sábado, 18 de março de 2017

30 ANOS DE SAUDADE....HOMENAGEM DE "ENCONTRO DE GERAÇÕES"



Passados 30 anos depois da sua partida, o Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) convidou os amantes de Zeca Afonso para um concerto em celebração do seu legado musical, protagonizado pela Tuna Académica da Universidade de Coimbra e pelo Orfeon Académico de Coimbra, ontem pelas 21h30. José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, mais conhecido por Zeca Afonso, é uma figura incontornável do panorama musical português dos anos 70. O cantor e compositor chega a Coimbra com apenas 11 anos, onde faz o liceu e vive a sua vida académica. Os valores da academia foram-lhe transmitidos, em grande parte, através da participação no Orfeon e na Tuna, deixando uma marca profunda na música da cidade que dura até aos dias de hoje. “Ainda hoje se canta Zeca Afonso, todos cantam e conhecem. Pensámos em fazer-lhe esta homenagem porque é um marco na história do Orfeon e da música de Coimbra”, revelou à TSF André Leite, atual presidente
(nota este texto, adaptado, foi extraído de:Comunidade Cultura e Arte)
     Foto Celeste Maria Rafael

5 comentários:

  1. Magnifico espectáculo com grupo de fados, Tuna Académica UC, Orfeon Académico da UC e outros canotores que actuaram com a Tuna e ainda grupo de fados.
    Este espectáculo pela sua qualidade, devia ser levado a outras localidades do país, especialmente Lisboa e Porto!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Dom Rafael, pela postagem de tão bonita homenagem. Zeca Afonso e a sua obra são imortais. OBRIGADO ZECA.

    ResponderEliminar
  3. Diz-me quem viu que foi uma homenagem emotiva ...

    ResponderEliminar
  4. De facto trata-se de uma pessoa que tem letras de excepção.
    Esteve Moçambique na Beira mas não me lembro de o ter lá visto.
    Por outro lado tomava muitas vezes a bica com o seu irmão, o advogado Dr. Afonso dos Santos pois fazíamos parte de um grupo de quatorze no restaurante Luso.
    Infelizmente por motivos de doença que há cerca de dezassete anos me mantenho em Montreal, não podendo nem aqui ir a zonas fechadas ou de grande movimento em locais sem saídas mas a minha família tem-se deslocado ao estrangeiro. Numa dessas deslocações em Coimbra, num concerto no Pátio das Escolas com Carminho e o Coro dos Antigos Orfeonistas da UC, ouviram um excelente reportório do Zeca Afonto e foi uma das coisas que me contaram logo quando chegaram.
    Sem dúvidas que além das letras marcou um momento da nossa História que será sempre lembrado.

    ResponderEliminar