sábado, 6 de julho de 2013

Passatempo - que monumento é este do centro de Coimbra?

Não me admirava nada se o Rui Felício também tivesse feito algum discurso virado para este monumento bem no centro de Coimbra... em latim...
Chico Torreira, este aparece no Google Maps, pois os carros circulam a toda a volta deste edifício.
Os Coimbriosos (esta saiu-me agora e saiu bem!) não deviam precisar de pistas mas eu dou mais uma: nesta fachada, há uma placa da Câmara Municipal de Coimbra com um texto que refere que este monumento é originalmente do século X. Não, não faltam algarismos... digo, letras. Tem aproximadamente 1.000 anos!
Reparem nas plantinhas na varanda, que lhe dão um ar bucólico.


A solução:



37 comentários:

  1. Quase que sei...Mas está um calor de rachar para ir para a Baixa...
    Vou esperar que a temperatura baixe.
    Chico, salva-me...

    ResponderEliminar
  2. As plantinhas são todas medicinais,
    pois Coimbra é terra de medicina e de
    Cultura.
    Só pode ser a universidade.
    Tonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum, o cheiro das plantas leva-me mais para a Baixa...

      Eliminar
    2. E o cheiro da sombra do Sol também tem duas fazes.
      Tonito.

      Eliminar
  3. Conheço muito bem, estava mesmo a ver, só que não sei aonde fica.
    O google cada vez que lhe introduzo os plug ins, fica uma maravilha mas passado umas cinco tentativas volta a saltar.
    Reusltado: já vi cerca de novecentas fotos, do passado e do presente. Foi um reavivar de memórias. Até já desfolhei o livro dos setenta anos do Diário de Coimbra, só que arredaram a janela. Enfim, marotices.

    ResponderEliminar
  4. Como queres que eu saiba? No século X eu ainda nem era nascido quanto mais Coimbrioso!

    ResponderEliminar
  5. Isto será Património?
    Só depois de passar a vaga de calor poderei andar de nariz no ar...

    ResponderEliminar
  6. O monumento até poderá ser "originalmente" do séc. X, mas de uma coisa estou certo, a janela e o varandim que o Paulo Moura aqui apresentou têm uma arquitectura do séc. XVIII.
    Portanto, aquilo que parece uma pista é uma "não pista".

    ResponderEliminar
  7. "In medio mari quaerit undas"

    Que o mesmo é dizer "procurar água no meio do mar". Assim classifico este passatempo,cuja solução é uma espécie de ovo de Colombo, mas que faz os concorrentes andarem de um lado para o outro para a descobrirem.

    Desta vez não desvendarei para já o local do monumento dando mais algum tempo a quem o queira descobrir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Santa Justa também tem ervas...mas no sitio que é o PM não se atrevia a ir até lá!!!1
      "undaserá"?

      Chico fixa lá o Google...

      Eliminar
  8. Acabei de descobrir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Aqui sim é um local plano, bom para o Paulo Moura não se cansar muito.
    Deve ter ido ao Zé Manel dos ossos....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé Manel dos Ossos

      Beco do Forno 12
      Coimbra
      3000-192 COIMBRA

      Distrito: Coimbra
      Concelho: Coimbra
      Freguesia: São Bartolomeu

      Eliminar
  9. É realmente século X.
    Já existiam as hortas urbanas.
    Ò Clemente manda regar a horta!!!

    ResponderEliminar
  10. Vou já deitar fogo de artificio, para festejar!
    Dentro de 3 minutos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falar em fogo.
      Este último mês foi desgraçado para estes lados.
      Há umas quatro semanas foram evacuadas cem mil pessoas só na cidade de Calgary, além das cidades vizinhas por causa das cheias.
      Os fogos na floresta do Quebec ao norte, estão sem controle e por isso, estão a criar-lhe um caminho até aos lagos mais próximos para aí acabarem. Nem os aviões resolveram a situação.
      De sexta feira à noite para sábado, à uma da manhã, na cidade do Lac-Megantic, três vagões carregados de petróleo explodiram e a baixa da cidade foi arrasada com o sopro ficando grandes partes calcinadas. Ainda ontem à noite ardia fortemente e hoje de manhã continua a fumegar. Desconhece-se o número de vítimas.

      Eliminar
  11. Acabo de chegar e tinha a notícia que o Rui Felício tinha dado uma achega e a Lucinda já tinha descoberto. Só que tanto o Paulo Moura como o Rui Felício, têm o seu fundamento. A igreja, segundo a Joana que leu num dos roteiros foi fundada no Sec X e reedificada no Sec. XVIII, no estilo barroco. Procurando na wiki, sabe-se que no Sec X já existia pois foi doada ao Mosteiro de Lorvão em 957. Segundo a mesma wiki, foi reedificada no Sec. XII em estilo romano e reconstruída nos Sec. XVIII pois estava em ruínas.
    Trabalho de equipa.

    ResponderEliminar
  12. Então ninguém aparece ou o Paulo Moura foi de fim de semana. O Rafael já sabe, nós também, então aqui fica: Igreja de São Bartolomeu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falha minha, passou-me que o Rui Felício foi o primeiro a identificar este monumento. O seu a seu dono.

      Eliminar
    2. Estão em banhos.São já férias.
      Mas está tudo bem esclarecido.
      Com as dicas sobre Zé Manel dos ossos e Clemente que é o Presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu, quem é de Coimbra Fàcilmente chegava ao fim do enigma.

      Eliminar
    3. Nós aqui não estamos dentro disso, Rafael. O Zé Manel dos ossos, já ouvimos falar há uns tempos mas esse senhor Clemente, desconhecia. No nosso caso, foi a junção do Sec X do Paulo Moura e do Sec XIII do Rui Felício, que desta vez não utilizou o seu latim. Já agora, se algum dia aí fôr lá terei que ir visitar o Zé Manel dos ossos.

      Eliminar
    4. pensava que tinha que dar uma volta pela Baixa de nariz no ar...mas de repente, pensei: já vi tudo o que era igreja e ainda não vi a de São Bartolomeu!
      Tiro e queda!
      Claro as dicas eram boas para quem está aqui por Coimbra!
      Já lá fui ao Zé Manel dos Ossos...mas é complicado arranjar lugar!
      O Clemente e realmente o Presidente da J.F.S.B já há uns anos e daí...todo o mundo aqui por Coimbra conhece.Também pertence à direcção da AAC/OAF.
      E ainda:era o dono da funerária "Adelino Martins"...era porque agora faz parte de uma multinacional do ramo Servilusa"!!!!
      Já ficas a conhecer mais uns pormenores modernos aqui de Coimbra!!!

      Eliminar
  13. Chico temos estado a assistir pela TV ao grande desastre com o combóio ai pelos teus lados.
    É desastre de grandes proporções!

    ResponderEliminar
  14. É uma fatalidade, Rafael. A cidade localiza-se junto a um lago em plena floresta como há um grande número por estes lados. Água não falta e por isso ainda é barata. A força das explosões foram tão grandes que os bombeiros das cidades mais próximas mas que no mato ficam distantes, acorreram ao local. Os americanos sem nenhum protocolo com os governos daqui, passaram a fronteira sem problemas com as alfândegas pois também se tinham apercebido do que acabava de acontecer.
    Calculam que haja quarenta desaparecidos, se bem que este número possa baixar ou aumentar, sendo esta última a tendência. Mortos confirmados há cinco mas um grande número jamais aparecerão, muito provávelvemente derivado ao sopro e calor. A baixa da cidade Lac-Mégantic está destruída com grandes zonas calcinadas. Foram evacuadas cerca mil pessoas.
    Hoje de manhã escrevi no meu comentário que continuava a fumegar mas já vi mais imagens em directo e certas zonas continuam a arder, não havendo condições de procederam ao inquérito.
    O problema é que estão sujeitos a perderem mais vidas pois os bombeiros têm de estar junto aos vagões cisternas que não rebentaram e são muito mais, para os regar com água a fim de tentar baixar a temperatura. Idêntico ao que aconteceu no World Trade Center em Nova Yorque, pois estão conscientes do que pode acontecer.

    O máquinista parou a máquina numa estação anterior de acordo com as normas de segurança pelo que dizem e foi até ao hotel, como habitualmente. Vamos a ver o que dá a caixa preta. O comboio arrancou sem se saber a causa e sem o maquinista substituto, tomou velocidade e quando chegou aquele local descarrilou, acontecendo o que todos sabemos. Há quem diga que chegado ao local da explosão a locomotiva já ia a arder.

    É mais aparatoso do que com as cheias em Calgary e com maior perda de vidas humanas porque em Calgary tiveram tempo para evacuar uma parte da cidade como Coimbra, fora as outras cidades junto ao rio mas aqui, não houve chance nenhuma. Explosão, sopro, calor e nenhuma possibilidade. Pelo que tenho visto e ouvido, poucos feridos. Alguns que estavam perto da zona e se salvaram mas nem são capazes de compreender porquê. Há quem estivesse na zona e tenha fugido mas a família ficou lá. Impensável.

    É toda uma cidade desfeita pois como era pequena, todos práticamente se conheciam.

    Já nos anos oitenta do século passado, aconteceu uma situação idêntica com um camião cisterna em Espanha, perto de um acampamento. Salvaram-se dois banhistas que tinham mergulhado. Quando meteram a cabeça fora de água, não compreendiam aquelas mortes todas à volta deles, pois grande número apresentavam queimaduras da cinta par cima. Estavam de pé.
    Todos nós nos queixamo mas temos tido muita sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Chico pelo que relatas e pelo que vamos vendo e ouvindo na TV aquilo
      é uma grande tragédia cuja dimensão ainda está para chegar ao fim!
      Vamos aguardar.

      Eliminar
  15. Não vos escapa nada, carais!
    (já lá acrescentei duas fotos)

    ResponderEliminar
  16. Esta já está!Venham mais!
    O património(não só da Alta e da Sofia) vai ficar conhecido centímetro a centímetro!!!!

    ResponderEliminar
  17. Tu é que podias apanhar um escaldão, com o nariz empinado pela baixa, com um calor destes.

    ResponderEliminar
  18. A partir de agora, só acredito no Rui Felício e no Chico Torreira. A São Rosas é uma aldrabona de primeira categoria! Bem podia eu andar, em Coimbra, à procura de varandinhas com hortaliças do Séc.X!...
    O Dom Rafael, sabe sabe, mas só baralha!
    No Séc.X em Coimbra, tanto quanto sei, só havia a Tasca do António Ladrão, o 16 da Rua Direita, a casa do Padre Aníbal e o Urinol do Calhabé e nada disso tinha varanda com hortaliças!...

    ResponderEliminar
  19. Alfredo, meu amor, o edifício é originalmente do século X. As ervinhas é que são pós-modernas (devem ter sido lá plantadas no século passado).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sãozita, tens que dizer ao nosso PM que pintar um edifício nobre de amarelo é mesmo para despistar os mais despistados...
      Já agora, não trates o Moreirinhas dessa forma tão carinhosa. Olha que o gajo é abusador!

      Eliminar
    2. Vianita, foi uma vingançazinha servida fria (que sabe bem, com este calor) por terem adivinhado logo as figuras do pedestal do Mata-Frades... quando eu pus como cor de fundo o azul do céu na altura em que tirei a foto. E eu até lhe tinha dito para pôr cor de... Rosas.

      Eliminar
  20. Rafael
    No que respeita ao caso do Lac Mégantic, o incêncio foi considerado extinto ontem mas ainda há pequenos focos a arderem, neste momento. Técnicamente, está tudo controlado.Os bombeiros continuam a regar os vagões cisternas pois ainda hoje de manhã um estava todo vermelho, com o calor. Deve ter uma fuga e por isso os gases saem mas ele não rebenta, só que receiam dos que estão ao lado uma que vez que foram envolvidos quarenta e dois vagões, quase metade do comboio. Explodiram só três.
    Há pessoas que estão autorizadas a voltarem a casa, se aí poderem viver pois há casas contaminadas. Os outros, como tudo ardeu, nem os contratos dos seguros têm. Há cem mil litros de petróleo espalhado no chão e que vão até um pequeno rio que dá para o lago, o que começa a ser um problema ecológico. As condutas naquela zona, vão ter que ser todas mudadas pois estão impreganadas de crude. Já estão a defender os rios, barragens e a cidade por sorte, abastecia-se no passado de um outro lago. Foi só accionar o sistema antigo.
    Humanamente é uma fatalidade. Famílias desfeitas, vizinhos desfeitos, crianças orfãs, enfim... Os que estão vivos e estavam no local andaram a fugir tentando passar no meio dos pedaços de crude a arder que iam caindo, enfim... mais não digo.
    Já se tem mais dados. A máquina esteve parada em Nantes, aonde o maquinista saíu pois tinha terminado o turno. Mais tarde declarou-se um fogo que os bombeiros locais extinguiram, tendo tido que parar o motor da máquina pois havia fuga de diesel sobre ele, segundo o próprio comandante dos bombeiros. Após o fogo extinto, entregaram a situação ao pessoal da companhia que acabava de chegar e só partiram depois de lhes terem confirmado que tudo estava correcto. A máquina sem motor a trabalhar não produz o ar necessário para os travões e numa descida, ao fim de algum tempo, desliza e fácilmente se embala. Este comandante já fez várias intervenções em problemas mecânicos de comboios mas por fuga de combustível jamais tinha contecido.
    As máquinas têm um outro travão manual que só o inquérito dirá se o pessoal que chegou o actionou ou não, ou talvez até já saibam. Pelo que vi dos jornalistas de inquérito, não deve ser muito fácil travar manualmente pois até aos travões vão umas correntes muito grossas e fortes que actuam sobre eles.
    Neste momento os mesmos jornalistas já descobriram que os maquinistas deixam as máquinas a trabalhar e as portas sem estarem fechadas às chaves. Qualquer pessoa entra.. O fogo na locomotiva em Nantes pode levantar suspeitas, se bem que não falem nisso.
    O sistema de comboios existente, foi criado para o transporte de madeiras que por cá não faltam e pessoas, levando um ou dois vagões cisternas mas jamais como nos últimos três ou quatro anos têm feito.
    Agora que as pessoas começam a aperceber o que se passou, começa a revolta contra a passagem de comboios com carregamento deste tipo nas cidades.

    Por outro lado os dois fogos grandes que já não tinham esperanças de os controlarem, conseguiram apagá-los. Já deram aturorização a cerca de mil pessoas de voltarem às suas casas. Neste momento, só no Quebec, já só estão a arder cinquenta fogos. Por aqui vive-se sempre com fogos, cheias e é cá cada uma, intempéries, enfim : de tudo.
    É por isso que eu tenho muito respeito por esta gente, construíram um país num local inóspito. Só uma grande determinação e força de vontade pois antigamente não haviam os meios de hoje para o frio e a forma de calor que por aqui se faz sentir. E até estive habituado a calor com temperaturas mais altas.
    Enfim, agora espermos o inquérito.

    ResponderEliminar
  21. Chico, algumas coisas me saltam à vista:
    1. Tu dizes que há pessoas que ficaram sem nada e não tinham seguro!...
    Mas que raio de país é esse? Não tinham e nesse caso, mesmo que tivessem, não o deveriam accionar, pois a responsabilidade total é da Companhia que fazia o transporte de tais produtos.
    2. Canadá, um dos mais ricos países do mundo (dentro dos 7), faz transporte de produtos inflamáveis pelo meio das cidades, sem segurança redobrada? Eu aceitaria isso no Burundi, Indonésia ou Haiti, mas no Canadá!!!...
    Às tantas é por isso que é um país rico, os lucros económicos estão acima da segurança das vidas humanas!...

    ResponderEliminar
  22. Alfredo Moreirinhas

    1 - As pessoas tinham seguro, ardeu foi tudo e técnicamente é ao assegurado de apresentar o seguro.
    É preciso ver que quase todo o senhorio tem seguro mas não abrangem tudo e este caso é raramente previsto,nem é uma calamidade natural para que os governos paguem. (Continuarei mais abaixo, sobre este assunto).
    Quanto à responsabilidade do transportador, tudo tem que ser demonstrado em tribunal e já estás a ver, com os buracos das leis que há em todos os países "civilisados" e o aproveitamento dos advogados, é possível que tanto seja rápido como dure uns anos. Pobre dessa gente se estivesse à espera da resolução dos tribunais.

    2 – Como é natural correm muitos dizeres sobre a segurança mas no dia anterior ao acidente, o Ministério dos transportes tinha verificado quarenta e dois dos vagões cisternas que compunham aquele comboio. Também falavam da locomotiva mas o ministro já veio negar. Francamente, não sei quantos países farão assim tantas inspecções diárias.

    Quanto aos comboios andarem pelo meio das cidades, também penso que é uma falha de segurança, só que quando se começa a ver melhor como este país se formou, tem-se a resposta: as cidades nasceram à volta das linhas de comboio. Não há país no mundo que consiga tirar as suas linhas de comboio do meio das cidades, tanto mais que também servem para o transportes de passageiros para o trabalho e produstos industriais como lo Lac Mégantic. As fábricas que conseguiram abrir hoje, tiveram que arranjar uma alternativa ao comboio aque não é económicamente rentável.

    3 – Como isto não é nenhum dos países que enunciaste nem outros dos quais conhecemos um tão bem, já hoje foram libertados sessenta milhões de dólares pelo governo provincial, e vão pagar as infraestruturas todas.

    O governo federal também vai acionar sistemas especiais pois não sendo um desastre natural, não está previsto alguma ajuda.

    4 - Como isto não é uma ditatura da democracia, as pessoas vão receber o dinheirinho que lhes couber e provávelmente uma certa quantia dentro de pouco tempo pois a disputa entre o federal e o provincial, leva cada um dos governos a entregar o seu cheque com a côr da sua bandeira: azul para o Quebec e vermelho para o Canada, a propagando assim exige.

    5 – Diziam ontem que as companhias de seguros para fazerem andar toda a papelada mais depressa, estavam a criar um guichet único para atender os sinistrados.

    6 – É verdade, pondo de parte o Burundi, Indonésia ou Haiti, já pagaram as cheias do Tejo dos anos oitenta no Ribatejo? – Nunca mais ouvi nada.
    És cá um gozão...

    ResponderEliminar
  23. Chico Torreira,
    Haveremos de ter oportunidade de falar melhor sobre estes assunto, espero!...
    Só para terminar! Tu dizes e passo a citar: "Não há país no mundo que consiga tirar as suas linhas de comboio do meio das cidades, ..."
    Estás redondamente enganado! Olha em Coimbra, a linha da Lousã como saiu do meio da cidade!...

    ResponderEliminar
  24. Alfredo Moreirinhas

    Não deixas passar uma mas a intenção foi boa. O metro é que não chegou... Um dia chegará porque estações e apeadeiros já temos. Boa.

    ResponderEliminar