quarta-feira, 7 de agosto de 2019

ANTERO DE QUENTAL...PORQUE NÃO!

Desde os tempos do Liceu Infanta D. Maria, que Antero de Quental faz parte "de mim", não sei bem porquê, mas alguma, das (boas) professoras de literatura portuguesa que tive, deve ter culpas no cartório!

A.Q., símbolo da "Geração de 70", foi poeta, filósofo e político. Estudou Direito nesta nossa cidade e em 1861 iniciou a Questão Coimbrã. "Sonetos Completos" é considerada a sua melhor obra. Mas o que eu aqui venho recordar é uma faceta menos conhecida de A.Q. "Tesouro Poético da Infância", vale a pena ler aos netos... aqui vai um pequeno excerto:

"AS FADAS... EU CREIO NELAS! UMAS SÃO MOÇAS E BELAS, OUTRAS VELHAS DE PASMAR... UMAS VIVEM EM ROCHEDOS, OUTRAS,PELOS ARVOREDOS, OUTRAS, À BEIRA DO MAR..."
"...QUANDO A NOITE É CLARA E AMENA E A LUA VAI MAIS SERENA, QUALQUER AS PODE ESPREITAR, FAZENDO RODA, OCUPADAS EM DOBRAR MEADAS DE OIRO E DE PRATA, AO LUAR"
"...OH, SE ESTA NOITE, SONHANDO, ALGUMA FADA, ENGRAÇANDO COMIGO (PODIA SER?) ME TOCASSE CO'A VARINHA E FOSSE MINHA MADRINHA, MESMO A DORMIR, SEM A VER... E QUE AMANHÃ ACORDASSE E ME ACHASSE... EU SEI! FEITO UM PRÍNCIPE, UM EMIR!... ATÉ JÁ, IMAGINANDO, SE ESTÃO MEUS OLHOS FECHANDO... DEIXA-ME JÁ, JÁ DORMIR!"
E é o que eu (Mariazinha) vou fazer, embalada nesta inocência, poética de um político... poeta!

Acreditar nas fadas... é preciso!
Nota: reposição de texto publicado em 14-11-2011
Por Mariazinha Leão

Sem comentários:

Enviar um comentário