quinta-feira, 18 de julho de 2013

Um dos muitos edifícios bonitos de Coimbra

Sempre adorei este edifício. E, depois de restaurado, ficou um espectáculo.
Neste caso, não fui eu que pintei as paredes e o céu de azul.
Só tirei o logótipo do toldo e retirei o texto da placa toponímica.
No Google Maps aparece com o rés-do-chão em obras.


E aqui está uma foto mais afastada do mesmo edifício. É na Avenida Emídio Navarro, mesmo em frente à estação de caminhos de ferro de Coimbra A. Quem fez, como eu, muitas vezes o percurso da Linha da Beira Baixa (num troço que agora está desactivado, entre a Covilhã e a Guarda) e da Linha da Beira Alta, teve sempre este prédio a dar as boas vindas a Coimbra, ao descer a escadaria da estação. Curioso é que no outro topo destes prédios está o Hotel Astória, com o seu topo redondo e a torre que teve a cobertura castanha até à última remodelação (sabem a história dessa cor?) e, esse sim, é famoso.


25 comentários:

  1. Lindíssimo e meu conhecido...mas,mas ainda não localizei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, que eu não posso dar mais pistas, porque perdia a piada toda...
      Aliás, eu tinha uma frase no fim do texto que a Luísa me disse para tirar, porque a maltinha descobriria logo. E é verdade. Ides ver que é muito fácil.

      Eliminar
  2. De facto, é um edifício bonito. Os pormenores do rendilhado em pedra das varandas e o último andar em forma de facho olímpico, dão"alma" ao prédio. Pena os fios da electricidade, apesar de necessários.

    Honestamente, não sei onde é. Mas parece-me para ser talhado lá para os lados da Praça da República ou zonas adjacentes, naquele quarteirão delimitado pela rua que desce dos Arcos do Jardim para a Praça da Republica,da rua que sobe do Gil Vicente para as Escadas Monumentais, da rua transversal que vai das Escadas Monumentais dar à esquina do ACM, com prolongamento pela Alexandre Herculano que vai dar a uma das entradas da Sereia, na Rua de Tomar. Para acabar, a correnteza de casas onde fica a sede do Polícia judiciária.Fico-me por aqui ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. A traça daquele edifício é muito semelhante às do casario das zonas que referes. Mas neste caso é bem cá para baixo... e muito central.

      Eliminar
  3. aí para a zona do Palácio da Justiça ou na av. Sá da Bandeira ou zona da Antero Quental.
    Inclino-me para a 1ª hipótese.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ainda mais perto do centro do que o Palácio da Justiça.

      Eliminar
  4. O meu google permitiu-me até há momentos andar a ver de cima e só à vertical. Depois cansou-se.
    Nas rua Venâncio Rodrigues há duas possibilidades por dedução, uma vez que apresentam um cone na esquina em pleno telhado. Uma das possibilidade é no cruzamento com a Alexandres Herculano e a outra no cruzamento com a rua Castro Matoso. Só que não posso lá ir ver porque o trabalhador muito empertigado que costuma estar em cima à esquerda na página do google, entrou em greve indeterminada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens ainda o novo Google Maps, Chico? Esse trabalhador empertigado deixa de aparecer. Tens é a opção de "vista de rua". Bem mais prática.

      Eliminar
    2. E já lá pus a resposta e uma foto.

      Eliminar
    3. Era mesmo fácil mas a memória visual que era boa já está "apanhada"...

      Eliminar
    4. Não menosprezes a tua/vossa memória visual. A fotografia era numa perspectiva pouco comum.

      Eliminar
    5. Obrigado, Paulo Moura. Amanhã vou andar por fora e quando chegar devo estar estafado. Vou deixar para o fim de semana.

      Eliminar
  5. Não chegava lá!Pensava ser na esquina da Alexandre Herculano com a Venâncio Rodrigues, em frente ao ACM.
    Assim se prova que estes passatempos ajudam a conhecer melhor Coimbra.
    Venham mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ajudas de custo é que népias...

      Eliminar
    2. ó me faltava mais esta a pedir ajudas de cus(t)po!!!!
      Não lhe basta receber a meias com o Paulo Moura a avença por serem meus amos(assistentes) informáticos!
      Pronto lá vem o senhor Viana e os romancistas de Salgueiral e da Ericeira a aproveitarem a boleia!!!
      Menina São Rosas tenha maneiras!
      Eu é que ainda tenho a receber como ginecologista!!!

      Eliminar
    3. Nem penses! Tu no meu aparelho reprodutor não tocas!

      Eliminar
  6. Serve para o pessoal observar
    com mais calma tudo que o rodeia.
    Mais uma que não sabia onde é.
    Gosto na foto explicativa do assunto,
    a cena do ARCO-ÍRIS.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  7. Devo ter passado por este edifício muitos milhares de vezes... sem me aperceber da sua beleza.
    Não há dúvida, passamos a nossa vida a correr não se sabe bem atrás de quê e deixamos escorregar por entre o dedos as coisas belas que a vida tem.
    Bem-hajas, Sãozita.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou dos... digo, das que acha que a felicidade não é utopia alguma.

      Eliminar