terça-feira, 23 de junho de 2015

VARSÓVIA - A MENINA DO ACORDEÃO


Não sabia que a Daisy tinha tirado esta fotografia, mas uma vez que a tirou, tenho que vos contar o que se passou:
Esta criança, talvez 8 ou 9 anos, estava, tal como se vê na foto, sentada no passeio a tocar acordeão. Mesmo em frente, havia uma gelataria. Havia uma bicha de mais de 30 crianças a comprar gelados, acompanhados pela professora e que, tal como os transeuntes, estavam indiferentes à criança que olhava, não para as teclas, mas para as outras crianças que, uma a uma, seguiam já com o seu gelado. Pensei comprar um gelado para dar à miúda, mas ir para a bicha e esperar que atendessem as dezenas de crianças, não me agradava. Resolvi colocar no copo, duas ou três moedas e afastei-me. Andei uns vinte metros e... não resisti! Voltei atrás e fui para a bicha dos gelados. Ao fim de alguns minutos, fui atendido e ofereci o gelado à menina. Agradeceu-me em polaco, mas senti um nó na garganta pela maneira como a criança me olhou. Saí dali feliz e com a certeza que, para a menina, valeu mais aquele gelado do que uma nota de 100 dólares.



11 comentários:

  1. Nada mais deprimente, que uma criança sentada num passeio a pedir esmola. Pior,quando são usadas no seu esforço para garantirem dinheiro a terceiros. Em poucas palavras, percebemos o ferrete da palavra indiferença. Indiferença da professora. Indiferença das crianças que são futuro e até apetece perguntar que sociedade é esta que estamos a construir. Solidariedade e fraternidade, são palavras de enfeite de Tratados que não servem para nada. Factos recentes, dão-nos prova disso mesmo.

    Normalmente, as histórias para crianças acabam bem e são fruto da imaginação de quem as construiu. Neste caso, a história é real e dá azo a muitas reflexões. Até da dimensão humana do autor, neste texto comovente.

    Bem Hajas, Alfredo ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senti uma grande felicidade, Quito! Hoje não me perdoaria se não tivesse comprado o gelado, só por não querer estar na bicha 5 ou 10 minutos.

      Eliminar
  2. E, ainda mais importante que o dinheiro e que o gelado,deste afeto, amigo Alfredo, coisa que não tem preço, é um valor imaterial de um ser humano!
    "Fazer o bem, sem olhar a quem".
    Tão bom, sentir a paz na nossa consciência!

    ResponderEliminar
  3. Pois tirou a fografia e ainda bem, pois permitiu que ficassemos a saber a estória que está por detrás do click da Daisy!
    Menina feliz, Alfredo feliz, todos nós felizes"
    Uma abraço e um beijo!

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que foi a Daisy que tirou a fotografia. Assim, o gelado não ficou cortado.

    ResponderEliminar
  5. Adorei fazes-me lembrar um tipo chamado Azenha que também costuma ter essas atitudes.
    TEMOS UM CORAÇÃO DE MANTEIGA!!!
    A mulher e o meu filho chamam-me maluco...
    Mas sabe tão bem a atitude, né?
    Fernando AZENHA

    ResponderEliminar
  6. Já comentei a sério no feissebuque e como, desta feita, não consigo arranjar maneira de embirrar contigo, por aqui me fico.
    Beijinhos e abraços, criteriosamente distribuídos pela Daisy e por ti.

    ResponderEliminar