segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

EFEITO DE PIGMALEÃO


Segundo a mitologia grega, Pigmaleão decidira ser celibatário, como forma de protesto pela libertinagem das mulheres da pequena ilha onde vivia.
Esculpiu uma estátua de uma mulher belíssima a que chamou Galatea, pela qual se apaixonou. Afrodite, a deusa do amor, condoída com a paixão inconsequente de Pigmaleão pela sua estátua de pedra, transformou Galatea numa mulher de carne e osso, fazendo a felicidade dele.

Porque aquela mulher bela, apaixonada, fiel, por ele idealizada e criada, era a antítese das mulheres que detestava...

A influência positiva que exercemos sobre os outros produz neles, muitas vezes, transformações que correspondem exactamente às nossas expectativas sobre eles criadas.

Esta tese deu origem, no ramo da Psicologia, àquilo que se designou por “efeito de Pigmaleão” que, no essencial, consiste em tornar realidade aquilo que apenas idealizámos.

Um bom naco de leitão estaladiço, uma chispalhada à transmontana, um bife com molho de manteiga e natas, um queijo amanteigado da Serra da Estrela ou de Serpa, tudo regado com um encorpado vinho tinto e, a culminar como sobremesa, uma dulcissima lampreia de ovos de Aveiro, é o que neste momento mais idealizo, na esperança de que se torne realidade sem os seus nefastos perigos.

De facto, anseio esperançado pelo efeito de Pigmaleão como contraponto às reiteradas instruções do médico que insiste em me obrigar a comer apenas peixe grelhado, hortaliças cruas ou cozidas e carnes brancas,deslavadas, tudo sem sal...
Rui Felicio

20 comentários:

  1. É mais fácil transformar a pedra numa bela mulher de carne e osso, do que satisfazer os teus desejos gastronómicos! Andas a distrair a Virgem com desejos impossíveis depois a desilusão é grande!...

    ResponderEliminar
  2. Nao tenho culpa que existam tais. piteus, verdadeiras tentaçoes do Mafarrico!

    ResponderEliminar
  3. Este texto do Felício, quase que me cheira a auto - flagelação. Ou então foi a forma do Rui se lamentar perante os amigos, da pena rigorosa e déspota do médico que, para além de uma resma de medicamentos lhe ordenou ... sim ... não aconselhou, uma dieta alimentar desesperante, que é uma espécie de manual anti- suicídio a quem gosta de favas aporcalhadas, feijoada de Trás-os-Montes, leitão da Bairrada a estalar de quente ou um fenomenal cozido à portuguesa com tudo o que faz mal à saúde e bem às papilas gostativas: farinheira, chouriço de sangue, morcela, orelha de porco, chispe, torresmos e bacalhau à Zé do Pipo e sem pipo, mas com um garrafão de morangão a escorrer pelas goelas que mais parece um soneto de Camões.

    Bem pode o autor sonhar com Pigmaleão e com a beldade de pedra transformada como que por magia em donzela de carne e osso, mas desde já o previno que, para quem teve a desdita de se cruzar nos bancos da catequese com o autoritário padre Aníbal, pode ser surpreendido com o cura de dedo em riste a relembrar ao advogado da Ericeira as tentações do pecado da gula ...

    Melhor é seguir a antipatia do médico. Comer as couves cruas como um galináceo de capoeira e a carne branca deslavada como se fosse penitência.

    Realmente, pior que isto, só uma martelada num dedo cheio de frieiras ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falas de barriga cheia. Quito.
      Tens ao teu dispor uma parafernalia de mezinhas farmaceuticas que podes usar a bel-prazer e que te permitem gozar os prazeres da vida sem restriçoes.
      Hipotensores, viagras, aspirinas, reguladores de colesterol, sais de frutos, etc, etc
      O cidadao comum como sofre as ditaduras medicas sem apelo nem agravo.
      Resta-lhes babarem-se enquanto te olham a mastigar um naco de presunto e uma fatia de queijo picante de Castelo Branco, gorgolejando para empurrar o desfastio, o nectar tinto de uma garrafa de Borba.

      Mundo injusto este!

      Eliminar
    2. o cidadao comum como eu

      Saiu incompleto no comentario anterior

      Eliminar
  4. Rui, vês o franguito grelhado, os bróculos, a cenoura e a água do Luso?
    Faz como o Pigmaleão e transforma-as nos pratos gastronómicos que referiste.
    Para quê a imaginação?!
    Mas pecar SÓ no dia de Natal, o médico não levará a mal!


    ResponderEliminar
  5. Como te compreendo meu amigo!
    Em casa, sozinha, tento ,fazer uma alimentação equilibrada à base das tais carnes brancas, que por acaso para mim são mais para o escuro, porque gosto de tudo bem passado, das raras verduras com que simpatizo, batata e arroz, nikles, uma gelatina de vez em quando e pouco mais! Um sufoco!!!!
    Mas ontem, qual Pigmaleão ,quais teses, quais carnes brancas, quais comprimidos para o colesterol!? Nada disso.....acabou-se!!!! Depois de umas entraditas de orelha de porco fatiadas, de umas azeitonas temperadas e de uma amostra de punheta de bacalhau, veio uma canja inofensiva, logo seguida de um brutal cozido à portuguesa regado com um vinho tinto da casa, que nem é mau, e de vinho branco para quem quisesse!!!! O meu Amóri Quito quis ficar a meu lado( ele lá sabia porquê)!.... e num frente a frente em completa sintonia, fiquei eu e a Ana Freire que num ápice demos cabo de uma garrafa de "Muralhas" verde, e de uma pixeira de tinto!!!! Quando nos levantamos para sair, eu que tinha perdido o norte e já nem sabia onde tinha o carro, vinha na linda figura de trazer pendurada à frente, realçando por debaixo do casaco, uma espécie de fralda branca amarrotada que causava o espanto de todos que viam! Houve mesmo quem duvidasse se eu já não estaria incontinente!..... Mas graças a Deus, ainda não....simplesmente "entalei" o guardanapo para não cair e, devido ao !Muralhas" esqueci-me de o tirar!!!! A malta foi dispersando todos muito felizes com as prendinhas que saíram nas rifas, mas sobretudo pela sã camaradagem que ali se viveu! Comigo a estória foi outra....mas ficará para segundas núpcias!!!! Faltou-me dizer que, como happy end se cantou com emoção e ternura a bonita canção de Natal com letra mais aprimorada, que pôs todos os empregados a chorar.....de rir!!!!!!!!! Os organizadores, Talinha e Tó Ferrão estão de parabéns.....e eu também estou, porque sem ser contratada também dei um pequeno show!.....O do "varão"...e mais não digo!!!!!!......Digo sim, que me vi à rasca para chegar a casa, que emborquei 2L de água, que me deu a espertina e que estive no Tablet até às cinco da manhã a falar com um dos meus amigos Comandantes da Air France que estão em Timor!!!!!!
    Estou feita num oito.....a idade não perdoa, contra a minha vontade!!!!

    ResponderEliminar
  6. Estou aqui numa dúvida,,,,não sei se se escreve assim e se se diz "pixeira"?
    Mas se "pixide" é o recipiente onde se guardam as partículas sagradas, acho que tem mais razão de ser, que onde se guarda o vinho seja uma "pixeira"!!!!
    Se não é e foi erro meu, peço desculpa e peço que me elucidem!Desde já muito agradecida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu bem queres baldar-te às palavras eruditas do «É Natal» mas não consegues.
      picheira
      nome feminino
      regionalismo bilha de formato elegante e de boca trilobada
      (De picha+-eira)
      picheira In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-12-16].

      Eliminar
    2. O Domingos era mais pucheira.
      Foi mais um dia de luta gastronómica com pessoal altamente qualificado.

      Eliminar
    3. Foi um bom almoço dos domingos um pouco mais alargado.Foi o que me deu para perceber.
      Que venham mais domingos como este. É só aparecer pelo Samambaia para a bica da manhã...

      Eliminar
    4. Obrigada Sãozinha por me teres elucidado!!!!
      Ao fim e ao cabo, não andei muito longe....só foi um pequeno erro ortográfico....mas compreende-se, pois há já muito tempo que não estudo!!!! Na realidade pareceu-me uma palavra composta---picha+eira---feminina, embora hoje em dia, não se tenha a certeza de nada!....Quanto à boca da dita, não sei se era tribolada, ou se tinha tido um enfarte....havia ali qualquer coisa de diferente....mas como o vinho dali saía amiudadamente para o meu copo e o da Ana Freire, nem demos grande importância ao facto de estarmos todo o almoço a lidar com uma"deficiente"....Enfim que nos perdoe! Se não fosses tu São Rosas, ou tinha que ir para um curso de Português, ou viver o resto dos meus dias, rotulada de analfabeta!!!!! Muito obrigada minha amiga!
      Considera~te beijada aonde mais desejares!!!!!

      Eliminar
    5. Não posso, que o ginecologista não deixa.
      E eu também não tinha a certeza. Fui ver. Por isso, eu também te agradeço. E foi giro, ver que bebeste vinho servido por um derivado de uma picha na eira.

      Eliminar
    6. Pela originalidade, agradou-me muito o "derivado"!!!!!

      Eliminar
    7. É mesmo fora do comum. Normalmente, na eira quer-se sol (e chuva no nabal)...

      Eliminar
  7. Gostava de ter ido, mas nao foi publicitado...

    ResponderEliminar
  8. Vou fazendo uma alimentação regrada e sem abusos mas francamente, nenhum médico me falou nisso e vai-se tendo qualidade de vida. Quando se visita doentes nos hospitais, há quem leve o tradicional ramo de flôres e outros levam uma ou outra fruta. Por vezes podem levar um ou outro produto alimentar mas não é hábito.
    É simples, mudar de continente só que não é em todo o lado que se encontra da nossa comida.

    ResponderEliminar
  9. Come essa dieta prescrita pelo teu médico e fantasia que estás a comer aquelas fantásticas comidas!!!
    Como "efeito de Pigmaleão" vai ser um sucesso para quem é tão fantasioso,sonhador e criativo como tu,Rui Felício. Basta imaginar...Caminha,caminha a pé...Imagino-te sedentário ou a andar sempre de carro." Pela sua saúde mexa-se" ! O velho conselho do médico Fernando Pádua há que anos.

    ResponderEliminar
  10. Pois Rui Felício convida lá esse Pigmaleão, vem um domingo por aí abaixo ( ou será por aí acima?), apresenta-te no Samambaia, bebes a bica, conversas -assunto não falta - e leitão estaladiço há muito restaurante ( com marcação, por causa da crise...) prontos a aumentar o castrol!

    ResponderEliminar