos nem vêm passar o tempo como em tantos lados deste planete e termina com uma linda cascata aonde a pedra, a água e o verde são reis. Por tudo o que li e vi, esta postagem com Zehng ou sem Zehng, só me faz pensar na próxima. Boa estadia na companhia da Família.

    ResponderEliminar
  5. Já vi que adoptaste o nome a Taiwan, claro como diz o ditado "Em Roma sê romano", continuação de boas férias, continua a enviar reportagens e um beijinho para a Elizabeth e para ti.
    Ana Maria.

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante conhecer através do que nos ofereces que escrito quer fotografado a vida e costumes de um país tão longínquo e diferente.
    Continuem com boas férias e a matar saudades da filha e genro!

    ResponderEliminar
  7. Cá vamos assimilando a vossa aventura. Belas fotos e também a narrativa da experiência asiática.
    Um bom fim de semana e gozem bem a presença junto de vós da vossa filha . O meu filho André Vaz Pereira também já aí foi tocar, ao festival de conferências WASBE em 2O11.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Bobyzé, gostei de vos saber bem e felizes.
    Gostei da reportagem, tanto pela informação como pelas tuas fotos ilustrativas.
    Desejo que assim continuem, gozando em família.

    ResponderEliminar
  9. Linda reportagem sobre essa terra distante. Aproveitem a estadia com alegria e boa disposição

    ResponderEliminar
  10. Companheiro safa-te pois eu por cá sou mais bolos sem açúcar .
    Tonito.

    ResponderEliminar
  11. Que bom saber que estão bem e que estão a passar uns dias maravilhosos. Aproveitem bem e Obr pelas magnificas imagens que nós fazem chegar para abrir o apetite.Bjs á Sara e genro.
    Ana e Carlos

    ResponderEliminar