quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ponte açude de Coimbra vista pela minha máquina fotográfica nova

A minha estreia com uma máquina fotográfica Nikon D5200.
Para começar, testei a tecnologia HDR. Para leigos como eu, trata-se de tirar várias fotografias num só disparo, as quais são feitas com diferentes combinações de velocidade e abertura, tendo como resultado uma imagem em que as cores são mais nítidas, os contrastes maiores e reduzem-se as zonas de sombra.
Ainda tenho muito para aprender... mas isso é que é bom!






39 comentários:

  1. A Nikon D5200. é uma máquina que só lhe falta falar!!! Não conseguiste nenhuma foto das lampreias a subir as escadas?
    Essa HDR tira fotografias do caraças!
    Tu com uma nova e por cá,uma que se não pifou já, anda por lá perto!!!
    Enfim: excelentes fotos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafaelitodomeucoração, eu também ando sempre com a minha maquineta que saiu no OMO, que é bem mais prática de transportar do que este "tijolo com vidro". Mas que com esta Nikon pareço um homem, ai isso pareço.
      Para as fotos... ainda tenho muito que aprender. É que aquilo são muito botões!

      Eliminar
  2. Com essa máquina também tens a possibilidade de tirar a foto a preto e branco e manter só o vermelho, ou outra cor escolhida.
    Gosto especialmente da 3ª. Não te vou dizer quais os defeitos que aí tens, porque ninguém me paga para ensinar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim o principal defeito é não ver as protagonistas da escada de subida dos peixes... não ver nenhuma lampreia a subir!!

      Eliminar
    2. Tens razão, Alfredo, algumas das fotos parecem tiradas por ti: estão inclinadas :O)

      Eliminar
    3. Eu bem quis ir lá espreitar as lampreias mas aquilo está vedado.

      Eliminar
  3. Belas fotos. Excelente manica. Será só manica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só mánica. Eu nem uso Photoshop (uso Corel PhotoPaint, mas neste caso não... juro...)

      Eliminar
  4. Gosto particularmente da 3ª, como o Alfredo. Se as fotos têm defeitos, não sei. Para mim estão todas boas, que eu sou como os bêbados: tanto bebo branco como tinto ...

    ResponderEliminar
  5. Mas esta maquineta especial afinal também tira fotos com grades?!
    As fotografias estão fora dos enquadramentos clássicos mas, por tal, originais.
    Pessoalmente escolho a última como preferida, pelas cores e porque vejo a força da corrente das águas.
    Venham mais, cá estamos a fazer de júri...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei muito da "paisagem" na última foto. O cemitério da Conchada lá em cima... a chaminé da fábrica junto à Casa do Sal... e a trabalheira que tive para não apanhar camiões a passar na ponte ou no viaduto...

      Eliminar
  6. Coisa engraçada gosto da cor apresentada.
    O HDR tem destas coisas.
    Foram feitas com 3 ou 5 imagens.
    Só os EVs é que alteram positivos ou negativos.
    Tonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sempre gostei muito do resultado do HDR. E saber que não é uma "batota" artificial e sim a sobreposição de várias fotos em (praticamente) simultâneo com diferentes aberturas e velocidades, ainda me seduz mais.
      O controle de entrada de luz (EV), esse ainda tenho muito para aprender para consweguir dominar. Por exemplo, tirei uma fotografia em contraluz nesta manhã que, se fosse com a minha máquina russa com lentes Carl Zeiss de há 30 anos, teria ficado um espanto. Com esta, saiu uma borrada em um só acto.

      Eliminar
    2. Não sei o que querias conseguir com o contraluz, mas não é boa filosofia compensar contraluz com o EV, mas obviamente que o podes fazer.

      Eliminar
    3. Pois, depende do que se pretende. Normalmente, em contraluz até prefiro preencher com flash.

      Eliminar
    4. Pois. Tu bingas-te. És bingatibo. ahahahahahah

      Eliminar
  7. Ora de fotos boas gosto!
    Aqui temos o Paulo com a sua "maquinaria" em muito bom estado...
    Mas olha concordo com o Alfredo.
    Gosto mais da 3ª mas não será pelos mesmos motivos,claro.
    Gosto da cor e do enquadramento.

    ResponderEliminar
  8. Não percebo nada de técnica fotográfica mas gostei de todas espacialmente da última

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem hajas. Ló. E eu também não percebo nada ;O)

      Eliminar
  9. Pois eu gostei de todas porque sou uma leiga no assunto (eu sei que ninguém me perguntou nada...). Mas o mais importante é que fiquei a saber o que é o HDR. OBRIGADA PROFESSOR!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Titá, eu também adoro ser leigo. Ser amador tem um significado muito querido para mim:

      amador
      adjetivo e nome masculino
      1. que ou o que ama; namorado; amante
      2. que ou o que exerce qualquer arte, desporto ou ofício por gosto e não por profissão

      É claro que o Alfredo aplica-me logo outro sentido:
      3. pejorativo que ou o que é inexperiente
      (Do latim amatōre-, «que ama»)

      Eliminar
    2. VêsPaulo, aqui um obrigado ao professor leigo da professora leiga(tudo em fotografia...), claro!

      Eliminar
    3. Soube-me tão bem...
      Alfredo... TOOOOOOOOOOMAAAAAAAAAAAAAAAA!

      Eliminar
    4. Dizer que se gosta de todas "porque sou uma leiga", não é lá muito lisonjeiro, mas perdoa-se por ser a Titá!…

      Eliminar
  10. Ena tanta grade!
    De fotografia percebo eu mas, já agora, o que é essa coisa da tecnologia HDR?

    ResponderEliminar
  11. Enquanto o Paulo não entra, eu explico: Hortas Dão Rabanetes!

    ResponderEliminar
  12. Ó CarlosdaOlga, eu tentei explicar no texto antes das fotos. Se queres uma explicação com mais pinta (mas menos grades), encontrei esta página brasileira que achei muito interessante e adaptada a leigos como nós.
    Quanto às grades da escada de peixe, até me admiro de a foto não ter saído tremida, das gargalhadas (ou melhor, gargradelhadas) que eu dei enquanto a enquadrava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A foto não ficou tremida, porque as novas e boas máquinas (que é o caso da tua) têm uma coisa que se chama estabilizador, precisamente para os nabos não tirarem fotos tremidas, mesmo que, além de nabos, estejam a rir!… Tooooommmmaaaa!

      Eliminar
    2. Mas a minha máquina, pelos vistos, além do estabilizador incorporado, tem um desestabilizador acoplado.

      TOOOOOOOOOOOOOOOOMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

      Eliminar