domingo, 25 de agosto de 2019

AEMINIUM-UMA CIDADE PERDIDA POR BAIXO DA CIDADE DE COIMBRA


Uma  cidade oculta que se localiza por baixo de Coimbra tem milhares de anos, mas  mesmo assim é desconhecida pela maioria. Chamavam-lhe Aeminium, e hoje, é um  vestígio apenas. Aeminium foi um importante entreposto comercial, a  residência dos monarcas D. Henrique e D. Teresa, o local de nascimento do  primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, e, finalmente, cidade  universitária e do conhecimento. 
A  antiga Aeminium deixou vestígios no presente. Um deles é o criptopórtico  romano, localizado no Museu Machado de Castro. Os vestígios mais antigos de  Aeminium datam da era romana, quando aquele povo fundou a cidade, em  colaboração e sempre protegida pela vizinha Conímbriga, a apenas 16  quilómetros de distância, na localidade de Condeixa-a-Nova. 
Contudo,  quando os Suevos saquearam e destruíram Conimbriga, em 465 e 468 d.C., os  seus habitantes tiveram de fugir para Aeminium, aumentando a população local  e ajudando a cidade a prosperar e a crescer. 

O  mais importante destes vestígios é o criptopórtico, uma galeria de túneis  subterrâneos com vários arcos no topo, construído para suportar o Fórum  Romano da antiga Aeminium. Durante a Idade Média, o palácio de um membro do  clero foi construído sobre o fórum, edifício que actualmente alberga o Museu  Machado de Castro e que esconde o criptopórtico, que pode ser visitado  entrando no museu. 
 A plataforma artificial que suportava a estrutura manteve-se inalterada até  aos dias de hoje e permite que, pela primeira vez na história, o público  tenha total acesso ao fórum, uma experiência que pode ser enriquecida pelas  recentes descobertas. 
 Enviado pelo José Afonso


3 comentários:

  1. Um bom Domingo uma postage que merece a minha atenção na minha próxima ida a Coimbra tenho que ir visitar pois debaixo da (terra) há muita coisa para se ver: temos que aproveitar...em ver estas maravilhas escondidas.
    Um grande Obrigado aos colaboradores.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Já visitámos esta cidade escondida.Muito interessante.
    Boa semana.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Fiz essa visita há pouco tempo e gostei muito. Lamentavelmente, as pessoas com quem fui são um bocado claustrofóbicas, a visita ficou incompleta...paciência!Hei-de voltar sozinha.

    ResponderEliminar