segunda-feira, 15 de julho de 2013

Que escultura é e em que sítio de Coimbra está?

Passamos de um monumento do século X para uma escultura, em ferro recortado, instalada no ano 2000.
Só retirei parte do fundo porque daria pistas óbvias.
Mas digo-vos que tem gravada, em várias faces, a frase "Miguel Ângelo tinha razão".
De resto, é uma escultura de que não encontro qualquer referência na internet.
Tive que recorrer a uma entidade que me enviou excertos de um livro em que constam todas as informações sobre esta escultura, o seu autor e o significado dessa frase repetida.
Chico Torreira, se "passeares" no Google Maps, encontras esta escultura... que deve ser das obras de arte menos conhecidas de Coimbra.


E a resposta é:
«Monumento à escultura», de Manuel Dias, por baixo do viaduto da ponte-açude, no parque que era da Ecovia, junto à rotunda da Casa do Sal (mas já na Rua do Padrão).


Agradeço à Dra. Mafalda Gomes, Chefe da Divisão de Relação com o Munícipe da Câmara Municipal de Coimbra, que me esclareceu sobre os detalhes que pedi desta escultura, enviando-me uma digitalização retirada do livro «Estátuas de Coimbra», do Dr. Mário Nunes, recente e inesperadamente falecido (ainda há pouco tempo o Dr. Mário Nunes me tinha manifestado interesse em conhecer a minha colecção de arte erótica...). Neste excerto do seu livro, é apresentado o autor, explicado o monumento e a razão de ser da frase «Miguel Ângelo tem razão».




32 comentários:

  1. Eu já vi esta escultura!!!
    Mas não me lembra aonde!
    É num jardim, que tem relva e passeio em calçada à portuguesa!

    ResponderEliminar
  2. Será Sereia?
    Tenho uma vaga ideia que foi por lá que vi estas "latas recortadas"...mas até penso que são mais!
    Mas aguardo pelo Chico Torreira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um bom palpite... mas esta escultura fica à beira da estrada e não num espaço fechado.

      Eliminar
  3. Puseste um taipal do Zportig para tapar o enigma. Aquela curva despista-me e o que mais me "irrita" é que eu já vi isto em qualquer lado, talvez ali para as bandas de ... de ....do ...Hospital, numa das artérias adjacente ...na avenida que lhe dá acesso ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás morno. Isto fica pertinho de uma rotunda por onde passam ambulâncias para o Hospital, às centenas por dia.

      Eliminar
    2. O taipal do Zbôrdeng foi só porque se via o viaduto por cima daquilo e a linha de caminho de ferro (ligação Coimbra-A a Coimbra-B lá atrás.

      Eliminar
  4. Será na rotunda junto ao Restaurante Solar da Saudade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que Restaurante é esse, Olindita?

      Eliminar
    2. o antigo Porquinho.
      Pensei no local onde fica tendo a ideia que era por aí.
      Gostei de ler a informação.Aprendi.

      Eliminar
    3. Ah! Esse! República da Saudade. É pertinho.

      Eliminar
  5. Já tinha visto ontem à noite mas tinha que saír de manhã e francamente nunca vi esta obra mas até gosto dela.
    Com o google pelo momento não conto muito. "Afinei-o" várias vezes sem melhor resultado, comecei a pensar que como tudo evolui e os programas estão cada vez mais pesados, fôsse da minha memória viva. Pedi ajuda aos sábios de informática que foram ver na compnhia, têm meios muitos superiores aos meus e obtiveram o mesmo resultado. Vamos a ver quando é que resolvem. Para já, não perco tempo com ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí tens no Google Maps, Chico: é aqui.
      Vou pôr a explicação no post.

      Eliminar
    2. Não me era estranha mas francamente não conseguia descobrir.
      Bem Esgalhado.
      Tonito.

      Eliminar
    3. E já lá moram as explicações todas, que a cultura é uma coisa muito linda.

      Eliminar
    4. Eu bem dizia que já a tinha visto...e mais do que uma vez!!!
      Mais uma lição.Assim vamos conhecendo melhor Coimbra nos seus pormenores, que muitas vezes são pormaiores!

      Eliminar
  6. Gostei do que vi e li. Adorei. Obrigado à São Rosas que me facilitou ir directamente ao local mas a uma dada altura saltou. Vou esperar por dias melhores.

    Já agora aproveito para informar a extenção do desastre de comboio no Lac Mégantic, que fez sexta-feira passada uma semana. Há lá muitos polícias e bombeiros que recebem ajuda de muitos colegas voluntários para o local. Hoje é uma cena de crime. Os que andam na zona vermelha, usam máscara e garrafa e às nove horas da manhã estavam já a fazer frente a cinquenta e um graus entígrados, pois ainda está tudo muito quente. Continuam a regar e a lançar espuma. Têm que se revezar a cada quinze minutos. O grande problema para eles, é verem tudo escuro de queimado, nada verde de plantas ou árvores, nem pássaros. É desmoralizante. Um vagão cisterna entrou nove metros na terra. Estão admirados com as situação. Ainda não encontraram todos os despararecidos. Estão lá tantos polícias, bombeiros e pessoal da cruz vermelha dos quais muitos voluntários, que hoje chegaram lá cinquenta caravanas para terem aonde dormir. Vão ser apresentados em tribunal daqui e dos EU dois pedidos de recurso colectivo. Um respeitante às companhias que sofrem com a situação pois algumas desapareceram assim como parte do pessoal. O Outro é respeitante aos sinistrados individuais. Bem, prevejo que a companhia vá à falência, os advogados apanham uns milhões ao longo dos anos que vai durar e o que resta vai ser dividido pelos sinistrados.

    ResponderEliminar
  7. Este enigma esteve a despertar a curiosidade de muitos, entre os quais me inclui. Lembrava-me de ver a escultura e até a apreciar, mas não a situava e, muito menos sabia a opinião do autor!
    Sempre a aprender.

    ResponderEliminar
  8. Esta escultura fica por baixo do viaduto da ponte-açude, no parque que era da Ecovia, junto à rotunda da Casa do Sal (mas já na Rua do Padrão).
    Onde é que recebo o prémio?
    Gostei da lição!

    ResponderEliminar
  9. Eu também reaprendi, porque quando foi inaugurada explicaram isto tudo mas entretanto não há nenhum registo que se consiga encontrar na internet. Pelo menos eu não encontrei. Agora já há! Aquilo bem que podia ter uma placa a identificar...

    ResponderEliminar
  10. Boa e interessante postagem. Gostei igualmente de toda a anota explicativa.
    Desconhecia a morte do Dr. Mário Nunes, Homem de Coimbra ligado à Cultura. Conheci-o pessoalmente nos eventos do Coral Polifónico de Coimbra ou em apresentações de André Vaz Pereira a convite da Câmara Municipal. Era, para além do mais, um Homem muito educado e cordato, com quem dava prazer conversar. Lamento esta perda para a cidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não o conhecia pessoalmente, até que, na inauguração da exposição dos meus quadros no Observatório Rainha Santa, fomos apresentados. E confesso que fiquei surpreendido com a abertura de espírito dele.

      Eliminar
  11. Meus caros, acabo de ler o Diário de Coimbra de hoje e fiquei satisfeitíssimo com as patrulhas em bicicleta. Só que o motivo porque aí as criaram são bem diferentes dos daqui. Aqui tem a vêr com o controle de tráfego e os ciclistas são todos polícias ainda novos. São eles que controlam grandemente os desfiles e manifestações pois podem andar no meio. Além disso se houver um distúrbio,são eles que inicialmente com as bicicletas nos braços à frente do peito vão afastando as pessoas. Agora essas patrulhas com pessoas da terceira idade, um já quase marreco, de aparência pior que eu, não esperava. Será que não há polícias jovens? Fiquei admirado.

    ResponderEliminar
  12. Meu caro Chico

    Marrecos, coxos e estrábicos. Por cá, o pessoal bem se tenta modernizar, mas por mais que nos esforcemos, não conseguimos dar ao burgo a planura das cidades holandesas. Estás a imaginar um tipo com 5O ou 6O anos a subir de bicicleta da Igreja de Santa Cruz para o alto da Conchada ? Ou de língua de fora, a suar as estopinhas, a trepar a Lourenço de Almeida Azevedo até ao Pavilhão dos Olivais ?

    Devo dizer-te, porém, que a missão deve ser apanhar carteiristas nas ruas da Sofia ou Ferreira Borges. Mas posso transmitir-te em primeira mão, que para esse zeloso papel de apanhar figurões, a Câmara está em negociações adiantadas com os reformados Eddie Merckx, Bernard Hinault e Lance Amstrong, que correm de bicicleta como vento, para além de se poderem meter no xarope pois não vai haver controlo anti - doping ...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Quito

    Quando fiz o meu comentário estava mesmo para saír pois aqui eram seis e vinte e três da manhã. Valeu a pena tê-lo feito porque tens uma veia humorística fora do vulgar. Isto por aqui tem zonas muito planas na direcção este/oste mas norte/sul, nem pensar e muito menos subir a montanha. A malta da nossa idade quase sempre faz a manutenção em zonas planas e só num caso de doença como o meu, há um ou outro que sobe de vez em quando a Montanha para manter os músculos. É claro que não vou à velocidade da malta nova mas tenho chegado lá acima e uma vez até se me partiu o cabo das velocidades: fiz tudo em terceira. Os mais novos fazem-no por manutenção ou treino e os polícias, socorristas e fiscais, por profissão. Já viste o que seria esta velharia na polícia a subir o que disseste? Fugiam os carteirista todos.
    Quanto ao Merckx, Hinaut e Amstrong, não se diga mal desses senhores. Não prejudicaram ninguém. Os outros é que ainda não foram apanhados.

    ResponderEliminar
  14. Qualquer Coimbrioso que se preze tinha a obrigação de imediato identificar e localizar esta escultura.
    Digo eu...

    Como disse o Tonito: " Bem Esgalhado" !

    ResponderEliminar
  15. Já alguém o disse mas, repito: Esta escultura fica por baixo do viaduto da ponte-açude, no parque que era da Ecovia, junto à rotunda da Casa do Sal (mas já na Rua do Padrão).
    Onde é que recebo o prémio? Posso repartir, pois confirmo isto!...

    ResponderEliminar