sábado, 24 de setembro de 2022

1954-MEUS ANOS DE MENINA -Conto de Georgina Ferro

 

954

        Os meus anos de menina

         A Ti Mariana estava sentada nas escaleiras a remendar as ceroulas do Ti Júlio. Era uma tarde fria e escura. Tinha vindo para a rua porque os olhos choravam e lá dentro não via nada nem conseguia enfiar a agulha. 

 _ Eu posso enfiar, se vossemecê quiser!  Mas hoje choram-lhe tanto os olhos! Quer que vá a casa pedir os óculos do meu tio? Ele só os põe quando lê o jornal e a minha tia também os põe para coser.

 _ Ai minha cachopita, és mesmo uma menina linda!

 _ Sabe, amanhã a Menina Lurdes vem de férias! As minhas primas vieram pelo Natal, agora só vêm no Verão. E as suas filhas também vêm?  

 Foi então que reparei que os olhos da Ti Mariana já escorriam pela cara abaixo e o lenço não conseguia enxugar as lágrimas!

 _ Não vêm, não, minha filha!... Este ano não tivemos batatas para vender e as castanhas gearam. Por isso elas não vieram pelo Natal nem vêm passar a Páscoa. Não arranjámos dinheiro para os bilhetes. A Mourisca pariu, mas a vitelinha vai fazer-nos falta para o trabalho porque a mãe já está a ficar velhota! O que nos valeu foram as “chibas” que tiveram chibinhos e o meu homem vendeu quatro na feira de Alfaiates para podermos mandar o dinheiro para pagar o colégio.  

 E a tia Mariana ia falando, mais para ela do que para mim, ( penso eu agora) porque ia baixando a voz e levantando a aba do avental  para esconder o rosto, eu “cuidei” que ela já tinha o lenço todo molhadinho!

 _ Ti Mariana, não chore! Eu vou num instante a casa e trago-lhe o meu mealheiro. Já lá tenho pesetas e tostões. Até já tenho uma moeda de vinte e cinco tostões, que me deram os meus padrinhos. E pode comprar o bilhete para elas virem. Está bem? 

 Ela abraçou-me com tanto carinho como se eu fosse uma das suas filhas, mas disse-me que o bilhete tinha de ser comprado com notas. O senhor cobrador da camioneta não aceitava moedas. 

 _ Mas eu vou falar com o senhor Ismael  e ele de certeza que aceita!... Pode ser?!

 Por mais que me explicasse eu não consegui perceber porque a Ti Mariana chorava e ria ao mesmo tempo!...

 Georgina Ferro


Sem comentários:

Enviar um comentário