sexta-feira, 16 de abril de 2021

O PIQUENIQUE

 O Piquenique


O dia estava lindo, coberto de sol e não se via nem uma nuvem no céu. Os pais aproveitaram para preparar um piquenique no parque. Todos ajudaram a colocar a comida na cesta e as mantas no carro. Estava tudo a postos para um grande dia de brincadeiras e correria. Quando chegaram, a Helena foi a primeira a correr até ao riacho para ver se a água estava boa para molhar os pés. Estava ótima e a ansiedade era tanta que, se não fosse a mãe a chamá-la, atirava-se para a água, sem pensar.

Tinham primeiro que comer qualquer coisa e esperar que o sol não estivesse tão forte para poderem ir à água. O Simão era o único que não parecia muito interessado em aproveitar. Agarrado ao telemóvel, não tirava os olhos do ecrã e do seu jogo.

- Anda brincar! Dizia a Helena enquanto corria.

- Já vou! Respondia o Simão.

Mas a Helena já sabia que aquele ‘já vou’ ia durar uma eternidade e que iam voltar para casa sem que o Simão olhasse, sequer, para o riacho que tinha mesmo à sua frente. A Helena não pensou duas vezes e, depressa, fez uma amiga para brincar com ela às escondidas. As gargalhadas das duas meninas entoavam no parque mas o Simão, nem isso ouvia.

Quando os pais acabaram de arrumar o cesto do almoço, o Simão ainda estava sentado no mesmo lugar. Com o boné na cabeça e as pernas encolhidas, parecia que estava no sofá da sala, onde costuma passar a maioria do seu tempo. A mãe chamou mas ele nem ouviu, até que o pai se aproximou e lhe tirou o telemóvel das mãos.

- Ei! Eu ia mesmo agora passar de nível! Gritou o Simão irritado.

- Oh!!! Que pena! Exclamou o pai. Mas agora, o nível que vais passar é o daquele carvalho ali ao fundo, junto da fonte. Quem chegar primeiro, ganha!

O Simão sorriu, levantou-se num salto só e saiu disparado em direção ao carvalho. As pernas do pai já não são o que eram e o Simão ganhou a corrida.

- Ganhei! Ganhei! Gritava ele, de alegria.

- Pois ganhaste! Acrescentou o pai. Agora, olha à tua volta e observa bem tudo o que te rodeia. Sente os cheiros, absorve as cores e ouve os sons da natureza. Fecha os olhos e respira fundo. Diz lá se isto não é muito melhor do que um jogo no telemóvel? Concluiu o pai, num sorriso.

O Simão sorriu e, sem que o pai estivesse a contar, exclamou:

- Vai uma corrida de volta até à mãe. O último a chegar prepara o lanche.

Maria de Fátima Saraiva


Sem comentários:

Enviar um comentário