CONVERSA de um casal, no dia 26 de Maio de 1936, na Vila de Penela: - Isaura, tenho que sair para ir registar o menino. - Ó Manel, não vás já, nós ainda nem sabemos que nome lhe vamos dar! - Se não for hoje vamos pagar uma multa. - Bem sei, mas primeiro vamos pensar no nome. Nesse momento batem à porta. É a vizinha, a Dona Maria: - Ó Sr. Manuel, está tudo bem? Dona Isaura está bem? Pareceu-me que a ouvi gritar!... - Está tudo bem, era eu que tinha o rádio mais alto!... Só a Dona Amélia, que era sempre chamada para fazer os partos em Penela e arredores é que sabia do nascimento, mas como ninguém a viu entrar lá em casa prometeu não dizer nada enquanto o menino não fosse registado. O Sr. Manuel, generosamente, ofereceu-lhe, além do que era devido, mais dois queijos do Rabaçal e uma garrafa de vinho generoso. Dois dias passaram e Manuel voltou à carga: - Mulher, já te decidiste no nome que vamos dar ao menino? - Já. Como é tão formoso quero chamar-lhe Apolíneo! - Ó Isaura, esse nome não deve estar na lista e sabes que o Salazar não deixa pôr nomes que não estejam na lista! - Mas tão lindo, tão formoso, como lhe havemos de chamar? - Sendo assim, vamos-lhe chamar como o Rei formoso. Será Fernando. Poderá nunca ser rei, mas um dia há-de ser Castelão, o Senhor do Castelo de Penela. Agora vou-me embora registar o fedelho.
Ele até ouviu que a Daisy disse-lhe, mas ele não tinha o telemóvel à mão para dar a resposta. Ele não precisa do funil, pois tem uns aparelhos última geração. Diz que tem lá em casa o funil para to devolver, que tu sabes onde o deves meter!...
Last but not least!!! Como se diz na lingua dos COLDPLAY. Um daqueles abraços bem rijos por este belo Aniversàrio. As imagens deixam transparecer grandes festejos. Assim é que é lindo!!! Adorei o texto do Alfredo. PENELA inspira a valer. Brevemente estaremos por ai para vos dar um grande abraço. Hoje é feriado, porque somos um Pais Catolico. Por ai existe Fatima mas jà nao se festeja a Ascencao nem Pentecostes!!!Bjinho à Celeste.
Feliz dia de Aniversário (novamente), Rafael!
ResponderEliminarA Fernanda também envia beijinhos de Parabéns!
Abraço.
Muitos parabens muita saude um grande abraco
ResponderEliminarManuela Sarmento
Parabéns, Dom Castelão, neste terceiro dia de festividades!
ResponderEliminarBeijinhos.
É a conta que Deus fez ...
EliminarMuitos parabéns Rafael! Um dia muito feliz junto da família e amigos. Um grande abraço .
ResponderEliminarQuem és tu ?Ah já sei
EliminarObrigado Tita
Parabéns Fernando
ResponderEliminarUm dia feliz.
Um abraço do
Rui Felicio
Obrigado
EliminarUm abraço
parabéns
ResponderEliminarObrigado SR Anónimo
EliminarOutra vez?!...
ResponderEliminarVirei o disco ''....
EliminarCONVERSA de um casal, no dia 26 de Maio de 1936, na Vila de Penela:
ResponderEliminar- Isaura, tenho que sair para ir registar o menino.
- Ó Manel, não vás já, nós ainda nem sabemos que nome lhe vamos dar!
- Se não for hoje vamos pagar uma multa.
- Bem sei, mas primeiro vamos pensar no nome.
Nesse momento batem à porta. É a vizinha, a Dona Maria:
- Ó Sr. Manuel, está tudo bem? Dona Isaura está bem? Pareceu-me que a ouvi gritar!...
- Está tudo bem, era eu que tinha o rádio mais alto!...
Só a Dona Amélia, que era sempre chamada para fazer os partos em Penela e arredores é que sabia do nascimento, mas como ninguém a viu entrar lá em casa prometeu não dizer nada enquanto o menino não fosse registado. O Sr. Manuel, generosamente, ofereceu-lhe, além do que era devido, mais dois queijos do Rabaçal e uma garrafa de vinho generoso.
Dois dias passaram e Manuel voltou à carga:
- Mulher, já te decidiste no nome que vamos dar ao menino?
- Já. Como é tão formoso quero chamar-lhe Apolíneo!
- Ó Isaura, esse nome não deve estar na lista e sabes que o Salazar não deixa pôr nomes que não estejam na lista!
- Mas tão lindo, tão formoso, como lhe havemos de chamar?
- Sendo assim, vamos-lhe chamar como o Rei formoso. Será Fernando. Poderá nunca ser rei, mas um dia há-de ser Castelão, o Senhor do Castelo de Penela.
Agora vou-me embora registar o fedelho.
Castelão o REI Formoso
EliminarEstá explicado. Rafaelito, queres que eu acrescente este texto na página "O Rafael" aqui do teu blog?
ResponderEliminarE já lá mora... à revelia!
Eliminarhttps://encontrogeracoesbnm.blogspot.com/p/o-rafael.html
Não te ouviu!!! P'rá próxima gritas" Ó Apolíneo!" 😇
EliminarÉ no que dá o Apolíneo não usar o funil que lhe oferecemos...
EliminarEle até ouviu que a Daisy disse-lhe, mas ele não tinha o telemóvel à mão para dar a resposta. Ele não precisa do funil, pois tem uns aparelhos última geração. Diz que tem lá em casa o funil para to devolver, que tu sabes onde o deves meter!...
EliminarBRUTO!
EliminarSe for das caves de Cantanhede adoro
EliminarUm abraço de parabéns. Muita saúde e vida longa
ResponderEliminarObrigada Ló
EliminarParabéns meu querido, que contes muitos com saude e junto da tua "Julieta" (Celeste) e de toda a família e amigos.
ResponderEliminarAbraço
Pedro Sarmento
Obrigado Pedro.Abraço e beijinho pata a Laura
EliminarE pelo menos mais 222 mensagens nas extensões(partilha ) do Encontro de Gerações messenger, watsapp e individuais!
ResponderEliminarMuito obrigado
Last but not least!!! Como se diz na lingua dos COLDPLAY. Um daqueles abraços bem rijos por este belo Aniversàrio. As imagens deixam transparecer grandes festejos. Assim é que é lindo!!! Adorei o texto do Alfredo. PENELA inspira a valer. Brevemente estaremos por ai para vos dar um grande abraço. Hoje é feriado, porque somos um Pais Catolico. Por ai existe Fatima mas jà nao se festeja a Ascencao nem Pentecostes!!!Bjinho à Celeste.
ResponderEliminar