sexta-feira, 20 de junho de 2014

CURIOSIDADES NAÚTICAS ...






Celeuma, seleme, salema, saloma ...

De uma antiga revista do Cofre de Previdência do Ministério das Finanças, respiguei este pequeno texto que partilho e transcrevo:

“ Dizemos tantas vezes que o Metro estava à cunha, à cunha estava o navio quando completamente aparelhado e já com os mastaréus no seu lugar. E se por isso perdeu as estribeiras, fique a saber que as estribeiras são o ponto de apoio dos marinheiros que trabalhavam no alto das vergas.

Estribo, vem do estribo dos cavalos e ainda do portaló de honra, ponto de entrada das personagens principais num navio. O bordo do estribo, chamou-se estribordo de início e hoje estibordo.

Bombordo é a esquerda do navio, quer dizer o lado bom, aquele que nos levaria às Índias e com a terra do lado esquerdo.

Perante um perigo iminente alguém podia perder a tramontana, que é o lado norte do Mediterrâneo e, por extensão, a Estrela Polar.

Há situações numa grande viagem em caravelas ou naus que provocam grande celeuma, que é tão só a gritaria dos marinheiros quando alavam os cabos. Também se usava em vez de celeuma, seleme, salema, saloma.

Os nossos pais torciam o nariz, quando dizíamos que estávamos enrascados com o teste de matemática, ora o autor explica-nos que enrascar é embaraçar cabos, velas, bandeira numa polé, objeto naútico que seria usado pela Inquisição.

Daí a expressão, “sofrer tratos de polé”, que significa sofrer horrivelmente, que é o mesmo que muitos de nós passam nestes tempos.

E isto pode parecer que leva água no bico. Ora esta expressão, significa ter a corrente pela proa, sendo o bico, em sentido figurado, a proa do navio. “

Roby Amorim “ Elucidário de Conhecimento quase Inúteis”
Quito Pereira

14 comentários:

  1. Estes conhecimentos quase inúteis têm a sua piada. Ainda bem que o Quito os deu a conhecer.

    ResponderEliminar
  2. Olha inúteis!... Eu cá gosto de saber estas frases populares e ainda mais gosto das usar.Algumas aprendi-as agora.
    Tudo cabe na cultura quer a sabedoria popular quer a erudita.
    Não gosto dos bem falantes rígidos. São uns convencidos de merda !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, Olinda... quando o teu irmão voltar, vai dar-te tau tau...

      Eliminar
    2. Não te preocupes, linda Olinda. O Mano agora anda mais preocupado com os murais do que com as morais. Ainda bem, sempre nos dá mais um pouco de liberdade, aquele ditador!

      Eliminar
  3. A que mais me encheu as medidas foi a de "sofrer tratos de polé" que eu muito uso sem saber que vinha do tempo da Inquisição. Eu logo vi!
    A propósito, qual será a proveniência de "encher as medidas"? Tá-se mesmo a ver, num tá-se?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez houve uma exposição de instrumentos de tortura da Inquisição cá em Coimbra. Ainda hoje tenho pesadelos quando me lembro daquilo.
      Vejam isto:

      http://povoameadas.com.sapo.pt/miguel_dias.htm

      Eliminar
  4. Cheguei agorinha da Rota do Geres .
    Gostei muito desta tua descoberta..do tempo em que se "culturizava" bem o povo!
    Algumas já conhecia, mas todas "induncam" e tornam o povo de agora mais culto, onde abundam "bem falantes", mas vazios de cultura!
    Só botam cá pra fora "merda", claro que nada se aproveita...muito menos o cheiro!

    ResponderEliminar