domingo, 30 de setembro de 2012

SÓTÃO DE MANUEL SANTANA

Fila de baixo: Paulo Rafael; Falcão; Mário Simõesd; António Madeira da Fonseca; Santana; Campos(dono do café Aquário)
De pé: Moura; José Batista Ferreira; António Marques; Marcos Franco;  Amândio(Atlântida);  Armando Ferreira;  Branca Sarmento; Nela Sarmento; Alcides Garcia; Manecas da Fonseca; Américo Costa; ???????;
Almeida(Fiscal do Bairro); João Buzano; Zé Adelino; António Ferrão e Zé Cândido.
Nota: embora aqui estejam a Branca e a Nela não descortinamos o pai Anibal Sarmento( ou será que está!)
Colaboração de Paulo Rafael e do Mestre Deolindo legenda

Caro Fernando Rafael:

Do espólio fotográfico do meu pai, que estou a tentar organizar no meu tempo disponível, recolhi esta foto que, julgo, lhe dirá alguma coisa.

Porque entendo que as recordações são para partilhar aqui vão os amigos que nessa noite rodearam as irmãs Sarmento (a Manuela e a ???) no palco do Clube de Futebol do Calhabé.

Tenho todo o gosto em o ajudar a identificar o grupo se bem que não me lembre de alguns nomes. Cá vai uma ajuda:

Mário Simões, António Madeira, o meu pai Lopes Santana, António Ferrão, Marques Franco, Armando Colaço Ferreira, Américo Costa, José Adelino, José Ferreira, Manecas (?) irmão do António Madeira (ainda meus primos afastados) e outros que, com mais um esforço de memória, conseguiremos certamente recordar. Era interessante não perder estas referências porque após a nossa geração, será muito mais difícil recuperar alguns nomes.

Tenho mais fotos dessas noites que um dia, com calma, poderei seleccionar com a sua ajuda se estiver disponível.

Nada obsta que a divulgue no vosso blog, para que as novas gerações os recordem.

Felizmente ainda vivo e das minhas relações, continua a alegrar o Bairro o Sr. Mário Simões, amigo que muito prezo e a que me liga uma amizade inesquecível pela ajuda que me prestou na minha juventude, em situações políticas delicadas que passei na faculdade quando  me foi negado acesso por razões políticas.

Um abraço e até ao próximo Encontro, se não for antes.

manel santana

Nota Rafael: é com muito prazer que se publica esta foto.
Aos nomes que acompanham a foto posso esclarecer mais alguns, com a ajuda de meu irmão Paulo-o 1º em baixo do lado esquerdo-a irmã da Manuela Sarmento é a Branca, em vez de Marques (é Marco) Franco, João Buzano, José Cândido, Amandio Ferreira, Farmacêutico Ferreira da Silva( faleceu há muito pouco tempo)
Hoje estive com o amigo Mário Simões, que lhe envia um abraço!

"manel santana" inscrito para o dia 20- António Manuel Santana e Silva

9 comentários:

  1. Interessante documento. Recorda-nos tempos já distantes que deixam alguma saudade. A maior parte destas pessoas já não está no nosso convívio.
    Observo que o Sr. Marcos Augusto de Castro Franco, já falecido, tem a sua mão direita sobre o ombro do meu amigo António França Falcão Ribeiro que reside actualmente em Montemor-o-Velho.
    Pedro Martins

    ResponderEliminar
  2. Uma bela memória. Ao Santana, envio um abraço. Recordo bem o seu pai, bem visível na foto, tal como alguns outros, caso dos Senhores Alcides Garcia, Paulo Rafael,Marcos Franco, António Ferrão e as manas Sarmento ...
    Parecem-me também estar presentes, embora não seja certo, o Senhor Almeida (fiscal) e o Senhor Gastão ...
    São estes os que reconheço ...

    ResponderEliminar
  3. As manas Sarmento são: A Nela, da direita, já identificada e a Branca mais alta e também mais velha do que a Nela! O pai delas, Sr. Samento era, à data, o Presidente do Clube Futebol do Calhabé e foi ele que implementou, no clube, a natação, onde tivemos um grupo que ganhou bastantes títulos regionais.

    ResponderEliminar
  4. Boa, caro Pedro Flaviano, apenas um ou outro me escapa, mas conheci-os quase todos, com os quais partilhei alguns momentos, porque não dizer, na "tasca" do Emiliano, pai do Ninito França e do Fernando, que a morte levou prematuramente. Está precisamente o Falcão Ribeiro e o Sr. Almeida (que saudade!) sogro do Abílio e irmão do Sr. Alípio, pai do Helder Gomes. Que GRANDE naipe! Era tudo gente boa, que recordaremos com muita saudade. Um dos últimos a partir foi o João Busano. Saiam mais......para a gente recordar.

    mariorovira

    ResponderEliminar
  5. Em baixo, do lado esquerdo , junto ao Santana, parece estar o Sr. Campos, que foi proprietário do Café Aquário, onde está hoje a Munich 2. Apenas uma "achega".

    mariorovira

    ResponderEliminar
  6. Tantas boas recordações me traz esta foto, tempos de uma Amizade tão sincera que perdurou através do tempo, eram Amigos de todas as horas que, apesar da distância e meu Querida Pai recordava sempre com muita saudade.Fizeram muitas patuscadas juntos, Coimbra era para o meu Pai a capital do Mundo e a sua Académica sempre a maior, por isso levou consigo o cachecol da Académica.Agradeço a todos a forma carinhosa como o recordam acreditem que Ele tambem "no seu Mundo" nunca os esqueceu.
    Acrescento que na foto está tambem o Sr.Paulo explicador de muitos de nós
    Nela Sarmento

    ResponderEliminar
  7. Que foto espectacular de pessoas que me acarinhavam depois dos correctivos que levava em casa e quando chegava ao café do sr. Silva me acalmavam com os seus conselhos, principalmente o sr. Ferrão com as suas anedotas e o sr.Franco.
    Mas voltando á foto eu acho que o sr Sarmento é aquele que está atráz da Branca e da Nela, será?!!!
    AZENHA

    ResponderEliminar
  8. Não Azenha, não é. É o Senhor Alcides Garcia, pai da Lena Garcia .Mas gostaria de saber se o Senhor Sarmento está nesta foto, pois lembro-me muito bem dele e não o reconheço ...
    Quito

    ResponderEliminar
  9. Não Amigos o meu Pai não está na foto, já tinha partido para Moçambique e esta foi uma festa de homenagem que nos fizeram no Club do Calhabé antes da nossa partida para àfrica.Por traz de nós é de facto o Sr Alcides Garcia felizmente ainda entre nós e a quem muito estimo.
    Nela Sarmento

    ResponderEliminar